Excesso de cera nos ouvidos: Como eliminá-la corretamente?

Anúncios

O nosso canal auditivo produz um óleo de cera chamado de cerúmen, conhecido popularmente como cera de ouvido, que tem como principal objetivo proteger o ouvido contra invasão de microorganismos e poeira além, de reduzir o risco de infecções. Ela ajuda também, na remoção de células mortas da pele, sujeira, cabelo e outros detritos que possam aparecer dentro do canal auditivo.

No entanto, se seu canal auditivo produz mais cera do que o necessário formara-se um bloqueio dentro do ouvido. Um bloqueio pode ocorrer quando você limpa os ouvidos com cotonete pois, ao invés de retirar toda a cera você pode estar empurrando-a para dentro do canal auditivo causando também, um bloqueio para dentro do ouvido. O acúmulo de cera é uma das causas mais comuns para perda auditiva temporária e até zumbidos no ouvido.

Excesso de cerume no ouvido: Sintomas

A aparência da cera varia de amarelo claro a marrom escuro. Cores mais escuras são menos comuns no entanto, são normais assim, como a cera amarelada.

  • Perda auditiva parcial
  • Zumbido no ouvido
  • Dor no ouvido

O que usar para amolecer cera do ouvido:

Eu vi em um vídeo no youtube onde uma pessoa misturou água oxigênada com água e lavou o ouvido com está mistura confesso, que fiquei com um pouco de medo por isso, selecionei alguns ingredientes mais naturais que ajudam no amolecimento da cera mas, sem prejudicar o canal auditivo.

  • óleo mineral
  • óleo de bebê
  • glicerina

Excesso de cera nos ouvidos: Como eliminá-la corretamente?

Uma maneira simples e barata é amolecer o cerume usando uma seringa com água fazendo tipo uma lavagem caseira ou também, usando o cone chinês que é um tratamento milenar usado a séculos. Não tente retirar a cera acumulada com cotonete, tampa de caneta, chaves ou outros objetos pontiagudos pois, eles podem romper o tímpano causando perda auditiva severa.

Lavagem de Ouvido

Fique em pé ou sente-se com a cabeça na posição vertical.
Segure a parte externa da orelha e puxe-a suavemente para cima.
Com uma seringa, envie uma corrente de água. Água muito fria ou muito quente pode causar tontura. Adicione 5 gotinhas de óleo de origem vegetal.
Deixe a água escorrer, inclinando a cabeça, limpe com uma toalha.

Anúncios

Remédio Cerumin para tirar cera do ouvido

Este é um remédio usado para amolecer a cera do ouvido ele pode ser encontrado facilmente em qualquer farmácia, não é necessário receita médica no entanto, em casos de infecção de ouvido não é indicado.

Anúncios

Recentes