Sardinha em lata não faz mal a saúde, Confira seus Benefícios

Anúncios

Sardinha em lata faz mal? Essa é uma dúvida comum de pessoas que optam por não consumir produtos enlatados pelo fato do material utilizado para a fabricação das latas serem prejudiciais a saúde, mas será que isso é realmente verdade? Continue lendo o artigo para descobrir.

O peixe é uma rica fonte de vitaminas e minerais para o organismo, eles se destacam principalmente por contar grandes quantidades de ômega 3 que é um ótimo aliado na prevenção de problemas cardiovasculares, inflamações, diabetes, colesterol além de tratar diversos outros problemas.

Sardinha em lata faz mal

O problema do peixe é que seu prazo de validade é bem curto, portanto deve ser consumido o quanto antes, diferentemente da sardinha em lata onde sua data de validade pode ser estendida por um longo tempo.

Benefícios da sardinha em lata

Quando se trata de qualidade, é claro que a sardinha fresca é a escolha mais saudável para ser consumida, mas quando comparada com a sardinha em lata seus benefícios são muito parecidos, o fato dela ser submetida a alta temperatura não prejudica em quase nada suas vitaminas e minerais.

O primeiro benefício em se optar pela sardinha em lada é a praticidade, quem já teve a oportunidade de preparar uma sardinha ou qualquer outro peixe fresco sabe que não é uma tarefa fácil, já o enlatado vem praticamente pronto economizando muito tempo e dinheiro.

Sabemos que o peixe não é um prato muito comum na mesa dos brasileiros, seu consumo só aumenta consideravelmente na época da quaresma, mas é hora de começar a incluí-lo em mais quantidade para aproveitar de seus benefícios, e para quem não tem tempo para prepará-lo a melhor alternativa é a sardinha em lata.

Anúncios

Além do ômega 3, a sardinha em lata também contém Vitamina b12, B3, B6, Vitamina D, E, e mineiras como o selênio, cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre, magnésio e zinco, ela tem apenas 10,5 gramas de gordura e 22,7 gramas de proteína.

Sardinha em lata faz mal a saúde?

A ideia de que sardinha em lata faz mal, surgiu porque antigamente as latas eram feitas de substâncias tóxicas como o bisfenol (BPA) e o Ftalato, que são substâncias que podem sim fazer mal ao organismo, mas é sempre bom conferir nas latas se essas substâncias não estão presentes em sua composição.

Para ser conservada a sardinha em lata contém uma quantidade considerável de sódio, portanto seu uso deve ser limitado por pessoas que tem problemas de pressão alta e diabetes, outro fator prejudicial da grande quantidade de sódio é o fato do corpo reter mais líquido.

Para quem deseja perder peso também não é indicado já que cada lata de sardinha tem cerca de 191 calorias.

As sardinhas também contém purina, ela metaboliza em ácido úrico no organismo e portanto não é recomendado para quem tem problemas com gota ou predisposição a ter pedras nos rins.

Essas são as únicas contra-indicações no consumo da sardinha em lata, caso a pessoa não tiver gota ou predisposição a ter pedras nos rins pode se alimentar dela sem mais problemas.

Mas seu consumo deve ser moderado principalmente por pessoas que tem pressão alta, o ideal é consumir em média 3 unidades de sardinha em lata por semana, mas para poder tirar quaisquer dúvidas é sempre bom consultar um nutricionista.

 

Anúncios

Recentes