Arnica: Benefícios e Propriedades para Saúde

publicidade:

Sofreu alguma colisão e com isso, ganhou um hematoma gigantesco? Use arnica ela possuí diversos benefícios para saúde dentre eles capacidade de aliviar dor, rediz inflamação, elimina sangramento interno, promove a saúde dos cabelos, hidrata a pele além, de proteger o sistema imunológico.

A Arnica é uma planta florida, também chamada de tabaco da montanha, é uma planta herbácea perene nativa da Europa, pode atingir até meio metro de altura. Arnica pertence à família botânica das Asteraceae, assim como camomila e a calêndula. A arnica ou o tabaco da montanha tem um aroma agradável semelhante à camomila e suas flores são amarelas e muito bonitas.

publicidade:

Arnica: Benefícios e Propriedades para Saúde

publicidade:

Arnica: Benefícios e Propriedades para Saúde

As flores são usadas principalmente em uma variedade de remédios caseiros devido às propriedades medicinais da arnica, seguidas de raízes e caules. Conheça agora quais são os principais benefícios da arnica para saúde além, de aprender o passo a passo de como fazer o chá e assim, poder desfrutar dos seus benefícios!

Reduz a inflamação

O uso mais comum da Arnica da montana é como um agente calmante para a inflamação. Quando se trata de lesões esportivas ou tensões do exercício, aplicar um pouco do extrato de Arnica ou gel diretamente na fonte da dor pode fazer maravilhas. Você pode ver rapidamente o inchaço reduzido, devido aos compostos orgânicos anti-inflamatórios da planta, e você logo deve sentir um afrouxamento dos músculos ao redor da área afetada.

Leia Também  Câncer de pele: Sintomas Iniciais Fotos

Alívio da Artrite

A artrite é uma condição que atinge boa parte dos idosos. Bem, não existe uma maneira fácil de curar a artrite, mas pelo menos a Arnica pode ajudar a aliviar a dor causada por esta condição.

Inchaço

Arnica é bem conhecida por sua capacidade de reduzir o inchaço. Assim, oferece benefícios significativos no tratamento de entorses, estirpes, fraturas, contusões e outras lesões. Alguns cirurgiões recomendam Arnica como um remédio para reduzir o inchaço pós-cirúrgico.

Capacidade analgésica

O extrato de arnica alivia a dor causada pela inflamação, como as seguintes lesões, picadas de insetos, entorses, artrite e flebite.

Distúrbios da acne e da pele

A arnica possui propriedades antimicrobianas, o que o torna muito benéfico para pessoas que sofrem de condições de pele, como acne, psoríase, eczema e outros. A qualidade inflamatória, combinada com a atividade antioxidante age contra qualquer coisa que esteja causando problemas na pele.

Abaixa Febre 

Para baixar a febre, molhe um pano com arnica e aplique na testa e deixe por uns 10 minutos.

 

Cura hemorragia interna

Como mencionado anteriormente, o sangramento interno é uma condição menor quando seus vasos sanguíneos estão quebrados, mas o sangue não está vazando porque não há ferida aberta. A Arnica contém algumas propriedades anti-inflamatórias efetivas que podem curar os vasos sanguíneos quebrados de maneira muito eficiente.

Leia Também  Sardinha em lata não faz mal a saúde, Confira seus Benefícios

Promove o cabelo saudável

A chave para o cabelo saudável é que você deve ter cabelos nutridos e folículo piloso fortes. Bem, a Arnica contém algumas propriedades hidratantes que são excelentes para manter seu cabelo nutrido a longo prazo, enquanto alguns outros nutrientes encontrados na Arnica são excelentes para fortalecer seus folículos pilosos promovendo o crescimento saudável do cabelo.

Elimina a caspa de seu couro cabeludo

Você sabe que a principal razão pela qual seu couro cabeludo está cheio de caspa é quando o excesso de sebo em seu cabelo está cobrindo os poros para que seu couro cabeludo não possa respirar? Então, para tratar a caspa, você deve remover primeiro o excesso de sebo  e a Arnica é a solução natural para lidar com isso.

Saúde bucal

Além de anti-inflamatório, Arnica também contém algumas propriedades anti-microbianas e anti-bacterianas que são excelentes para a saúde da boca.

Tratamento para Stress e Depressão

Embora a depressão não seja uma condição fácil de lidar, alguns estudos recentes indicaram que existe uma correlação significativa da Arnica para reduzir os sintomas da depressão.

Como fazer pomada de arnica

Para fazer uma pomada de arnica caseira para aliviar contusões musculares, pancadas e marcas roxas é muito fácil. Comece derretendo a cera de abelha em fogo baixo mexendo sempre e deixe esfriar. Depois, misture algumas folhas e flores de arnica picadas sempre em fogo baixo, mexendo sempre a infusão antes que a cera se solidifique.

Leia Também  O que é Psoríase, Sintomas e Causas

Ajuste a consistência de acordo com sua preferência. Você pode misturar um pouco de óleo de coco para fazer uma pomada mais leve para crianças. Uma gota ou duas de óleo de lavanda darão uma fragrância mais agradável. Antes, de esfriar coe e guarde a pomada em um pote com tampa.

Tintura de arnica

As tintas feitas por infusão de ervas em álcool facilitam sua rápida absorção subcutânea no corpo. Os ingredientes ativos nas ervas são atraídos para o álcool, e quando o álcool se evapora, eles se concentram. Isso é o que torna as tinturas mais fortes e mais eficazes do que as infusões. A tinta da arnica é particularmente útil para o tratamento de lesões nos tecidos profundos.

publicidade:

Para fazer a tintura de arnica você precisa pegar um frasco de vidro e enche-lo com um punhado de flores de arnica secas. Depois, preencha com álcool de boa qualidade e tampe deixe descansar por 3 semanas e estará pronta para uso. Para usar você deve aplicar algumas gotas da tintura de arnica nas áreas afetadas para alívio rápido da dor. É possível ver mudanças visíveis dentro de algumas horas após a aplicação.