7 Técnicas Infalíveis de Como Tirar Água do Ouvido

Ficar com água no ouvido é uma situação um tanto quanto incômoda, quando ela sai por conta própria não causa tanto transtorno mas as vezes acontece dela não querer sair por nada, e para quem está passando por essa situação é que daremos as dicas de como tirar água do ouvido rapidamente.

Não existe uma situação específica para isso acontecer, pode ser durante uma natação, uma lavagem de cabelo, durante o banho ou até mesmo na chuva, o problema é que além do desconforto, ficar com água no ouvido pode deixar os sons abafados e ao mesmo tempo nota-se uma sensação de cócegas, em alguns casos causa até dor.

“Para quem precisa realizar uma limpeza nos ouvidos não pode deixar de conferir nosso outro artigo Excesso de cera nos ouvidos: Como eliminá-la corretamente? São dicas muito simples que qualquer um pode realizar.”

Por que entra água nos ouvidos?

Nossos ouvidos contam com uma proteção para que nem água e nem outro tipo de sujeira entre e prejudique-os. A cera gerada nos ouvidos tem exatamente essa função só que por vezes sua ação de travar a água falha e ela entra.

Leia Também  Queda de Cabelo - Causas e Tratamentos Caseiros

Esse é um problema que deve ser resolvido o mais rápido possível já que na pior das hipóteses essa água que quase sempre não é limpa e leva até os ouvidos micro-organismos que podem causar graves infecções.

Como tirar água do ouvido

Qualquer pessoa ou animal como o gato ou cachorro está sujeito de passar por essa situação, quando se trata de um adulto e até mesmo crianças fica mais fácil sua identificação e remoção, o problema é quando a água entra nos ouvidos de bebês que ainda não sabem expressar o que os incomoda.

Quando isso acontece com bebês sua única forma de expressar esse incômodo é através do choro, portando se o bebê já mamou, já dormiu, não está doente e não existe um motivo aparente para ele estar chorando, ou caso seu choro tenha iniciado após o banho, pode ser sinal de que está com água no ouvido.

O melhor a se fazer nessas situações é não realizar nenhum tipo de procedimento ou dica caseira, e procurar atendimento com o pediatra que o acompanha para informar a suspeita para que ele possa dar o tratamento adequado.

Como Fazer Para Tirar Água do Ouvido

Bom agora que a água já está presa nos ouvidos o segredo é não se desesperar, mas o quanto mais breve possível retirar a água será melhor já que ela poderá causar infecções se ficar por um longo tempo. Siga nossas dicas caseiras que apesar de simples são muito eficazes para tirar água do ouvido.

Leia Também  Benefícios da água Morna com Limão em jejum

Como tirar água do ouvido utilizando a gravidade

Assim que perceber que os ouvidos encheram de água, incline a cabeça de lado ou se puder deite-se de lado e aguarde a gravidade fazer o resto, para ajudar de algumas balançadas na cabeça.

Como tirar água do ouvido por sucção

Por vezes acontece da água não sair simplesmente deitando-se de lado. então esse método poderá ser utilizado juntamente com a ajuda da gravidade.

Coloque a palma da mão sobre o ouvido afetado e comece a fazer movimentos como se estivesse desentupindo uma pia, caso note que a água começa a sair vire se de lado para a gravidade ajudar.

Como secar água do ouvido

Outra opção interessante é utilizar um secador para poder evaporar a água do ouvido, para isso basta ligar o secador sempre com a temperatura mais baixa possível para evitar queimaduras e direcioná-lo para o ouvido

Como tirar água do ouvido puxando o lóbulo

As vezes simplesmente puxar o lóbulo da orelha um pouco para trás já será o suficiente para resolver o problema da água, para ajudar de algumas balançadas com a cabeça, que sempre deve estar inclinada em direção a orelha afetada para que a gravidade possa ajudar.

Leia Também  Bolsas com Franja - Modelos

Manobra de Valsalva

Para fazer a manobra de valsalva tape o nariz e a boca e faça o movimento de expiração com força, como o ar não terá por onde sair ele será forçada a sair pelo canal auditivo retirando assim a bolha de ar que impede da água sair.

Tirar água do ouvido com um papel toalha

Essa dica só deverá ser utilizada caso a água esteja uma região mais externa do ouvido, caso contrário poderá prejudicá-lo, coloque  pontinha do papel toalha no ouvido tomando o cuidado de não inserir muito fundo e assim que ele tocar a água ela será absorvida.

Vale lembrar que caso isso ocorra com bebês não utilize nenhum das dicas citadas acima e procure orientação com o pediatra que acompanha o bebê.

E se nenhuma das dicas acima deu certo, procure por assistência médica para que ele possa utilizar um método seguro para tira água do ouvido, lembre-se de que se simplesmente ignorar essa água presa nos ouvidos com o passar do tempo poderá causar infecção.

Para evitar que situações assim aconteçam quando for nadar na piscina é ideal utilizar um protetor auditivo e ao tomar banho sempre use touca.