Quaresma 2024: Quando começa e quando termina?

Anúncios

O termo quaresma vem do latim (quadragesima dies) que nada mais é que o período do ano litúrgico que antecede a Páscoa cristã, sendo tradicionalmente celebrado na igreja Católica.

Essa data representa os 40 dias e 40 noites em que Jesus passou no deserto, para os cristãos o ciclo pascal é dividido em três tempos: preparação, celebração e prolongamento.

A quaresma é inserida no período de preparação, outro fato curioso que ocorre neste tempo de 40 dias é que os fiéis substituem a carne vermelha por peixe, mas além de evitar o consumo de carne, há pessoas que fazem jejum de doces, refrigerantes, álcool e até a conversa com os amigos durante parte do dia.

Além de representar os 40 dias que Jesus passou no deserto, o mesmo termo representa os 40 dias do dilúvio, 40 dias que Moisés ficou no monte Sinai, e os 40 anos da peregrinação do povo de Israel no deserto. No período de quaresma os ministros devem usar vestimenta na cor roxa, cor está que tem como intuito de simbolizar tristeza e dor.

Normalmente na quarta feira de cinzas o padre marca a testa dos fiéis com um pouco de cinza, elas são obtidas queimando os ramos abençoados no Domingo de Ramos que acontece antes da semana santa e da páscoa do ano anterior.

Essa tradição simboliza prova de arrependimento, penitência e luto segundo tradições encontradas na Bíblia.

Quaresma 2021: Quando começa e quando termina?

Anúncios

Quando começa a quaresma 2024

A quaresma tem início assim, que termina o carnaval, ou seja, na quarta feira de cinzas, mais especificamente dia 14 de fevereiro de 2024. Esta é uma data de reconhecermos que somos pecadores e então aproveitarmos para pedir perdão á Deus, prometendo assim, mudarmos pra melhor.

Quando termina a quaresma 2024

De acordo com a Carta Apostólica do Papa Paulo VI aprovando o Novo Calendário Romano Geral a quaresma termina na quinta-feira santa, 28 de março de 2024 antes da missa de lava pés, só que se formos contar desde seu início até seu final o resultado será um pouco mais de 40 dias mas isso acontece porque na quaresma não são contados os domingos pois nesse dia não se faz penitência, sendo assim ao ser retirados os domingos da contagem, o resultado será 40 dias.

Muita dúvida surge em relação ao final da quaresma, há quem acredite que termina no domingo de ramos e outros acreditam que termina no sábado santo, mas na realidade a quaresma finda na quinta feira santa.

Anúncios

Recentes