15 Benefícios do Caju – Para Que Serve e Propriedades

Gostoso, suculento e rico em nutrientes, o caju é uma fruta nativa do Brasil pode ser encontrada facilmente em todos os estados do país, porém o que muitos não dão tanta importância é pela quantidades de benefícios para a saúde que o caju nós proporciona dentre eles mantém o coração saudável, forte função do nervo e do músculo, ajuda na formação de glóbulos vermelhos, mantém uma boa saúde bucal e ossos saudáveis.

Eles também fornecem um alívio de diabetes, anemia e cálculos biliares. Ao oferecer uma defesa antioxidante, eles também incentivam o sistema imunológico tornar-se mais forte. Os cajus são muito nutritivos e são uma potência de proteínas e minerais essenciais, incluindo cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio e zinco.

O sódio também está presente em quantidades muito pequenas. Os cajus também contêm vitaminas como vitamina C, vitamina B1, B2 ,B3 e B6, folato, vitamina E e vitamina K. Eles são uma fonte de ácido oleico além, de fornecer uma boa quantidade de gordura monoinsaturada e baixas quantidades de gorduras poli-insaturadas sem colesterol nocivo se forem consumidas adequadamente.

Benefícios do Caju

15 Benefícios do Caju – Para Que Serve e Propriedades

Os benefícios do caju para saúde são incríveis, conheça 15 deles logo abaixo:

  • Previne a doença do sangue

As castanhas de caju são ricas em cobre, o que desempenha um papel importante na eliminação de radicais livres do corpo. A deficiência de cobre pode levar a deficiências de ferro, como a anemia. Portanto, nossa dieta deve conter quantidade recomendada de cobre. E as castanhas de caju são uma boa fonte.

  • Coração saudável

As castanhas de caju têm um baixo teor de gordura em comparação com outras nozes e na forma de ácido oleico que é muito saudável para o coração. Eles são livres de colesterol e os antioxidantes presentes mantêm você longe de doenças cardíacas.

  • Diminui a pressão arterial

Os cajus reduzem a pressão arterial devido o magnésio que eles contêm.

  • Benefício do caju para os cabelos

O cobre é o mineral que ajuda seu cabelo a obter essa cor. Então, se você consumir cajus, você pode conseguir ter aquele cabelo preto e brilhante que você sempre sonhou!

  • Ossos saudáveis

Como o cálcio, o magnésio também é importante para a saúde óssea, que é o principal componente encontrado no caju.

  • Reduzir o risco de diabetes

A presença de quantidades muito baixas de açúcar e nenhum colesterol prejudicial dos cajus os torna seguros para pacientes diabéticos! Isso até ajuda na redução do risco de diabetes tipo 2 .

  • Promove a formação do glóbulos vermelhos RBC

Os cajus são ricos em cobre, o que ajuda no metabolismo do ferro, auxilia na formação de glóbulos vermelhos (RBC) e ajuda a manter os ossos e o sistema imunológico saudáveis. Também é vital para o sistema nervoso e esqueleto do corpo. Uma deficiência de cobre no organismo pode resultar em osteoporose, batimentos cardíacos irregulares e anemia.

  • Reduzir o risco de anemia

Os cajus são uma fonte de ferro dietético que é vital para transportar oxigênio ao redor do corpo e auxilia no funcionamento das enzimas e do sistema imunológico. Uma deficiência de ferro na dieta pode levar a fadiga, anemia e aumento da susceptibilidade a infecções.

  • Prevenção de cálculos biliares

Os cálculos biliares são depósitos de colesterol cristalizado proveniente da bile, que se acumula na vesícula biliar. Uma inclusão regular de frutas saudáveis ​​como castanha de caju pode ajudar a reduzir o risco de formação de cálculos biliares.

  • Ajuda na perda de peso

Embora as castanhas de caju sejam consideradas como gorduras, ela contém colesterol bom. Portanto, contrariamente à crença popular, aqueles que comem cajus, pelo menos duas vezes por semana, ganham menos peso quando comparados aos que comem menos.

  • Gengivas e dentes saudáveis

Como mencionado anteriormente, o teor de magnésio presente nas castanhas de caju é muito bom para os ossos. Assim, seus dentes ficaram saudáveis, bem como gengivas fortes.

  • Radicais livres

As castanhas de caju ajudam o nosso organismo a utilizar adequadamente o ferro e a eliminar os radicais livres que causam problemas de saúde.

  • Saúde do nervo

O magnésio é armazenado na superfície dos ossos que impede que o cálcio entre nas células nervosas e, assim mantém os vasos sanguíneos e os músculos relaxados. Um nível insuficiente de magnésio pode fazer com que o cálcio entre nos vasos sanguíneos levando o músculo a contrair. O nível insuficiente de magnésio também causa alta pressão arterial, enxaquecas etc.

  • Melhora a qualidade do sono

Após a menopausa, o caju pode te proporcionar um sono relaxado e agradável durante a noite.

  • Benefícios do caju na gravidez

A gravidez obriga muitas mulheres a mudar seus hábitos alimentares, pois nem todos os alimentos são seguros para o desenvolvimento do feto. Como as nozes são consideradas bastante “pesadas”, algumas mulheres acabam ficando com receio de consumi-las durante esse período. Mas, isso não passa de um mito, a menos que você seja alérgico a esse tipo particular fruta. Se esse não é seu caso, saiba que ele é um ótimo complemento para uma dieta saudável.

Quais são os benefícios das castanhas de caju durante a gravidez

Benefícios do caju na gravidez

  • Comer caju reduz o risco de seu filho nasça com problemas alérgicos.
  • Contém uma grande quantidade de carboidratos e fibras, que são essenciais para reduzir o nível de colesterol ruim em seu corpo e prevenir doenças cardíacas.
  • Os cajus são uma excelente fonte de vitamina K que garante que o sangue coagula adequadamente. É recomendado consumir 90 mg desta vitamina diariamente durante a gravidez para reduzir o risco de hemorragia fetal durante o parto.
  • Os cajus são ricos em cobre, nutriente este de vital importância para o feto, pois o cobre é essencial para o desenvolvimento de vasos sanguíneos, sistema nervoso e coração.
  • Um mineral mais importante que é encontrado na castanha de caju é o magnésio, ele coopera com cálcio e promove a saúde dos músculos e ossos em mulheres grávidas, além de protegê-los contra pressão alta, tensão, fadiga e enxaqueca.