Como congelar as papinhas do bebê

Depois, que nos tornamos mães surgem mil dúvidas em nossa cabeça ainda mais se você for mãe de primeira viagem, no primeiro aninho do bebê é um momento de adaptação tanto para criança quanto para os pais afinal, passamos por várias experiências e descobertas. E uma das fases que deixa qualquer mãe com a pulga atrás da orelha é o momento da introdução alimentar que acontece por volta dos 6 meses este período é um estágio de desenvolvimento neurológico e cognitivo que a permite iniciar a alimentação complementar.

É geralmente por volta dos 6 meses que a criança começa a sentar sem apoio do tronco, já consegue pegar alguns alimentos com as mãozinhas e levá-los a boca, além conseguir mastigar e deglutir corretamente. A partir dos 6 meses o leite materno exclusivo passa a não ter todos os nutrientes necessários para suprir as necessidades do bebê, isto significa que chegou a hora da inicialização da introdução alimentar mas, isto não quer dizer que você não poderá amamentar seu bebê a introdução de outras fontes saudáveis de alimento é apenas, um complemento.

Como congelar as papinhas do bebê

Mas, como fazer e congelar as receitas de papinhas saudáveis e saborosas de maneira correta sem que elas percam seus nutrientes? São essas e outras dúvidas que iremos solucionar neste artigo de hoje, Vejam:

Dicas para congelar leite materno

Até á algum tempo atrás a licença maternidade tinha duração de 6 meses mas, hoje isso infelizmente mudou caiu para 4 meses o que é pouco já que neste, período o bebê ainda está bem novinho e necessita bastante dos cuidados da mãe principalmente porque ele ainda mama no peito.

Para as mamães que precisaram voltar a trabalhar cedo ou precisa deixa-lo aos cuidados de alguém mas, quer que o filho mame até pelo menos aos 6 meses a melhor coisa a se fazer é tirar o leite durante a noite e ir armazenando em frascos específico que já esteja esterilizado depois, é só congela-lo assim ele poderá ser consumido sem nenhum problema por no máximo 12 horas. Se o leite estiver fora da geladeira em temperatura ambiente o ideal é consumi-lo por até 2 horas, a quantidade de leite no frasco deve estar 2 cm abaixo da borda.

Como congelar as papinhas do bebê

como congelar papinhas

Se o seu bebê já é maiorzinho e chegou a hora de introduzir legumes, vegetais e frutas em suas refeições mas, você não tem tanto tempo para preparar as papinhas fresquinhas todos os dias é possível, fazer e congela-las de maneira adequada garantindo assim, uma menor perca de nutrientes além, manter conservado de maneira adequada.

Diante deste mesmo assunto surgem muitas, dúvidas na cabeça das mamães sendo as principais: congelar papinhas perde os nutrientes, papinha congelada dura quanto tempo no congelador? São essas e outras dúvidas que iremos sanar no artigo de hoje.

Congelar papinha perde os nutrientes?

Qualquer alimento a partir do mínimo processamento, perde um pouco dos seus nutrientes mas, se a mãe precisa de algo prático porém, que seja saudável está ainda é a melhor escolha já que as papinhas industrializadas segundo estudos ressentes possuí metade das calorias e das proteínas que nas caseiras.

Alimentos não devem ser congelados?

Convenhamos que congelar os alimentos facilitam e muito a vida de qualquer pessoa principalmente de quem mora sozinha ou de quem trabalha fora e que mesmo assim, gosta de comer alimentos naturais. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que nem todos os alimentos podem ser congelados listamos, alguns desses alimentos abaixo que ao entrar em contato com o frio perdem seu sabor, textura e até mesmo alguns nutrientes importantes

  • Maionese
  • Ovo (cru ou cozido)
  • Maisena
  • Folhas de verduras
  • Vegetais crus
  • Iogurte
  • Gelatina
  • Folhas de frutas
  • Banana
  • Chantilly
  • Cremes e pudins

Pode congelar frutas?

Com certeza pode, fazendo isso você terá sucos naturais todos os dicas para isso basta, tirar toda poupa da fruta e congela-la em forminhas de gelo ou em saquinhos plástico faça de vários sabores assim, a cada dia você terá um suco com sabor diferente lembrando que o tempo de conservação varia de 4 a 6 meses.

Recipiente para congelar papinha de bebê

O plástico contém  Bisfenol A, composto muito utilizado para fazer plásticos de policarbonato e resinas epoxi, que causam vários problemas de saúde sendo o principal o câncer. Por este motivo prefira recipientes de vidro ou silicone esses são livres de bisfenol A, que nem de longe prejudicará a saúde do bebê.

Dicas de como congelar papinhas

Como congelar as papinhas do bebê

  1. Certifique-se de lavar e higienizar todos os alimentos
  2. Prefira cozinhar os legumes e carnes em panelas normais, pesquisas apontam que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão.
  3. Ao cozinhar legumes na panela de pressão eles tendem a liberar menos gases e perdem nutrientes.
  4. Descongele em banho maria, descongelar em temperatura ambiente terá um maior risco de contaminação.
  5. Ao descongelar pingue um pouquinho de água para deixar a papinha mais molinha e saborosa.
  6. Se você for acrescentar algum tipo de carne a receita certifique-se que ela esteja bem cozida e bem passada nada de carne crua.
  7. A papinha deve ser  retirada do congelador e colocada embaixo na geladeira 5 horas antes do consumo pois, se descongelado em temperatura ambiente bactérias poderão contamina-la.
  8. A papinha pode ser guardada na geladeira para consumo por 24 horas depois, disso ela já não serve mais para o consumo da criança, no freezer você terá uma durabilidade maior de 30 dias.
  9. Faça papinhas de pelo menos 4 sabores pois, como é o primeiro contato que ele(a) terá com os alimentos salgados talvez ele(a) enjoará rápido, tendo uma variedade diferente a cada dia isto não ocorrerá. Além do mais os bebês precisam ter uma alimentação balanceada com diferentes tipos de nutrientes.
  10. Coloque etiquetas especificando os sabores e a data que a papinha foi feita isso, facilitará sua organização.
Classifique este artigo