5 Remédios Caseiros para Furúnculo

O furúnculo é uma infecção da pele causada pela bactéria Staphylococcus ​aureusque ele começa em um folículo piloso, causando inchaço vermelho e dolorido devido o crescimento do nódulo além, das bolhas de pus sob a pele. Eles são super dolorosos e desenvolve depois, de quatro a cinco dias ele começa a ficar branco quando o pus se acumula sob a pele. Os locais mais comuns para aparecer são no rosto, pescoço, axilas, ombros e nádegas. Quando se forma na pálpebra, é chamado de terçol.

Jamais aperte ou pegue no local pois, isto pode infectar outras áreas próximas ou até mesmo empurrar a infecção mais profundamente na pele. Se a drenagem for necessária, o médico fará uma pequena incisão e usar gaze estéril para absorver e remover pus. Isso só deve ser feito em um consultório médico com todo cuidado e higiene necessária.

O que causa furúnculo?

A causa principal dos furúnculos é a bactéria chamada Staphylococcus. Algumas infecções por estafilococos se desenvolvem em abscessos e podem se tornar graves muito rapidamente. Este germe pode estar presente na pele e entra no corpo através de pequenos cortes na pele ou viajando por um fio de cabelo até o folículo.

Leia Também  Chás anti-inflamatórios naturais

Sintomas de furúnculos:

O furúnculo começa como um pequeno caroço duro cheio de pus e doloroso geralmente com no máximo 3 centímetros de tamanho. No entanto, em questão de dias dá para perceber uma mudança grande tanto em seu tamanho, no nível de dor e também em seu fica aspecto ele fica mais macio. Logo uma bolsa de pus se forma no topo do furúnculo. Conheça abaixo alguns outros sinais que podem ser notados caso, você esteja com furúnculo.

  • Inchaço
  • Dor no local
  • Febre
  • Pus

5 Remédios Caseiros para Furúnculo

Muitos furúnculos podem ser tratados no conforto da sua própria casa com remédios alternativos. Alguns ingredientes naturais pode acelerar a cura, já que muitos melhoram  o fluxo sanguíneo, seja imunoestimulante ou tenha propriedades antibacterianas, antivirais ou antifúngicas.

Aplique calor: O calor ajuda aumentar a circulação sanguínea, formando mais glóbulos brancos e anticorpos para a área para combater a infecção. Para fazer uso do mesmo basta, aplicar uma compressa quente por 20 minutos, quatro vezes ao dia.

Leia Também  Palmas das mãos descascando: O que pode ser? Causas e Tratamentos

Açafrão em pó: O açafrão possuí propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, para fazer uso na cura do furúnculo é muito fácil basta ferver uma colher de chá de açafrão em pó em água ou no leite, depois ingerir o mesmo 2 vezes ao dia.

Óleo de mamona: O óleo de mamona possuí um composto chamado ácido ricinoleico, que age como um excelente anti inflamatório. Sendo um ótimo remédio caseiro na cura de furúnculos. Aplique uma pequena quantidade de óleo de mamona no local afetado 3 vezes ao dia.

Suco de limão: Você pode tomar o suco de 2 limões em um copo de água ou também, usar o limão como compressa você deve enrolar uma fatia de limão em uma gaze depois, é só colocar sobe o furúnculo por 10 minutos repita o mesmo processo duas vezes ao dia, você notará o pus começando a vazar.

Alho: Descasque um dente de alho e depois esmague, em seguida aplique o mesmo no furúnculo por 20 a 30 minutos, uma a duas vezes ao dia.