Beber muito energético faz mal a saúde – Descubra

publicidade:

Uma bebida comum hoje em dia utilizada por pessoas que desejam recuperar as energias de forma rápida é o energético, muitas vezes utilizado sem moderação, esta bebida pode estar colocando a vida de pessoas em risco e para quem não sabe, energético faz mal a saúde.

Como já dizia aquela frase ”tudo que é demais faz mal” e com o energético não seria diferente, se o organismo está desgastado é sinal que precisa de descanso, o energético apenas atrasa essa necessidade, os limites do corpo precisam ser respeitados.

publicidade:

O energético aparece no mercado, na balada ou no trabalho como a bebida milagrosa que recupera as forças quando estamos no limite do cansaço, mas nem tudo que reluz é ouro, e um dos principais causadores dos problemas de saúde do energético estão em 3 principais ingredientes, a cafeina, hidratos de carbono, açúcares e os aminoácidos conhecidos como taurina.

publicidade:

energético faz mal a saúde

Energético engorda?

Em pessoas que são ativas e fazem exercícios físicos não notará maiores alterações no peso corporal, mas já para pessoas sedentárias isso pode ser um pouco diferente.

Por contar com grande quantidade de açúcar, se essa caloria não for gasta, poderá se converter em gordura, outro problema de uma alta ingestão de açúcar em tão pouco tempo, é que pode elevar o açúcar no sangue (aumento da glicemia) o que fará o pâncreas produzir uma grande quantidade de insulina para obter o equilíbrio.

Com o tempo o organismo produzirá cada vez menos insulina, causando assim uma hipoglicemia, que poderá levar ao diabetes.

Porque o energético faz mal?

A taurina é responsável por aumentar a resistência física, então não faz tão mal quanto a cafeína, que por sua vez é causadora de uma série de problemas cardiovasculares além de falta de sono, aumento da pressão arterial, menor absorção de água pelo organismo, já que a cafeína é diurético, palpitações, dores de cabeça, e outros problemas mais.

Leia Também  Sibutramina Emagrece Mesmo? Como Tomar e Onde comprar

Em baladas é comum as pessoas fazerem uma mistura de álcool com energético, para poderem beber e ficar energizados por mais tempo, porém essa prática traz sérios danos a saúde do coração, já que os batimentos ficam mais acelerados e também causa uma elevação da pressão arterial, por ser uma mistura perigosa, em diversos países essa prática é proibida.

Malefícios do energético a saúde

 

São diversos danos que o excesso de cafeína contida no energético fazem a saúde, conheça alguns deles:

Vasoconstrição: As bebidas energéticas causam uma contração dos vasos sanguíneos, se a pessoa tiver problemas com pressão arterial, poderá gerar graves danos a saúde.

Danos irreparáveis aos rins: Problema gerado devido a vasoconstrição que diminui a quantidade de sangue que flui pelos órgãos principalmente no fígado, seu uso contínuo poderá causar graves problemas renais.

Desidratação: Sabemos que a cafeína é diurética, portanto ocorre uma maior eliminação de líquidos, isso se potencializa ainda mais quando misturado com álcool, isso é tão grave que pode levar a morte.

Leia Também  Sintomas de Pedra na Vesícula

Contrações musculares: Problema gerado também pelas altas doses de cafeína encontrada nos energéticos, contrações involuntária dos músculos.

Avc e Infarto: As substâncias contidas no energético também são responsáveis por causar o endurecimento das artérias, quando isso ocorre no cérebro pode causar derrame a ataque cardíaco.

Inibição de neurotransmissores: A cafeína e taurina em excesso pode causas uma má comunicação entre os neurônios.

Apesar de ser uma bebida liberada no Brasil, como podem notar, seu consumo deve ser moderado, o energético não deve ser ingerido com bebida alcoólica e muito menos deve ser ingerido por mulheres grávidas.

publicidade:

Para mais esclarecimentos é fundamental consultar seu médico, principalmente se notar qualquer tipo de alteração no organismo, beba energético com moderação.