Ácido Hialurônico: O que é, Para que serve? Saiba tudo

Ácido Hialurônico: O que é, Para que serve? Saiba tudo – O envelhecimento é um processo natural da pele e com o passar dos anos é comum serem notadas linhas finas, rugas, manchas, perda do volume  e densidade. Para combater ou pelo menos atrasar esse processo, são criados a cada ano que se passa diversos produtos de beleza que prometem manter a juventude da pele mesmo com o avanço da idade.

Mas em nosso organismo já temos uma substância que é responsável por manter a pele jovem elástica e resistente,  o ácido hialurônico, porém com o passar dos anos ele é cada vez menos produzido e como consequência surgem os famosos sinais da idade.

O que é o ácido hialurônico

Encontrado também nos ingredientes de diversos produtos de beleza, o ácido hialurônico é uma substância natural encontrada em nosso corpo, mas sua maior quantidade se encontra na pele, onde tem a função de preencher os espaços vazios entre as células mantendo assim a pele jovem, estável e estimula a renovação celular. No entanto, é mais amado por suas incríveis propriedades de retenção de água.

É como se ele fosse uma super esponja com uma grande capacidade de reter água, trabalhando na segunda camada da pele, para se ter uma ideia uma molécula de ácido hialurônico pode conter até 1000 vezes seu peso em água, deixando assim a pele sempre hidratada.

ácido hialurônico
Ácido hialurônico antes e depois

Para que serve, como usar

A medida que envelhecemos o ácido hialurônico é cada vez menos produzido pelo nosso organismo e dessa forma a pele se torna mais seca perdendo assim sua firmeza e como consequência surgem as  linhas finas e as rugas.

Para repor essa perda, é possível conseguir ácido hialurônico de 3 formas, a primeira é através de cremes anti-idade que apresentam esse ingrediente em sua fórmula, e ao aplicá-lo na pele ele tende a reidratá-la eliminando assim grande parte das marcas da idade.

A segunda forma de se obter o ácido hialurônico é injetável ( Que deve ser feita somente por um dermatologista ou cirurgião plástico) ele pode ser aplicado em áreas específicas que precisam ser tratadas, como é o caso das olheiras, lábios, bigode chinês, cicatrizes de acne, sua função será a de diminuir as depressões dando sustentação a pele.

E a terceira forma de se obtê-lo é internamente através de cápsulas que servem tanto para quem deseja aliviar os sinais de idade como também para aqueles que desejam se livras de dores nas articulações, os resultados antes e depois são incríveis.

Mas antes de utilizar qualquer um dos métodos citados aqui é claro que somente um dermatologista poderá recomendar qual método deverá utilizar assim como a quantidade necessária.

Possíveis efeitos colaterais

Por ser uma substância que já se encontra em nosso organismo não haverá sintomas de efeitos colaterais, já que ele será tolerado por qualquer tipo de pele.

Mas como sabemos, qualquer coisa quando utilizada em excesso pode fazer mal, e com os cremes que contém ácido hialurônico não é diferente, por vezes o próprio ingrediente não será o problema mas sim outros ingredientes que também estão contidos no creme que podem causar vermelhidão inchaço ou alergias.

Ao ser aplicado de forma injetável, deve ser feito por um profissional já que se for aplicado da forma errada poderá atingir artérias podendo levar a necrose da pele, AVC e até cegueira.

Isso ocorre porquê quando a quantidade de ácido hialurônico aplicada é muito grande, os vasos sanguíneos ficam espremidos e o sangue não passa.

Por não conter estudos específicos para grávidas a utilização de ácido hialurônico não é recomendada.