Filtro dos sonhos – Conheça seu significado e aprenda como fazer

publicidade:

Apesar de ser comum de encontrar em praticamente qualquer lugar, há pessoas que ainda não conhecem o significado por trás do emaranhado de teias que é  o filtro dos sonhos.

Seja pendurado nas varandas, janelas, do lado da cama ou até mesmo pintado no corpo como uma tatuagem, este objeto tem um significado muito interessante, e na matéria de hoje explicarei detalhadamente tudo sobre o assunto e darei  dicas de como fazer um filtro dos sonhos facilmente.

publicidade:

O filtro dos sonhos e seu significado

Criado originalmente por índios americanos mais precisamente pela tribo Ojibwa, esses objetos são conhecidos além de seu nome original como apanhador dos sonhos, caçador dos sonhos, espanta pesadelos, é muito popular em qualquer idade, e são feitos nos mais variados tamanhos.

Leia Também  Como fazer um porta retrato com EVA com Molde
publicidade:

Em seu formato original, o filtro dos sonhos é feito com um pequeno aro de madeira entrelaçado por uma teia de fibra natural, no centro há um pequeno círculo e em volta também há penas penduradas, cada parte desse objeto não foi criado aleatoriamente, eles tem um significado especial, principalmente para aquelas pessoas que acreditam nos poderes do universo onírico.

Segundo sua tradição, o filtro dos sonhos é usado como um talismã para proteger as pessoas enquanto dormem, principalmente as crianças, ele protege as pessoas de sonhos ruins e más vibrações.

Segundo os próprios índios nativo americanos acreditam que a noite está repleta de sonhos, tanto bons como ruins, e quando o filtro dos sonhos é pendurado ao lado da cama apenas os sonhos bons passarão por seu filtro e descerão suavemente por suas penas. No entanto para que os sonhos ruins sejam queimados o talismã deve ser pendurado em um local onde o sol bata ao nascer.

Leia Também  Como Fazer Buquê de Bombom com Papel Crepom

Conheça o significado de cada uma de suas partes

Círculo

Representa o círculo da vida e as forças do sol e da lua, o material original usado para sua criação é a vara de salgueiro.

Teia

A teia tem a função de capturar os pesadelos que surgem durante os sonhos e não os deixa passar, e ao amanhecer os queima com os primeiros raios solares.

Penas

As penas servem como uma estrada por onde os sonhos bons escorregam suavemente enquanto a pessoa dorme.

Centro

Representa a força do universo

A lenda do filtro dos sonhos

Lendas antigas sobre a história e a origem do apanhador de sonhos existem entre várias tribos nativas americanas, mas principalmente através das nações Ojibwe e Lakota.

De acordo com a história do Ojibwa, uma “Mulher Aranha” mística e materna serviu como protetor espiritual para a tribo, especialmente para crianças pequenas, crianças e bebês. Enquanto o povo ojíbua continuava a crescer e espalhar-se pela terra.

A Mulher Aranha achou difícil continuar a proteger e vigiar todos os membros da tribo à medida que eles migravam cada vez mais longe. É por isso que ela criou o primeiro apanhador de sonhos. Seguindo seu exemplo, mães e avós recriariam a lembrança materna como um meio de proteger seus filhos e famílias de longe.

Leia Também  Ambientador de Varetas Caseiro - Como Fazer

Como Fazer o filtro dos sonhos – Passo a Passo

Hoje em dia é possível comprar o filtro dos sonhos em qualquer lugar, mas especialmente criado com materiais naturais podem ser encontrados a venda por hippies espalhados pela cidade que são ótimos na criação não apenas deste mas também de vários objetos.

Caso tenha gostado do significado que o filtro dos sonhos representa e deseja fazer um para pendurar em sua casa, basta seguir os passos abaixo, os materiais são bem simples e praticamente não há custo.

publicidade:

Ensinar o passo a passo apenas escrevendo ficaria um pouco complicado a compreensão de como devem ser passadas as linhas que formarão a teia então para facilitar separamos alguns vídeos bem interessantes encontrados no Youtube que ensinam uma forma bem fácil de fazer, confira: