5 Benefícios de saúde do Tomate

Muitas pessoas acham que o tomate é um vegetal mas se enganam pois o tomate é uma fruta cítrica. O tomate é um alimento extremamente versátil. Ele é delicioso pode ser comido cru, em saladas ou em sanduíches, e assume uma doçura maravilhosa quando cozido. Seu alto e teor de ácido torna ele um alimento perfeito para a indústria de conserva.

O tomate além de ser super nutritivo ele é muito rico em vitaminas como Vitamina A, Vitamina D, Vitamina B12 e Cálcio.
Possui pouca calorias a cada 100 gramas contém 18 calorias, colesterol 0, sódio 5, Carboidrato 3,9 ge açúcar  2,6 g.

Além de produzir vários beneficios a saúde e a cura de varias doenças.

1. Ajuda a prevenir o Câncer

Numerosos estudos  concluíram que pessoas que consomem  quantidades maiores de tomate tiveram menos  chance de pegar certos tipos de câncer , especialmente de pulmão, estômago e próstata cânceres . Uma substância que ajuda na cura desses tipos de câncer é chamado de licopeno, que é responsável pela cor vermelha do tomate, Tomate cozidos contém uma quantidade maior de licopeno do que os crus. O processo de cozimento quebra as paredes das células, ajudando a liberar o licopeno. Comer tomate com um pouco de gordura, tal como óleo de azeitonaou óleo de azeite ajuda o licopeno a ser melhor absorvida pelo organismo.

Leia Também  Benefícios da Clara de Ovo para a Saúde, Emagrecimento e Pele

2.  Prevenção de aterosclerose e diabetes.

Os tomates são ricos em antioxidantes importantes, como a vitamina C e vitamina A. Essas vitaminas trabalham para defender o corpo de danos no DNA dos radicais livres. Consequentemente, o tomate pode ajudar a evitar doenças relacionadas com a idade, tais como aterosclerose e diabetes.

3.  Reduz o risco de doença cardíaca

Os tomates contêm nutrientes importantes, tais como niacina, ácido fólico e vitamina B6, que tem associado com a redução do risco de doença do coração. Um estudo descobriu que as mulheres que comeram 7-10 porções de produtos de tomate por semana tiveram um risco 29 por cento menor de doenças cardiovascul -ares do que as mulheres que consumiam menos de uma porção e meia de produtos de tomate por semana.

4. Proteger contra a trombose

Outro estudo mostrou que beber 8 copos de suco de tomate por dia, reduz significativamente a trambose que é uma formação de coágulo sanguínio localizada por dentro de uma parte do corpo, na maioria  nas vezes encontrada nas pernas, o tomate ajuda na cura da  trombose por contém vitaminas nucleotídeos, flavonoides e polifénois  que ajudam na boa circulação sanguinia.

Leia Também  Como Fazer Farinha de Banana verde Para Emagrecer

5. Afastar Inflamação

Ciêntistas descobriram que beber um copo de suco de tomate por dia pode reduzir os níveis sanguíneos de TNF-alfa em 34 por cento. TNF-alfa causa inflamação. Altos níveis foram encontrados em indivíduos com a maioria das doenças crônicas, degenerativas, como doenças cardíacas, câncer , osteoporose e Alzheimer.