Como Cuidar de Samambaia: As melhores dicas para cultivar.

publicidade:

Apesar de muitos acharem ser uma tarefa complicada, aprender como cuidar de samambaia pode ser bem mais fácil do que parece, e com nossas dicas que serão dadas aqui será possível deixá-las lindas o ano todo.

As samambaias estão se tornando cada vez mais populares na decoração da casa, para quem gosta de cuidar de plantas, ela pode ser uma boa  escolha.

publicidade:

Isso porquê ela se encaixa bem tanto na decoração interna como também na externa, ela é capaz de deixar o ambiente mais agradável nos fazendo lembrar da natureza e também faz com que aquele ambiente se pareça com a casa da vovó.

publicidade:

Como Cuidar de Samambaia

Para quem gosta de cultivar plantas e decorar a casa com elas, não se arrependerá de escolher a samambaia, e hoje vamos aprender um pouco mais sobre ela, também daremos dicas de como cuidar da samambaia para que ela permaneça sempre bela e com lindos ramos.

Como Cuidar de Samambaia

Apesar de serem fáceis de cuidar dentro ou fora de casa, essa planta exige alguns cuidados especiais para que seu desenvolvimento não seja prejudicado, não é nada complicado de se fazer, mas se forem ignorados poderá diminuir o tempo de vida da planta, apesar de existirem diversas espécies diferentes, as dicas de cuidados serão praticamente a mesma para todas.

  • Elas não gostam de uma exposição direta com o sol, portando escolha um local que receba luz natural, como por exemplo a garagem ou qualquer local coberto por um telhado.
  • Elas devem estar sempre úmidas, mas cuidado para não confundir o úmido com o encharcado, umidade extrema pode apodrecer suas raízes matando a planta.
  • Uma boa dica para manter suas folhas sempre verdinhas e saudáveis é borrifar alguns chuviscos de água em suas folhas, principalmente em dias mais secos, evite jogar jatos de água sobre as folhas.
  • Elas não são resistentes ao frio, portanto quando chegar as estações do ano as temperaturas muito baixas, procure colocá-la em um local onde o frio não a prejudique tanto, caso algumas folhas venham a ficar amarelas é ideal ir realizando a poda .
  • Locais escuros ou com muito pouco acesso a luz também é prejudicial para essa planta.
  • Suas folhas e ramos são frágeis, então evite deixá-la em locais que passe muito vento assim evitará que ela se quebre.
  • Quando surgirem pragas como lagartas, pulgões e ácaros eles devem ser removidas imediatamente antes que possam causar mal a toda a planta, para isso utilize dicas caseiras de como fazer inseticida.
Leia Também  Moldura para Fotos Chapeuzinho Vermelho

Para adubar a samambaia existem duas alternativas, a primeira é comprando adubo próprios para esse tipo de planta em floriculturas, a segunda forma é criando seu próprio adubo caseiro.

A casca de ovo pode ser um excelente adubo, isso porquê ela tem diversas vitaminas e mineiras que ajudarão a planta a se desenvolver, para fazer basta lavar algumas cascas de ovo, deixe-as secar e bata em um liquidificador até que vire pó, após isso basta colocar na terra e regar.

Sobre as samambaias

Há relatos de que as samambaias surgiram a milhões de anos atrás, elas são nativas de florestas tropicais e subtropicais e por sempre estar entre as árvores, ela gosta da luz indireta para se desenvolver e não gosta do contato com a luz solar direta e muito menos do vento.

Conheça agora algumas das espécies mais comuns escolhidas para serem cultivadas em casa.

Samambaia Chorona

Essa é a espécie de samambaia mais escolhida na hora de cultivar para decorar a casa, também conhecida como samambaia de metro ou polipódio, e tem esse nome porquê quando cultivada da maneira correta seus ramos podem ficar enormes.

Leia Também  Schutz inverno 2014 - Coleção

 

Como Cuidar de Samambaia

Samambaia Americana

Também conhecida como samambaia-havaiana, mini-havaiana, samambaia-crespa, para que ela se mantenha assim sempre verdinha e com grandes folhas, basta seguir as mesmas dicas de cuidados e orientações que já foram citados no texto.

Como Cuidar de Samambaia

Renda Portuguesa

Essa samambaia pode ser cultivada tanto dentro como fora de casa, desde que não tenha contato direto com o sol, seja no chão, plantada em vasos ou em jardineiras, é uma ótima opção para decorar a casa.

Em comparação com as outras espécies de samambaias, suas folhas são um pouco diferentes, mas isso não impede dela ser tão famosa e delicada como as outras espécies.

publicidade:

Como Cuidar de Samambaia