Dor no peito o que pode ser? Causas e Sintomas

0
228
publicidade:

A dor no tórax pode ser causada por muitos problemas diferentes, embora muitas pessoas pensem que a dor no peito é devido apenas a problemas com o coração, isso não é verdade. A dor no tórax pode surgir como resultado de problemas com qualquer uma das estruturas localizadas entre o pescoço e a parte superior do abdômen.

A dor no tórax também pode ser causada por problemas nos pulmões, esôfago, músculos, costelas ou nervos, por exemplo. Algumas dessas condições são graves e ameaçadoras para a vida. Outros nem tanto. Se você tem dor no peito e não tem certeza da causa, procure imediatamente assistência médica para que o médico o avalie assim, ele encontrara a causa da dor no peito.

publicidade:

Dor no peito o que pode ser? Causas e Sintomas

publicidade:

A localização da dor pode ajudar a determinar sua origem. A dor devido a doença arterial coronária pode irradiar para o pescoço, mandíbula e braços. A dor púrpura tipicamente piora com a respiração. Essa dor está associada a várias condições do coração e dos pulmões. A dor no tórax tem muitas causas possíveis, todas as quais merecem atenção médica.

Leia Também  Como clarear axilas escuras com remédio caseiro

Causas relacionadas ao coração

Exemplos de causas de dor torácica relacionadas ao coração incluem:

  • Ataque cardíaco. Um ataque cardíaco é resultado de um coágulo de sangue que bloqueia o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
  • Angina. Placas grossas podem gradualmente se acumular nas paredes internas das artérias que levam sangue ao seu coração. Estas placas reduzem as artérias e restringem o fornecimento de sangue do coração, particularmente durante o esforço.
  • Dissecção aórtica. Essa condição que ameaça a vida envolve a principal artéria do seu coração – sua aorta. Se as camadas internas deste vaso sanguíneo se separarem, o sangue será forçado entre as camadas e pode causar a ruptura da aorta.
  • Pericardite. Esta condição, uma inflamação do saco que circunda seu coração, geralmente causa dor aguda que piora quando você respira ou quando se deita.

Causas digestivas

A dor no tórax pode ser causada por distúrbios do sistema digestivo, incluindo:

  • Azia. Esta sensação dolorosa e ardente ocorre quando o suco gástrico ácido, que está no estômago, volta até o esôfago.
  • Distúrbios de deglutição. Distúrbios do esôfago podem dificultar a ingestão.
  • Problemas da vesícula biliar ou do pâncreas. Os cálculos biliares ou a inflamação da vesícula biliar ou do pâncreas podem causar dor abdominal que irradia para o seu peito.
Leia Também  Remédios Caseiros para acabar com Hemorróidas

Causas musculares e ósseas

Alguns tipos de dor torácica estão associados a lesões e outros problemas que afetam as estruturas que compõem a parede torácica.

  • Costocondrite. Nessa condição, a cartilagem da sua caixa torácica, particularmente a cartilagem que junta suas costelas ao esterno, fica inflamada e dolorida.
  • Músculos doloridos. As síndromes de dor crônica, como a fibromialgia, podem produzir dor torácica persistente relacionada ao músculo.
  • Costelas feridas. Uma costela quebrada ou trincada pode causar dor no peito.

Causas relacionadas ao pulmão

Muitas doenças pulmonares podem causar dor torácica, incluindo:

  • Embolia pulmonar. Esta causa de dor torácica ocorre quando um coágulo sanguíneo se aloja em uma artéria pulmonar, bloqueando o fluxo sanguíneo para o tecido pulmonar.
  • Pleurisia. Se a membrana que cobre seus pulmões fica inflamada, pode causar dor torácica que piora quando você inalar ou tossir.
  • Pneumotórax . A dor torácica associada a um pulmão colapsado geralmente começa de repente e pode durar horas. Um pulmão colapsado ocorre quando o ar escapa para o espaço entre o pulmão e as costelas.
  • Hipertensão pulmonar. A pressão arterial elevada nas artérias que transportam sangue para os pulmões, também pode produzir dor torácica.
  • Pneumonia (infecção dos pulmões que podem causar dor torácica aguda ou pesada especialmente ao respiração ou tossir, geralmente acompanhada de febre, dores musculares e fadiga )
Leia Também  Atividades de ciências 5° ano sobre o corpo humano

Outras causas

publicidade:

A dor no tórax também pode ser causada por:

  • Ataque de pânico e ansiedade. Se você tem períodos de medo intenso acompanhado de dor torácica, batimentos cardíacos rápidos, respiração rápida, transpiração excessiva, falta de ar, náuseas, tonturas e medo de morrer, você pode estar sofrendo um ataque de pânico.

Reaja! Comente

Comentários