Espermograma: Preços e Onde fazer

Planejar aumentar a família é o sonho da maioria dos casais, antes de tudo meu conselho é você e seu companheiro fazer alguns exames para evitar frustrações futuras, já que muitos casais se vêem numa sinuca de bico depois, de meses e meses de tentativa e não conseguem engravidar logo, a primeira coisa que vem em mente é que ela tem problema para engravidar mas, engana-se pois muitas vezes a fertilidade do pai precisa ser analisada.

Espermograma: Preços e Onde fazer

O que é um espermograma

O mais indicado é marcar uma consulta com o urologista, ele indicará um espermograma através deste exame é analisado a qualidade do sêmen do paciente, segundo alguns critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde, a partir de uma amostra coletada pelo homem por meio de masturbação.

Como é feita a coleta do Espermograma

Muitos, homens se sentem constrangidos quando se fala a respeito deste exame mas, não tenha vergonha a coleta será feita em uma sala privada. E em todos os laboratórios são oferecidos estímulos como revistas e filmes. Não utilize nem um tipo de produto como lubrificante pois, ele pode acabar interferindo no resultado do exame.

Para ter um resultado preciso é importante que o paciente fique por pelo menos de 2 a 7 dias abstinência sexual neste, período o homem deve evitar o sexo e a masturbação. A alimentação deve correr normalmente, não é necessário jejum ou restrição de algum alimento.

Espermograma: Preços e Onde fazer

A confirmação dos resultados

Em primeiro lugar, esteja ciente de que os resultados podem variar de exame para exame. Portanto, é aconselhável realizar uma segunda análise entre um mês e três meses após a primeira. Assim podemos confirmar os resultados, sejam eles positivos ou não.

Existe alguma coisa que você possa fazer para melhorar a saúde do seu esperma?

  • Não fume ou use drogas ilícitas, especialmente esteróides anabolizantes.
  • Evite o contato com toxinas, como pesticidas e metais pesados.
  • Limite a quantidade de álcool que você bebe.
  • Coma uma dieta saudável e mantenha seu peso sob controle.
  • Acrescente em sua dieta alimentos que aumentam o volume de esperma entre eles estão: o espinafre, chocolate amargo, banana, cenoura, ostras, peixes, carne vermelha e laranja.

As alterações encontradas na analise do sêmen realizada pelo espermograma completo são:

Oligospermia– Número abaixo da normalidade de espermatozoides
Astenospermia – Dificuldade de chegar ate o óvulo
Necrospermia – Grande parte dos espermatozoides mortos
Teratospermia – Formato dos espermatozoides diferentes do considerado normal

Valores de Referência

Os valores listados na análise do sêmen são:

• Volume: uma amostra obtida a partir de uma ejaculação é considerada normal quando a contagem de esperma é igual ou superior a 1,5 mililitros.

• pH: mede a acidez ou alcalinidade da amostra e deve ser igual a ou maior do que 7,2. As alterações podem indicar mau funcionamento da próstata ou vesículas seminais.

• concentração de esperma: é o número de espermatozóides por mililitro, e espera que haja 15 milhões ou mais por mililitro.

• Número total de espermatozóides: em uma amostra normal, há pelo menos 39 milhões de espermatozóides.

• Motilidade: ele determina a motilidade dos espermatozóides e classifica-os de acordo com três tipos:

-com a motilidade progressiva: eles são capazes de se mover à medida que progridem e, portanto, eles são capazes de navegar as trompas de falópio e chegar ao óvulo.

-com a motilidade não progressiva: eles não avançar em sua progressão, e movendo-se em círculos.

-immobiles: eles são incapazes de se mover, não importa como.

• Vitalidade: que indica a porcentagem de espermatozóides vivos na amostra ejaculação, e deve ser igual ou superior a 58%.

• Leucócitos: uma amostra considerada normal não deve conter mais do que um milhão de leucócitos ou células brancas do sangue por mililitro. Um excesso pode indicar uma infecção.

Espermograma: Quanto custa esse exame?

Este exame é super simples e rápido, podendo ter o resultado em 30 minutos. Não á contra indicação e muito menos possuí algum tipo de risco ao paciente! O preço do espermograma pode variar entre R$ 70,00 a R$ 180,00, se você tiver plano de saúde esse valor pode cair por conta dos descontos oferecidos.

Classifique este artigo