Cachorro engasgado: O que fazer?

Anúncios

Sabe o que as crianças e os cães tem em comum? A curiosidade e a mania de colocar tudo que encontra na boca mas, atitudes como está pode ser perigosíssimas tanto para um quanto para o outro no caso, das crianças basta vira-la de bruços e depois, dar 5 palmadas nas costas dele(a), usando sua mão aberta e em segundos você já notará a criança voltando a respirar normal mas, mesmo assim você deve leva-la imediatamente ao hospital.

No caso, dos cães isto é muito mais complexo pois, eles são mais agitados e isso, dificulta bastante os primeiros socorros. Se seu cãozinho estiver engasgado você deve manter-se calmo e agir o mais rápido possível seguindo alguns passos simples que pode salva-lo, veja abaixo:

O primeiro passo é identificar o engasgo:

Antes de adotar qualquer animalzinho de estimação, é muito importante que você garanta  a quantidade adequada de cuidados e garanta que ele tenha um estilo de vida saudável e uma vida longa e recompensadora. E um dos cuidados básicos é dar uma boa limpada em seu quintal ou no interior da sua casa retirando quaisquer itens que o cão possa levar a boca.

Além, de tudo que falamos acima é necessário que você identifique se o cachorro tá engasgado realmente ou se apenas, um tosse ou espirro. Vejam alguns que um cachorro engasgado apresenta. Veja também: Remédios Caseiros para Eliminar Pulgas

  • Agitação
  • Tosse e tentativa de vomitar
  • Salivação excessiva
  • Dificuldade de respirar
  • Não consegue engolir os alimentos
  • O cãozinho leva as patinhas na boca, como tentativa de retirar algo.
  • O cão fica meio travado com a cabeça e pescoço abaixados, orelhas baixas
  • Gengivas azuladas ou branca
  • Desmaios em caso mais graves

Primeiros socorros 

O mais aconselhável é leva-lo imediatamente ao veterinário mas, caso o veterinário mais próximo da sua casa seja, um pouco longe ou se for em um final de semana ou feriado encontrar um veterinário que esteja atendendo pode ser mais demorado então, enquanto isso você pode tentar algumas manobras no caminho do consultório. No caminho ligue para o veterinário e conte á ele o que está acontecendo, ele irá orienta-lo do que fazer.

Cachorro engasgado: O que fazer?

Identifique o objeto preso na garganta peça ajuda de alguém para que possa segurar a mandíbula e maxilar do cão com firmeza. Use uma lanterna pode ser a do celular mesmo para poder ficar mais visível o fundo da garganta, se você consegue visualizar o objeto você pode retira-lo com muito cuidado pois, um movimento mais forte pode empurrar ainda mais fundo o objeto e isto, pode ferir a garganta do bichinho.

Anúncios

Como desengasgar cachorro: Passo a passo

No caso, dos cães de porte pequeno ou filhotes, basta você segura-lo pelas patas traseiras deixando a cabeça para baixo depois, é só chacoalhar o animal por alguns segundos não é necessário botar muita força, veja se ele conseguiu expelir o objeto ou alimento. Para os cachorros grandes você deve pegar nas patas traseiras e fazer como se fosse um carrinho de mão balançando de um lado para o outro até que ele consiga vomitar o objeto.

Manobra de Heimlich

Este é um modo de desengasgar bastante utilizado para socorrer humanos. No entanto, em cachorros deve ser realizado só em ultimo caso pois, é bastante agressivo o que pode ocasionar lesões em algum órgão do animal. Veja como realiza-lo de forma correta:

Anúncios

Recentes