10 Sinais de que você tem desequilíbrio hormonal

publicidade:

Está sentindo-se inchada e irritada? Um desequilíbrio hormonal pode ser o grande culpado. Os hormônios são “mensageiros” químicos que afetam a maneira como suas células e órgãos funcionam. É normal que seus níveis mudem em diferentes momentos da sua vida, como antes e durante o período, da gravidez ou durante a menopausa. Mas alguns medicamentos e problemas de saúde podem fazê-los subir ou descer também.

10 Sinais de que você tem desequilíbrio hormonal

publicidade:

O equilíbrio hormonal é vital para uma mente e um corpo saudável e livres de câncer, mas pode ser interrompido de várias maneiras. As flutuações hormonais ocorrem naturalmente, no período da puberdade, na menopausa e na perimenopausa. O desequilíbrio hormonal também pode ser causado por toxinas ou um estilo de vida desequilibrada. Compreender as causas do desequilíbrio hormonal nos capacita para preveni-los e, ao mesmo tempo, sentir-se melhor, pensar melhor e prevenir o câncer de mama.

publicidade:

 

A maioria das mulheres sofre mudanças físicas bastante drásticas quando atingem seus 40 e 50 anos. Mas, muitas vezes, essas mudanças corporais nem sequer são visíveis. As mudanças internas substanciais que as mulheres passam refletem alterando seus hormônios. Embora alguns desses sintomas possam ser causados ​​por mudanças na dieta, no estilo de vida e no meio ambiente – como a insônia pode ser causada por cigarros – na maioria das vezes, esses sintomas revelam um desequilíbrio hormonal natural.

Em um guia exclusivo abaixo, descrevemos alguns dos sintomas gerais que você deve procurar se suspeitar que você está passando por mudanças hormonais. Estes sintomas podem muito bem ser um efeito colateral da perimenopausa, que é um período em que os níveis de estrogênio e produção de ovos diminuem.

10 Sinais de que você tem desequilíbrio hormonal Períodos irregulares

A maioria dos períodos femininos duram de 21 a 35 dias. Se o seu não chegar em torno do mesmo tempo todos os meses, ou pular alguns meses, isso pode significar que você tem muito ou pouco de certos hormônios (estrogênio e progesterona). Se você estiver com idade entre 40 á 50 anos – o motivo pode ser a perimenopausa – o tempo antes da menopausa. Mas os períodos irregulares podem ser um sintoma de problemas de saúde como a síndrome do ovário policístico (SOP). Fale com o seu médico.

Aumento de peso persistente.

Sim, existem componentes de estilo de vida, dieta e atividade física para manter um peso saudável, mas esse não é o fim da história. Muitas mulheres têm desequilíbrios hormonais subjacentes que dificultam a manutenção de um peso saudável. A resistência à insulina não endereçada ou emergente é uma das mais comuns; Pequenas mudanças na dieta – como a eliminação de alimentos processados, açúcares e trigo – são passos na direção certa.

Baixa libido.

Um dos sintomas mais visíveis do desequilíbrio hormonal é o baixa libido. A maioria das pessoas pensa em testosterona como um hormônio masculino, mas o corpo da mulher também produz um pouco menos mas, produz. Se seus níveis de testosterona forem menores do que o normal, você pode ter menos interesse no sexo do que de costume.

Leia Também  Remédios Caseiros e Naturais para a Herpes Labial

Fadiga.

Se você sente fadiga constantemente que causa problemas, como fraqueza muscular, exaustão e níveis de energia claramente reduzidos, você deve procurar o seu médico imediatamente. Se você está sofrendo sintomas que são mais drásticos do que o habitual, certifique-se marque uma consulta  pois, este problema pode afetar negativamente sua atividade física e mental.

Mudanças de humor

Não é inteiramente claro o que causa mudanças de humor, mas há uma forte conexão entre os níveis de hormônio flutuante e as mudanças na emoção. Os hormônios que desencadeiam a ovulação e a menstruação também ajudam a liberar a serotonina, um produto químico que ajuda você a regular seus estados de ânimo.

Indigestão

Problemas com a indigestão também podem surgir como resultado do desequilíbrio hormonal. Quando você passa por perimenopausa ou menopausa, o nível de estrogênio em seu corpo diminui. Isso significa que os níveis de cortisol estão fora de equilíbrio.

Quando os níveis de estrogênio são altos, o cortisol é baixo. É assim que o açúcar no sangue e a pressão sanguínea são mantidos sob controle. Quando os níveis de estrogênio são baixos, a adrenalina pode ser “desencadeada” mais facilmente. De acordo com estudos recentes, isso afeta as habilidades digestivas do seu corpo. Você pode ter mais gás, inchar mais facilmente e ficar constipado.

Sudorese

A transpiração irregular e excessiva também pode ser um sinal de um desequilíbrio hormonal. Os hormônios controlam a temperatura do seu corpo e, se seus hormônios estão fora de equilíbrio, eles podem fazer você suar mais.

Pesquisadores descobriram que a transpiração poderia ser um sintoma de uma condição hormonal. No entanto, isso geralmente é inofensivo e o único problema que pode causar é desconforto ou constrangimento se você suar excessivamente.

Leia Também  Benefícios da Semente de Chia para Saúde

Dores de cabeça

As flutuações hormonais em torno do ciclo menstrual podem causar dores de cabeça ou mesmo enxaquecas. Existem muitos fatores como estresse e cansaço que podem causar dor de cabeça. No entanto, as mudanças hormonais podem ser um fator importante de dores de cabeça em muitas mulheres.

As dores de cabeça hormonais podem ser aliviadas quando os níveis de estrogênio são estáveis ​​e equilibrados no corpo. Parece que o estrogênio aumenta os produtos químicos que causam dor de cabeça no cérebro perto do período menstrual.

Se você sofre de dores de cabeça e enxaquecas, então há muitos remédios úteis para usar em casa para o alívio da dor de cabeça . Além disso, você pode tentar alguns óleos essenciais para enxaquecas como óleo de lavanda, óleo de hortelã-pimenta ou óleo essencial de camomila.

Secura vaginal

É normal ter isso ocasionalmente. Mas se você costuma notar que está seco ou irritado, o estrógeno baixo pode ser o motivo. O hormônio ajuda o tecido vaginal a ficar úmido e confortável. Se o seu estrogênio derruba por causa de um desequilíbrio, ele pode reduzir os fluidos vaginais e causar estanqueidade.

Mudanças mamárias

publicidade:

Se você tem um desequilíbrio hormonal, há um maior risco de ter seios irregulares que podem ser sensíveis e doloridos ao tocar. Uma gota de estrogênio pode tornar seu tecido mamário menos denso. E um aumento no hormônio pode engrossar este tecido, causando novos caroços ou cistos, os caroços causados ​​por flutuações hormonais geralmente são cistos ou fibromas e são inofensivos. No entanto, você sempre deve ter um nódulo no peito verificado por um médico para excluir a possibilidade de câncer de mama.