Chá de boldo: Descubra para que serve e aprenda como fazer

publicidade:

Ainda não conhece o chá de boldo e não sabe para que serve? Pois saiba que pode estar perdendo uma grande oportunidade de aproveitar todos os benefícios que essa planta medicinal pode oferecer ao organismo.

Até mesmo antes do tempo de nossos avós o chá de boldo vem sendo utilizado no combate a vários problemas de saúde, principalmente os que estão ligados ao funcionamento do fígado.

publicidade:

Mas não para por ai, essa planta medicinal com seu sabor e aroma típicos oferece uma série de propriedades quem pode ser utilizadas nos mais diversos fins. Quer saber todos os benefícios e os efeitos colaterais que o consumo dessa planta pode nos oferecer? Então se liga nas nossas dicas a seguir.

publicidade:

Chá de boldo

Chá de boldo para que serve

Ele é mais conhecido por diminuir os efeitos colaterais que o álcool pode causar no rins e melhorar o funcionamento do mesmo, mas além desses benefícios ele também pode combater problemas como:

  • Antibactericida e antimicrobiano
  • É um ótimo calmante
  • Auxilia no combate a problemas digestivos
  • Melhora o funcionamento dos rins ajudando a eliminar as toxinas
  • Limpa o sangue
  • Chá de boldo emagrece
  • Acelera o sistema digestivo
  • É um poderoso anti-inflamatório
  • Desobstrui as articulações e assim evita problemas como o reumatismo
  • Diminui as chances um uma pessoa ter doenças hepáticas
  • Auxilia no tratamento da vesícula biliar
  • Outros…
Leia Também  Pasta de amendoim é saudável ou não?

Apesar do sabor do chá de boldo ser um pouco forte fazendo até que algumas pessoas evitem tomá-lo, é importante saber que não deve ser adicionado açúcar ao chá para dar um sabor mais agradável, pois assim anularia os efeitos da lactona, principal substância que trás benefícios contida no boldo.

Apesar de muitas pessoas utilizarem o chá de boldo sem ao menos realizar um consulta médica, saiba que essa prática não é recomendada, já que nenhum tipo de remédio, inclusive os remédios caseiros como no caso do boldo pode ser ingerido sem antes consultar um médico para que ele possa evitar que ocorram possíveis efeitos colaterais.

Contraindicações e efeitos colaterais

Apesar de trazer diversos benefícios como já citado, existem situações em que o consumo do chá de boldo deve ser evitado ou moderado, veja em quais situações isso se aplica.

Ele não é indicado para ser consumido por crianças como menos de 3 anos de idade, em alguns casos seu uso também pode causar vômito, diarreia e problemas no sistema nervoso.

Leia Também  Benefícios Surpreendentes do Suco de Quiabo

Pessoas com a vias biliares obstruídas ou pessoas com graves problemas no fígado também devem evitar seu consumo

Além disso ainda existem estudos que comprovam que tomar chá de boldo em grandes quantidades pode diminuir a quantidade de espermatozoides no homem.

Chá de boldo na gravidez

Mulheres grávidas ou que amamentam deve evitar ao máximo o consumo do chá de boldo, além de poder causar aborto, ele também pode causar má formação no feto principalmente nos 3 primeiros meses de gestação.

Por esses motivos que se torna essencial sempre procurar uma opinião médica antes mesmo de fazer o chá, evitando assim ingerir por conta própria.

Chá de boldo faz a menstruação descer?

Antes de ingerir o chá de boldo com o objetivo de fazer a menstruação descer, é necessário avaliar a causa do atraso menstrual, como já mencionado o chá de boldo pode causar aborto, e quando não causa o aborto pode causar má formação no feto, mas além da gravidez há também outros problemas que podem estar causando esse atraso como problemas hormonais, estresse e esforço físico elevado.

Leia Também  Como perder 5kg em Uma Semana, Dieta

Quando todas essas possibilidades são eliminadas, ai sim poderá ser utilizado o chá de boldo para ajudar a menstruação a descer, ele irá agir melhorando a circulação sanguínea, mas seu efeito não será imediato, há relatos de mulheres que dizem que somente após 2 dias tomando o chá de boldo ocorre o fluxo.

Chá de boldo como fazer

publicidade:

Seu preparo é muito simples, basta colocar cerca de 2 colheres de sopa de folhas secas de boldo em uma xícara com água fervente, deixe descansar por uns 10 minutos, e após isso tomar normalmente. Pode ser tomado até 3 vezes ao dia.