Como tirar lascas e espinhos da pele de forma fácil e indolor

Anúncios

Todos estamos sujeitos a algum dia ficar com lascas de madeira ou espinhos de plantas que entram na camada superficial da pele, apesar de parecer desesperador não há com o que se preocupar, aprenda de forma fácil a como tirar lascas e espinhos da pele sem sofrimento.

Ficar com esses objetos perfurantes no interior da pele realmente não é nada agradável, o simples fato de varrer a casa, mexer com um objeto de madeira ou cuidar de cactos já é o suficiente para o acidente acontecer.

Como tirar lascas e espinhos da pele
Como tirar lascas e espinhos da pele

Locais como unhas, dedos, braços e pés costumam ser os locais mais vulneráveis a terem uma perfuração por lascas ou espinho, portanto qualquer manuseio de madeira ou plantas com espinhos devem ser realizados com o maior cuidado possível.

Apesar de não ser um ferimento grave, a situação de qualquer tipo de machucado pode se agravar pelo simples fato de uma má esterilização dos materiais que são utilizados para o procedimento de remoção e também uma má higienização da mão, então fique atento a essas dicas.

Como remover lascas e espinhos do dedo, unha e outros

Antes de iniciar qualquer procedimento primeiramente lave o local afetado com água e sabão neutro afim de remover qualquer tipo de bactérias que possam causar infecção no machucado e somente após lavar o local e esterilizar as ferramentas, comece o plano de extração da farpa ou espinho.

Dica 1: Jamais esprema o ”corpo estranho” na tentativa de removê-lo, essa atitude poderá piorar a situação, já que o objeto poderá se partir ao meio ou poderá ficar ainda mais profundo na pele, como podemos perceber nenhuma dessas duas opções são interessantes, pelo contrário, poderá deixar a área ainda mais dolorida.

Dica 2: Analise de perto como está a situação, a farpa/espinho é muito grande? É possível remover? Caso tenha uma lupa use para ver mais de perto. S e notar que a situação é grave a melhor solução é procurar um médico para realizar a remoção, mas isso acontece em casos raros, na maioria das vezes o corpo estranho poderá ser removido em casa.

Anúncios

Dica 3: Poderá ocorrer duas situações, ou o espinho/farpa ficou com um pequena ponta para fora da pele, ou ele entrou totalmente na pele, cada situação terá uma solução diferente.

Dica 4: Se por acaso o corpo estranho ficou com uma pequena parte para fora da pele, utilize uma pinça para realizar a remoção, mas antes lembre-se de realizar a esterilização da mesma para evitar infecções.

Caso não tenha pinça em casa ou deseja tentar outra solução, se a farpa/espinho estiver com uma pequena parte para fora poderá utilizar também uma fita adesiva para cobri-lo e depois puxar, em alguns casos será o suficiente para que o corpo estranho seja removido.

Dica 5:  Utilize uma agulha caso a farpa/espinho tenha entrado totalmente na pele, mas somente se o corpo estranho estiver numa camada superficial da pele, para isso utilize a agulha para perfurar suavemente a pele, tente empurrar um pequeno pedaço para fora, se conseguir termine de remover utilizando uma pinça.

Dica 6: Uma pasta de água com bicarbonato de sódio também poderá ser uma boa forma de puxar uma pequena parte da lasca para fora, para isso faça da seguinte maneira:

Misture um pouco de água em 1 colher de bicarbonato de sódio o suficiente para formar uma pasta, em seguida aplique no local onde a farpa/espinho se encontra, coloque uma atadura e cubra a área com um band-aid.

Deixe de um dia para o outro, já no dia seguinte remova o band-aid e a atadura, a essa altura uma pequena parte do corpo estranho estará para fora, termine de remover utilizando uma pinça, mas sempre tome o cuidado para não afundar a lasca na pele novamente.

Assim que remover o farpa/espinho higienize o local lavando com água e sabão neutro para evitar possíveis infecções.

Mais dicas que podem ajudar

Nesse vídeo são dadas mais algumas dicas para remover lascas com segurança, confira:

Quando procurar um médico

Se nenhuma das soluções acima foram suficientes para remover a farpa ou o espinho e ele já estiver a alguns dias em sua pele, o ideal é procurar um médico para que ele possa realizar a remoção outras situações que também é essencial procurar um médico é caso o machucado esteja soltando pus, ou estiver uma região sensível como os olhos.

Anúncios

Recentes