Grávida pode tomar café? Sim ou Não? Descubra a Verdade!

publicidade:

Num mundo onde a informação está ao alcance de todos, as mulheres grávidas estão cada vez mais preocupadas com sua alimentação sobre quais melhores alimentos se deve ingerir ou quais evitar, na internet muitas vezes se encontram informações conflitantes e uma das dúvidas mais comuns das gestantes é se grávida pode tomar café.

O cafezinho é uma bebida revigorante e estimulante que é consumida por praticamente toda a população brasileira, para se ter uma ideia o Brasil só perde para os Estados Unidos quando se trata de consumir café.

publicidade:

Grávida pode tomar café

publicidade:

Seja de manhã, tarde ou noite, quem gosta de um café não tem hora para tomar, apesar de dar uma energia extra durante o dia essa bebida deve ser evitada por gestantes pela segurança da saúde do bebê.

Veja o relato de uma de nossas leitoras:

”Eu como uma amante do café também passei por essa situação, tive uma gravidez planejada, mas ao invés de vir 1 presentinho, vieram 2 então minha preocupação foi maior ainda com a saúde por ser uma gestação de gemelar.

Meu marido também muito preocupado com minha saúde, saiu vasculhando pela internet sobre quais alimentos uma mulher grávida deve ingerir e quais deve evitar.

E uma das coisas que ele chegou a conclusão que poderia ser perigoso para a gestação seria justamente a cafeína. Mas por que a cafeína faz mal para o feto? -Me perguntei.

Ele prontamente já estava com a resposta na ponta da língua:

– Porquê atrapalha na absorção de nutrientes principalmente após a alimentação, a absorção de cálcio e ferro são prejudicadas.

Veja também: 12 Testes de Gravidez Caseiros: Como Faze-los

Café na gravidez

As informações encontradas pelo marido de nossa leitora são verdadeiras, mas não param por ai.

Diversos produtos industrializados contém como um os principais ingredientes a cafeína, é ela que é responsável não apenas por impedir a absorção de cálcio e ferro pelo organismo mas também pode causar prematuridade, malformações no feto, redução do crescimento fetal e aborto espontâneo principalmente nos 3 primeiros meses onde esse risco é maior.

Muitos estudos entram em conflito sobre qual quantidade de café seria ideal para uma gestante poder tomar durante o dia sem prejudicar a saúde do bebê, mas acredito que apenas pelos motivos citados acima valeria a pena ficar longe 9 meses do café com garantia de um bebê saudável.

Mas não é apenas importante evitar o café, como já mencionado não é somente o café que contem cafeína, outros produtos industrializados também podem ter, como é o caso do guaraná, chás, chocolate, energéticos e inclusive alguns medicamentos.

Leia Também  Lipostabil Funciona? Conheça toda a verdade sobre ele

Grávida pode tomar café com leite?

O fato de adicionar leite no café não vai diminuir a quantidade de cafeína presente nele, mas caso a vontade seja intensa ao ponto de causar nervosismo, segundo especialistas tomar 1 xícara de café, ou café com leite por dia pode ser a alternativa, porém não se deve ser esquecido o fato de que outros produtos também possuem cafeína então cuidado com exageros.

Grávida pode tomar café descafeinado

Quando a vontade de tomar café simplesmente não passa, o mais correto mesmo é partir para o café descafeinado, isso porque sua quantidade de cafeína é muito menor, mas o fato de ser menor não quer dizer que não tem cafeína, portanto também deve se evitar ingerir com exageros.

publicidade:

Pode parecer desesperador para um amante de café ter que zerar ou diminuir sua ingestão, mas a recompensa no final é a melhor, no final todo o esforço da futura mamãe valerá a pena, ter um bebê saudável com plena saúde é o melhor presente.

Leia Também  O que é Gravidez Psicológica e Como Reconhecê-la