Sintomas de Pedra na Vesícula

0
878
publicidade:

Sua vesícula biliar é um pequeno órgão localizado abaixo do fígado no abdômen superior direito. É uma bolsa que armazena bile, um líquido amarelo que ajuda na digestão. A maioria dos cálculos biliares se forma quando há muito colesterol na bile.

 vesícula biliar

publicidade:

 

O fígado envia bile para a vesícula biliar através de um tubo que conecta os dois órgãos chamados de ducto hepático. Quando os alimentos são ingeridos, as células dos intestino produzem um hormônio chamado colecistoquinina. Este hormônio faz com que a vesícula biliar se contrai, liberando a bile na via biliar comum.

publicidade:

Em uma vesícula biliar saudável, esse processo acontece sem dor. No entanto, quando a vesícula biliar deixa de funcionar corretamente ou os canais biliares ficam bloqueados, podendo causar muita dor e desconforto.

 

Sintomas de Pedra na Visícula

Sintomas de Pedra na Vesícula

Os sintomas dos problemas da vesícula incluem:

  • Dor na parte média ou superior do abdômen. Na maioria das vezes, a dor da vesícula biliar é cólica, o que significa que ela vem e vai. No entanto, a dor dos problemas da vesícula biliar varia de leve e irregular a muito grave, dor frequente.
  • Náusea ou vômito. Qualquer problema de vesícula biliar pode causar náuseas ou vômitos. Doenças e distúrbios a longo prazo da vesícula biliar podem levar a problemas digestivos de longa data que causam náuseas freqüentes.
  • Febre ou tremor sinaliza uma infecção no corpo. Ao lado de outros sintomas da vesícula biliar, febre e calafrios podem apontar para um problema de vesícula biliar ou infecção.
  • Mudanças nos movimentos intestinais. A diarréia freqüente e inexplicável pode sinalizar uma doença crônica da vesícula biliar. Fezes de cor clara ou calcária podem apontar para um problema com os canais biliares.
  • Alterações na urina. Os pacientes que sofrem de problemas da vesícula podem perceber urina mais escura do que a normal. A urina escura pode indicar um bloqueio do ducto biliar.
  • Icterícia . O amarelecimento da pele ocorre quando a bile do fígado não atinge os intestinos. Isso normalmente acontece devido a um problema com o fígado ou devido a um bloqueio nos canais biliares.
Leia Também  11 Receitas Caseiras de Como Acabar com a Frieira (Pé de Atleta)

Você também pode apresentar:

  1. Dor forte no lado direito da barriga até 1 hora após comer
  2. Dor que pode se estender por baixo do ombro direito ou nas costas
  3. Dor que piora depois de comer uma refeição pesada, particularmente alimentos gordurosos.
  4. Dor que aumenta quando você respira profundamente
  5. Azia, indigestão e excesso de gás
  6. Vômitos, náuseas, febre
  7. Tremor e calafrios
  8. Icterícia (amarelecimento da pele e dos olhos)
  9. Perda de apetite
  10. Pressão no abdômen, particularmente o quadrante superior direito.

O que causa pedra na vesícula? 

Pode haver vários motivos, incluindo:

Seus genes
Seu peso
Problemas com sua vesícula biliar
Dieta

Quando consultar um médico

Qualquer pessoa com sintomas da vesícula biliar deve procurar atendimento médico. A dor leve e intermitente que desaparece por si só não precisa de atenção imediata. No entanto, pacientes com este tipo de dor devem fazer uma consulta com seu médico para serem examinados ainda mais.

Se os sintomas forem mais graves e incluir os seguintes sintomas, o paciente deve procurar ajuda medica imediatamente, estas combinações de sintomas pode indicar uma infecção grave ou inflamação que precisa de tratamento imediato.

  • Dor no quadrante superior direito que não desaparece dentro de 5 horas
  • Febre, náuseas ou vômitos
  • Mudanças no movimento intestinal e na urina
Leia Também  Os Beneficios do Vinagre de Maça

Diagnosticando um problema da vesícula biliar

Se o médico suspeitar que um paciente tenha um problema de vesícula biliar, ele provavelmente solicitará os seguintes exames:

  • Testes de imagem da vesícula biliar – ultra-sonografia e tomografia computadorizada são comumente usados ​​para imagem da vesícula biliar.
  • Testes para examinar dutos biliares – esses testes usam corante para mostrar se um cálculos biliares está causando bloqueio nos canais biliares. Testes para verificar os ductos bilis das pedras incluem ressonância magnética, varredura do ácido iminodiacético hepatobiliar e colangiopancreatografia retrógrada endoscópica.
  • Exames de sangue – os médicos podem usar exames de sangue para revelar sinais de infecção, inflamação dos canais biliares, pancreatite ou outras complicações causadas por cálculos biliares.

​Tratamento para pedra na vesícula

As opções de tratamento incluem remover cirurgicamente a vesícula biliar, medicamentos para quebrar cálculos biliares e antibióticos para tratar infecções.

A remoção laparoscópica da vesícula biliar é mais comum. Neste procedimento, um cirurgião insere um tubo fino com uma pequena câmera de vídeo anexada a uma pequena incisão no abdômen. A câmera transmite imagens de dentro do corpo para um monitor de vídeo.

Leia Também  Cardápio da Dieta da Proteína - O Que Pode Comer

Ao observar as imagens ampliadas no monitor, o cirurgião remove cuidadosamente a vesícula através de uma das incisões pequenas. A maioria das remoções da vesícula biliar é realizada desta forma. Essas cirurgias geralmente são procedimentos ambulatoriais, o que significa que o paciente pode freqüentemente ir para casa no mesmo dia.

Como evitar pedras na vesícula biliar?

publicidade:

Embora os problemas da vesícula biliar não possam ser totalmente evitados, os pacientes podem tomar medidas para diminuir os riscos de desenvolver cálculos biliares ou outras infecções.

  • Dietas ricas em calorias, mas com pouca fibra
  • Excesso de ganho de peso
  • Evite Álcool, Frituras, Carne vermelha, Alimentos pré-cozidos, Lácteos, Açúcar branco, Margarina, Adoçantes artificiais.

Reaja! Comente

Comentários