Dor no peito o que pode ser? Causas e Sintomas

0
453
publicidade:

A dor no tórax pode ser causada por muitos problemas diferentes, embora muitas pessoas pensem que a dor no peito é devido apenas a problemas com o coração, isso não é verdade. A dor no tórax pode surgir como resultado de problemas com qualquer uma das estruturas localizadas entre o pescoço e a parte superior do abdômen.

A dor no tórax também pode ser causada por problemas nos pulmões, esôfago, músculos, costelas ou nervos, por exemplo. Algumas dessas condições são graves e ameaçadoras para a vida. Outros nem tanto. Se você tem dor no peito e não tem certeza da causa, procure imediatamente assistência médica para que o médico o avalie assim, ele encontrara a causa da dor no peito.

publicidade:

Dor no peito o que pode ser? Causas e Sintomas

publicidade:

A localização da dor pode ajudar a determinar sua origem. A dor devido a doença arterial coronária pode irradiar para o pescoço, mandíbula e braços. A dor púrpura tipicamente piora com a respiração. Essa dor está associada a várias condições do coração e dos pulmões. A dor no tórax tem muitas causas possíveis, todas as quais merecem atenção médica.

Leia Também  Gripe H1N1 - Sintomas, Tratamentos e Causas

Causas relacionadas ao coração

Exemplos de causas de dor torácica relacionadas ao coração incluem:

  • Ataque cardíaco. Um ataque cardíaco é resultado de um coágulo de sangue que bloqueia o fluxo sanguíneo para o músculo cardíaco.
  • Angina. Placas grossas podem gradualmente se acumular nas paredes internas das artérias que levam sangue ao seu coração. Estas placas reduzem as artérias e restringem o fornecimento de sangue do coração, particularmente durante o esforço.
  • Dissecção aórtica. Essa condição que ameaça a vida envolve a principal artéria do seu coração – sua aorta. Se as camadas internas deste vaso sanguíneo se separarem, o sangue será forçado entre as camadas e pode causar a ruptura da aorta.
  • Pericardite. Esta condição, uma inflamação do saco que circunda seu coração, geralmente causa dor aguda que piora quando você respira ou quando se deita.

Causas digestivas

A dor no tórax pode ser causada por distúrbios do sistema digestivo, incluindo:

  • Azia. Esta sensação dolorosa e ardente ocorre quando o suco gástrico ácido, que está no estômago, volta até o esôfago.
  • Distúrbios de deglutição. Distúrbios do esôfago podem dificultar a ingestão.
  • Problemas da vesícula biliar ou do pâncreas. Os cálculos biliares ou a inflamação da vesícula biliar ou do pâncreas podem causar dor abdominal que irradia para o seu peito.
Leia Também  Os 8 Benefícios do Repolho para Saúde

Causas musculares e ósseas

Alguns tipos de dor torácica estão associados a lesões e outros problemas que afetam as estruturas que compõem a parede torácica.

  • Costocondrite. Nessa condição, a cartilagem da sua caixa torácica, particularmente a cartilagem que junta suas costelas ao esterno, fica inflamada e dolorida.
  • Músculos doloridos. As síndromes de dor crônica, como a fibromialgia, podem produzir dor torácica persistente relacionada ao músculo.
  • Costelas feridas. Uma costela quebrada ou trincada pode causar dor no peito.

Causas relacionadas ao pulmão

Muitas doenças pulmonares podem causar dor torácica, incluindo:

  • Embolia pulmonar. Esta causa de dor torácica ocorre quando um coágulo sanguíneo se aloja em uma artéria pulmonar, bloqueando o fluxo sanguíneo para o tecido pulmonar.
  • Pleurisia. Se a membrana que cobre seus pulmões fica inflamada, pode causar dor torácica que piora quando você inalar ou tossir.
  • Pneumotórax . A dor torácica associada a um pulmão colapsado geralmente começa de repente e pode durar horas. Um pulmão colapsado ocorre quando o ar escapa para o espaço entre o pulmão e as costelas.
  • Hipertensão pulmonar. A pressão arterial elevada nas artérias que transportam sangue para os pulmões, também pode produzir dor torácica.
  • Pneumonia (infecção dos pulmões que podem causar dor torácica aguda ou pesada especialmente ao respiração ou tossir, geralmente acompanhada de febre, dores musculares e fadiga )
Leia Também  Pasta de amendoim é saudável ou não?

Outras causas

publicidade:

A dor no tórax também pode ser causada por:

  • Ataque de pânico e ansiedade. Se você tem períodos de medo intenso acompanhado de dor torácica, batimentos cardíacos rápidos, respiração rápida, transpiração excessiva, falta de ar, náuseas, tonturas e medo de morrer, você pode estar sofrendo um ataque de pânico.

Reaja! Comente

Comentários