Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Certos alimentos podem ajudá-los a afastar a osteoporose, e para auxilia-los nesta missão preparamos este artigo com a seleção dos melhores alimentos que ajudam a prevenir a osteoporose de maneira natural. Saiba as melhores fontes para obter os nutrientes na construção óssea, que seu corpo precisa.

O que é Osteoporose:

A osteoporose é uma doença em que a qualidade e a densidade do osso são reduzidas rapidamente. Nesta condição médica, os ossos tornam-se mais frágeis e quebradiços, e a chance de fratura é imensamente maior. Os ossos se tornam mais fracos porque eles rapidamente perdem a densidade.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Tanto os homens quanto as mulheres podem obter osteoporose porém, é mais comum em mulheres, especialmente após a menopausa. Seus genes são responsáveis por determinar sua altura e a força de seu esqueleto, mas os fatores de estilo de vida tais como dieta e exercício influenciam em quão saudável seus ossos serão.

Quais as causas para a Osteoporose

Existem várias causas da osteoporose. Aqui marcamos algumas causas comuns.

1- Nossos músculos, coração e nervos precisam de cálcio para funcionar corretamente. A deficiência de cálcio pode conduzir à osteoporose.

2 – Vitamina D ajuda a proteger os ossos e também imensamente ajuda a absorver o cálcio. Todo mundo precisa de vitamina D para manter os ossos fortes e saudáveis. Deficiência de vitamina D é uma outra causa da osteoporose.

3 – O sedentarismo aumenta a chance de osteoporose. Portanto, recomenda-se fazer exercícios de 15 a 20 minutos diários.

4 – Níveis mais baixos de estrogênio em mulheres aumentam as chances de osteoporose. O estrogênio desempenha um papel fundamental na regulação da força e massa do osso por controlar as funções de osteoclastos de reabsorção óssea.

5 – A fumaça do cigarro regula os radicais livres que podem causar a morte ou danos a uma célula. A presença de toxinas nos cigarros reduzem os níveis de estrogênio que os ossos precisam para permanecer saudáveis e fortes.

6 – Baixo nível de testosterona em homens pode causar osteoporose. A testosterona inicia a mineralização do osso e reduz a possibilidade de restauração óssea.

Alimentos ruins para osteoporose

O alimento que você come vai determinar a saúde que você tem. Ter bons hábitos alimentares é necessária para uma boa saúde e para a prevenção da osteoporose.

Aqui está uma lista de bons hábitos alimentares que ajudarão você a manter ou melhorar a densidade óssea.

  • Comer menos gordura
  • Comer mais fibras
  • Comer mais alimentos ricos em cálcio
  • Use menos sal e açúcar

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Há vários sintomas de osteoporose como dor, fratura óssea e perda de altura. Segundo os pesquisadores, os seguintes alimentos ajudam na prevenção da osteoporose além, de ajudar á aliviar os sintomas que são bastante dolorosos.

Peixe

O peixe é uma fonte rica de cálcio, e uma dieta perfeita para quem sofre de osteoporose deve incluir peixes. A lista peixes ricos em cálcio incluem sardinhas e salmão enlatado. Seus ossos minúsculos são uma das maiores fontes de cálcio. O cálcio é importante para a saúde do osso, uma vez que ajuda a ossos permanecer saudável e forte.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

O cálcio é importante para a manutenção dos níveis de massa óssea, e que também ajuda a manter a estrutura do corpo. Várias fontes vegetarianas de cálcio incluem laranjas, sementes de gergelim, amêndoas, couve e o feijão branco.

Iogurte

O iogurte é um dos alimentos mais notáveis que ajudam a reduzir os problemas de osteoporose. É derivado do leite, e é uma grande fonte de proteína animal e vários outros nutrientes, como a vitamina B2, cálcio, potássio, vitamina D, magnésio e vitamina B12.

Durante a menopausa, a diminuição do nível de estrogênio pode causar perda óssea e para garantir a saúde dos ossos, o corpo precisa principalmente de vitamina D e cálcio.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Leite

O consumo regular de leite contribui para reduzir os sintomas da osteoporose. Leite e produtos lácteos são alimentos ricos em cálcio, proteínas, carboidratos, gorduras, vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamina C, vitamina E, ácido fólico, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, selênio, sódio e zinco.

A vitamina D é importante para a absorção de cálcio no corpo e também impede de forma eficaz a osteoporose, fadiga cronica, depressão, hipertensão, dor muscular e cancro. É essencial para a saúde dos ossos e também estimula o sistema imunológico.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Ovos

Os ovos são ricos em vitamina D, vitamina E, vitamina K, vitamina B6, vitamina A, cálcio, ácido fólico, fósforo e selênio. Os ovos são uma das melhores fontes naturais de proteínas que protegem nossos ossos e promovem uma melhor saúde dos cabelos e unhas.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Repolho

Ele garante ossos fortes e saudáveis. Repolho é uma fonte de fibra, vitamina B6, vitamina D, ácido fólico, juntamente com alguns dos minerais essenciais para o corpo , tais como o manganês, ferro, magnésio, fósforo, cálcio para os ossos fortes e potássio, que ajuda a reduzir a pressão sanguínea elevada. Rica em vitamina K, repolho também ajuda o processo do metabolismo ósseo e previne a doença de Alzheimer.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Aveia

Este alimento contém cálcio, magnésio, zinco e cobre. Estes minerais são encontrados no osso. Além disso, os últimos três minerais melhorar a absorção de cálcio nos ossos. Portanto, incluir farinha de aveia em seu café da manhã pode ajudar a prevenir a osteoporose de maneira natural.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Bananas

Comer bananas regularmente ajuda o corpo a absorver o cálcio e outros nutrientes essenciais que garantem a saúde dos ossos. As bananas são carregadas com vitamina A, C e E, óleos naturais, hidratos de carbono, potássio, zinco e ferro. Bananas protegem contra o câncer, evitar ressacas e diabetes. A presença de magnésio regula o desenvolvimento das estruturas ósseas.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Feijão e Lentinha

Ricos em vitamina D, cálcio, fibras e antioxidantes, feijões e lentilhas são os melhores alimentos para a osteoporose. O folato desempenha um papel importante no desenvolvimento de células vermelhas do sangue.

Inclusão de feijões e lentilhas ricos em fibras na dieta diária pode ser a resposta para a questão de como superar a obesidade. Como também previne vários tipos de câncer, incluindo câncer de cólon, bem como doenças cardíacas. A presença de antioxidantes ajuda a proteger as células contra os radicais livres.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose

Frutas e vegetais

Frutas como maçãs, laranjas, cerejas, morangos e legumes como beterraba, pimentão vermelho, ajuda na redução dos sintomas de osteoporose. Eles são carregados com a vitamina C, vitamina D, magnésio e fósforo. A vitamina C pode retardar o processo de perda óssea e regular uma maior massa óssea. Ele também reduz as taxas de fraturas.

Alimentos que Ajudam a Prevenir a Osteoporose