Como Tirar a 1ª e 2ª via do Título de Eleitor

publicidade:

O título de eleitor é um documento que dá direito a qualquer cidadão Brasileiro acima de 16 anos de idade a exercer seu direito de votar podendo assim, eleger seus representantes que irão assumir os seguintes cargos vereadores, deputados, governadores, prefeito e presidente, á partir de 16 anos os jovens tem a opção de voto facultativo ou seja, pode votar porém, não é obrigatório no entanto, ao atingir a Maioridade que é aos 18 anos o voto é obrigatório, e ao descobri-lo, haverá uma cobrança de multa.

Como Tirar a 1ª e 2ª via do Título de Eleitor

publicidade:

O titulo de eleitor é um documento importantíssimo pois, ele é obrigatório em várias outras circunstâncias tais, como: ao solicitar passaporte, efetuar matricula em escola, cursos ou faculdade, tomar posse de cargos públicos, tirar CPF ou até mesmo, ao iniciar em um emprego novo pois, geralmente muitas empresas exigem este e vários outros documentos para providenciar o registro da carteira então, se você ainda não possuí seu titulo ou por algum motivo tenha perdido sua 1ª via não se preocupe pois, neste artigo daremos todas as dicas necessários para você conseguir retirar a 2ª via do titulo de eleitor facilmente.

Leia Também  Fotos de Pais e Filhos - 55 Imagens
publicidade:

Dúvidas Frequentes:

  • São obrigados a votar: Brasileiros alfabetizados acima de 18 anos e abaixo dos 70 anos.
  • Posso tirar meu título online pela internet ou pelo correio: Não, a única forma de solicitar seu titulo eleitoral é pessoalmente no cartório eleitoral da sua cidade. No entanto, você pode fazer o pré cadastro no site tse e depois, comparecer ao cartório de justiça mais próximo da sua casa.
  • Demora quanto tempo para ficar pronto o titulo de eleitor: Geralmente ele é emitido na hora porém, se você estiver solicitando a segunda via você deve solicitar 10 dias antes das eleições.
  • Não pude votar por motivos pessoas qual é o valor da multa: O valor da multa é de 33,02 UFIRS (sujeito a alteração sem aviso).

Documentos necessários para tirar titulo de eleitor:

  • Carteira de identidade
  • Certidão de nascimento ou certidão de casamento
  • Para homens a carteira reservista
Leia Também  Calculadora de Gravidez para ter gêmeos

Como Tirar Título de Eleitor 

Você deve ir no Cartório da Justiça Eleitoral da sua cidade ou também, online pelo site do tse, onde você realizará um pré-cadastro online e em seguida retirar o seu título no cartório Eleitoral.

publicidade:

Site do tse: www.tse.jus.br