As pedras nos rins são pequenas massas de sais e minerais que se formam dentro dos rins e podem viajar pelo trato urinário. As pedras nos rins podem variar de tamanho podendo ser apenas como uma mancha e em alguns, casos podendo chegar a um tamanho de bola de ping pong. Os sinais e sintomas de cálculos renais incluem sangue na urina, dor no abdômen e dor na lateral do abdome. Cerca de 5% das pessoas desenvolvem uma pedra nos rins durante a vida.
Os rins regulam níveis de fluidos, minerais, sais e outras substâncias no corpo. Quando o equilíbrio destes compostos muda, podem formar-se cálculos renais. Existem quatro tipos de cálculos renais, cada um feito de substâncias diferentes. O ácido úrico e a cistina são dois compostos que podem incluir cálculos renais. Fatores conhecidos por aumentar o risco de cálculos renais incluem desidratação, história familiar, genética e a presença de certas condições médicas. Ter um ou mais membros da família com história de cálculos renais aumenta o risco da condição.
As pedras nos rins geralmente são muito dolorosas. A maioria das pedras sairá sozinha sem tratamento algum, pelo canal da urina. No entanto, você pode precisar de um procedimento para quebrar ou remover pedras que não passem. Aqui estão dez sintomas de pedras nos rins que você pode ter cálculos renais.
Veja: Como Prevenir Pedra Nos Rins
Sintomas de pedras nos rins
Se você está sentindo algum incomodo porém, não sabe ao certo se é pedras nos rins saiba que existem alguns sintomas bem específicos que te ajudará a identificar o problema. Vejam:
- Dor severa na virilha e / ou de lado
- Sangue na urina
- Mal cheiro na urina
- Vômitos e náuseas
- Glóbulos brancos ou pus na urina
- Quantidade reduzida de urina excretada
- Sensação de queimação durante a micção
- Um desejo persistente de urinar
- Febre e calafrios (se houver uma infecção)
- Urina rosa, vermelha ou marrom