Fimose Infantil: Precisa fazer cirurgia? Causas e Tratamentos

publicidade:

Após o nascimento de um bebê do sexo masculino a primeira dúvida que vem na cabeça dos pais é se seu filho pode ter fimose infantil e quais providências deve tomar em relação a isso, para conhecer um pouco mais sobre o assunto conheça o que é, quais são as causas e como é o tratamento desse problema.

A fimose é uma condição normal em bebês recém nascidos e ela pode acompanhar a vida da criança até os 6 anos de idade, mas no geral a partir dos 2 anos o prepúcio começa a se separar da glande de forma natural, sem a necessidade de nenhum tipo de cirurgia.

publicidade:
fimose infantil
fimose infantil, causas, tratamento e cirurgia

Fimose infantil

A fimose infantil acontece quando o prepúcio (pele que recobre a glande) é muito apertado, o que acaba impossibilitando assim de ser puxado para trás para expor a glande (cabeça do pênis).

publicidade:

Essa condição é tão comum em recém nascidos que cerca de 90% apresentam o problema, mas por volta dos 3 a 4 anos de idade somente cerca de 10% das crianças ainda terá problemas.

Leia Também  Chá de Jasmim – Benefícios e propriedades

Causas

São dois motivos mais comuns que levam ao surgimento da fimose, são eles:

  • Assaduras e infecções: Nos dois casos podem ocorrer cicatrizes no prepúcio, causando retração da pele.
  • O segundo caso ocorre quando há forçadas bruscas na pele do prepúcio causando assim pequenas fissuras que se cicatrizam e estreitam o canal.

Sintomas

Em casos onde a fimose não se desgruda naturalmente e em casos onde o prepúcio é muito apertado alguns sintomas desagradáveis podem ser notados como infecções obtida pela dificuldade de limpeza por baixo da pele da glande, dor ao ficar ereto, ao urinar poderá notar o prepúcio se expandir por causa da pequena abertura, sangramento e dificuldade em retrair o prepúcio.

Diagnóstico e tratamento

Somente o médico poderá avaliar se realmente é um caso de fimose ou não, para isso ele pedirá informações como os sintomas e também poderá fazer um exame. É ideal os pais acompanharem o exame afim de evitar que a criança fique envergonhada .

Agora o tratamento que o médico pediatra ou urologista poderá indicar vai depender do grau de gravidade da fimose, dentre os tratamentos mais comuns estão:

Leia Também  Goicoechea Creme para Varizes e Pernas: Como Funciona?

Exercícios no prepúcio

Esses exercícios tem a finalidade de aumentar a elasticidade do prepúcio e também soltar a pele caso esteja grudada por causa de cicatrizes.

Esse tratamento consiste em puxar levemente o prepúcio para trás e para frente sem causar dor por cerca de 1 minuto, ele pode ser feito até 4 vezes ao dia.

Pomada

A aplicação de pomada é feita com o objetivo de afinar e amolecer a pele do prepúcio para facilitar a movimentação e assim poder realizar uma limpeza mais adequada, geralmente é usado pomada com corticoide como exemplo temos a Postec e a Betnovate.

Essa forma de tratamento é indicada a crianças com cerca de 4 a 5 anos de idade, a pomada é aplicada 4 vezes ao dia por até 2 meses. Esse procedimento não possui efeitos colaterais e ao conseguir resolver o problema com a pomada evitará ter que passar por uma cirurgia.

Cirurgia para retirada do excesso de pele

Também conhecida como circuncisão essa cirurgia retira o excesso de pele para facilitar a limpeza e assim evitar maiores problemas que a fimose pode causar como infecções, doenças venéreas e câncer de pênis.

Leia Também  Sucos Energético e Detox para o Carnaval

A cirurgia é mais indicada quando a criança já tiver por volta dos 7 a 10 anos de idade, já que até essa idade o prepúcio poderá se soltar naturalmente, sem a necessidade de maiores intervenções.

A cirurgia é simples, feita por um urologista dura cerca de 1 hora, a criança terá anestesia geral e ficará internada por 2 dias.

Como evitar a fimose

Em casos onde a fimose já surge no nascimento do bebê, não há o que ser feito para prevenir esse problema, agora no decorrer a vida da criança é ideal manter uma boa higiene no pênis, e é importante prevenir assaduras e infecções que podem levar a causa do problema.

publicidade:

É importante que os pais saibam que o prepúcio não pode ser forçado para trás na tentativa de expor a glande, essa atitude poderá surtir efeito contrário causando fissuras e consequentemente a fimose.