Brincadeiras para o Natal: 16 Ideias Divertidas para Toda Família

O natal é a data comemorativa mais aguardada e especial do ano além, de ser o aniversário do nascimento de Jesus Cristo, é também um momento de celebrar a união da família, e não tem coisa mais gostosa do que estar ao lado de quem amamos e o melhor de tudo poder matar a saudade daquele familiar que mora longe e que não vemos sempre.

Para trazer o clima natalino existem, algumas tradições sendo as principais enfeitar toda a casa, cozinhar pratos típicos deliciosos da data e também, investir em algumas brincadeiras para animar a galera e assim, tornar a noite de natal muito mais divertida e inesquecível.

Brincadeiras para o Natal: 16 Ideias Divertidas para Toda Família

São brincadeiras que servem tanto para confraternização de empresa entre amigos, reuniões de família enfim, todos vão se divertir algumas podem ser adaptadas para entreter as crianças. São momentos como este que ficaram guardados para sempre em nossa memória então, arraste o sofá e divirtam-se:

Brincadeiras para o Natal: 20 Ideias Divertidas para Toda Família

Brincadeiras para o Natal: 16 Ideias Divertidas para Toda Família

  • Desenhando boneco de neve

Está brincadeira é bem simples de fazer até as crianças podem participar, e o melhor de tudo não precisa gastar uma fortuna na compra dos materiais que serão utilizados. Você irá precisar apenas de alguns pratos descartáveis de papelão aqueles usados para servir salgadinhas em festas (de preferência brancos) e também, algumas canetinhas depois, é só separar os convidados por duplas.

Uma pessoa ficará encarregada de segurar o prato de papel na testa com uma mão e a caneta com outra mão, com ajuda da outra pessoa da dupla ela deverá desenhar um boneco de neve seguindo as dicas do seu parceiro de dupla. A dupla que fizer o desenho mais bonito ganha para animar a brincadeira ainda mais, faça várias rodadas usando outros desenhos relacionados com o natal pode ser papai noel, vela, sino e enfim símbolos que remetem o natal.

  • Árvore de Natal

Escolha um voluntário para ser a árvore está, pessoa deve ficar parada enquanto as crianças decora ele como se fosse uma árvore de natal. Para enfeita-lo use papel crepom verde, vermelho e dourado, papel celofane e alguns enfeites amarados em linhas que podem ser colocados no braço.

  • Bingo de Natal

Funciona do mesmo jeito do bingo tradicional no entanto, além de números podem também, ser usados desenhos ou palavras que remetem o natal. Para deixar o jogo ainda mais temático use M&Ms vermelhos e verdes ao invés de feijõezinhos para marcar o bingo! Os brindes que serão distribuídos para os ganhadores podem ser panetones, canecas, agendas, vinhos, potes de doce entre outros.

  • Amigos oculto (Amigo secreto)

Eu tenho certeza que está é uma brincadeira que já viro tradição em muitos lares, basta colocar todos os nomes das pessoas que participaram em pequenos papéis depois, é só sortear cada pessoa deve tirar um nome. Deve ser estipulado um valor para o presente exemplo: o presente deve ser no máximo R$ 20,00 assim, não pesa no bolso de ninguém.

  • Árvore de copos

Para fazer está brincadeira será necessário vários copos descartáveis aqueles mais durinhos, um participante por vez deve montar sua árvore em um tempo pré determinado, usando apenas uma mão ganha quem conseguir montar a maior árvore.

  • Batata quente

Compre várias lembrancinhas e as embrulhe separadamente. Sentado em círculo os convidados uma de cada vez, passe as lembrancinhas como em um jogo de batata quente. Na hora que a música parar a pessoa que estiver com o presente na mão saí do jogo mas, também fica com a lembrancinha que tirou.

  • Qual é a música?

Está brincadeira é bem parecida com aquelas do quem é a música do programa do Silvio Santos sabe? Então só que ao invés de usar musicas de vários estilos são utilizadas somente músicas de natal, separe os convidados por grupos ou duplas, uma pessoa deve ficar responsável por guiar a brincadeira tipo um ”apresentador” ela deve começar a oferecer uma palavra presente na música, se ninguém acertar, ofereça uma frase da música e se caso, ninguém ainda tenha descoberto qual é a música coloque um pedacinho da música por alguns segundos.

A pontuação deve ser referente ao quão rápido a pessoa acertou tipo: se foi logo na primeira dica, na segunda ou na terceira no final, quem tiver um maior número de pontos ganha a brincadeira podendo levar uma lembrancinha ou algumas guloseimas.

  • Mimica de Natal

Divida as pessoas em 2, 3 ou mais grupos dependendo do tamanho da sua família. Um adulto deve escrever em vários papéis diversas ações que as pessoas deveram fazer, cada grupo deve eleger um participante por rodada para tirar o papel e então, fazer a mimica que está escrita no papel para o grupo adversário tentar acertar pode ser um filme, livro, música ou até mesmo, desenhos infantis caso, a brincadeira seja feita com crianças. O grupo que acertar um maior número de mimicas ganha!

  • Quem é o Mais?

Coloque na tampa de potes perguntas variadas como: quem come mais, quem fala muito, quem é o mais brincalhão cada membro da família deve se levantar e colocar um nome em cada pote que corresponde a pergunta exemplo: Daniela é a mais risonha.

  • Caça ao Tesouro

    Compre algumas caixinhas de bis branco e preto abra-as e esconda a mesma quantidade dos dois sabores pela casa, separe as pessoas em duas equipes cada equipe deve ser responsável por achar uma cor. A equipe que encontrar um maior número de bis referente a sua cor em 2 minutos ganha o jogo.

  • O presente perfeito

Cada convidado deve comprar um presente pra si mesmo, que ele sonha em ganhar. Ao chegar um a um deve colocar o seu presente na mesma pilha depois, reúna todos em volta da pilha de presentes vá abrindo um a um e os disponha sobre a mesa.

Cada convidado deve escrever em uma folha de quem acha que é o presente assim, que todos os presentes estiverem sidos abertos e as pessoas tiverem escritos suas suposições, peça para o dono do presente se manifestar quem acertar o maior número de donos do presente ganha. Cada convidado deve colocar em um pote um valor de R$2,00 que no final, será dado ao ganhador do jogo.

  • Duas verdade e uma mentira

Faça uma roda e uma pessoa por vez deve contar duas verdades e uma mentira sobre sua vida, o restante do grupo deve tentar adivinhar qual é a mentira.

  • O que tem no chapéu do Papai Noel?

Compre alguns gorros de papai noel e coloque algumas lembrancinhas dentro a cada rodada coloque uma lembrancinha diferente passe o chapéu cada hora em um participante para que ele possa adivinhar usando somente as mãos. Para tornar a brincadeira mais difícil os participantes deve ser vendados, quem acertar ganha o prêmio que estiver dentro do gorro.

  • Adivinhação

Em um saco coloque algumas perguntas referentes ao natal misture perguntas díficies com perguntas fáceis exemplo: porque o natal é tão importante para os cristãos? qual é a cor da roupa do papai noel? Cada dupla deve responder uma pergunta por vez no final, a dupla que tiver um maior número de acertos ganha.

  • Imagem e Ação de Natal

Dentro de um pote ou gorro de papai noel escreva algumas palavras que remetem o natal os participantes devem adivinhar através de um desenho ou mimica. Uma pessoa deve ficar responsável por dividir os grupos, sendo que cada hora uma pessoa do grupo fica responsável por tirar um papel e fazer a mímica ou desenho correspondente ao que estiver escrito nele. Estipule um tempo o grupo que não acertar dentro deste tempo perde, e o time rival ganha.

  • Cabine de fotos

Faça uma cabine de fotos de papelão e decorre o fundo, deixe a câmera posicionada com ajuda de um tripé. Deixe uma caixa com acessórios como perucas, gorro, barba de papai noel, óculos se lente, gravatas natalinas, arcos de rena estes acessórios farão com que as fotos fiquem divertidíssimas.