Picada de Marimbondo: O que fazer e Como tratar

picada de marimbondoSó quem já sofreu uma picada de marimbondo sabe o quanto pode ser dolorida, apesar de acabarmos levando para o lado pessoal criando um certo rancor pelo inseto, em quase todas as situações que acontece uma fatalidade dessas é porquê eles se sentiram ameaçados de certa forma.

Esses ”acidentes” costumam acontecer com mais frequência em locais afastados da cidade, isso porquê os marimbondos geralmente fazem suas casas em árvores, galhos e por ai vai.

É comum encontrar relatos de pessoas que foram passear, trabalhar ou pessoas que moram no campo que sofreram picadas de marimbondo, uma situação que também é comum de acontecer, são com os motociclistas que estando em alta velocidade só conseguem notar um marimbondo quando ele bate na mão ou no pescoço,  como presente pela pancada o marimbondo deixa sua picada.

Picada de marimbondo: Sintomas

Caso encontre um ninho de marimbondos em sua casa dependendo do local onde estiverem eles não serão problema, agora se eles estiverem próximos a um local onde possam se se sentirem ameaçados possivelmente irão atacar.

Diferentemente das abelhas, os marimbondos não deixam o ferrão no local da picada, portanto caso encontre um ferrão provavelmente o que te picou pode não ter sido um marimbondo.

A intensidade dos sintomas vai depender da quantidade de picadas tomou, lembrando que caso a pessoa sofra muitas picadas é possível acontecer um envenenamento e se não for tratada rapidamente terá uma grande chance a pessoa vir óbito.

Dentre os sintomas que uma pessoa que sofreu picada de marimbondo poderá sentir estão a dor intensa no local, vermelhidão na pele, acúmulo de líquido intersticial.

Sinais e sintomas comuns após levar uma picada de marimbondo

  • Mal estar
  • Desmaio
  • Sudorese
  • Ansiedade
  • Prurido – Coceira
  • Náuseas e Vômitos
  • Alergia e dificuldade para respirar.

Certas partes do corpo são mais propícias a levar as picadas como é o caso do braço rosto, boca e olho, isso porque são partes que geralmente são descobertas, confira com mais detalhes.

Picada de marimbondo na boca

Esse é um local comum de ser picado, mas o fato da boca ser um local sensível poderá causar um dor intensa e o inchaço também poderá ser em maiores proporções, geralmente os sintomas serão os mesmos, mas isso dependerá a quantidade de picadas assim com a sensibilidade da pessoa.

Picada de marimbondo no olho

Se a boca já é um local mais sensível, uma picada de marimbondo no olho poderá causar sérios danos a visão, e portanto caso isso ocorra, é necessário procurar assistência médica imediatamente, em casos mais graves será necessário até mesmo um transplante de córneas, mas isso somente o oftalmologista poderá diagnosticar.

Alergia a picada de marimbondo

Algumas pessoas descobrem da pior forma que são alérgicas a picadas de insetos ou de marimbondo e uma simples picada poderá deixar uma pessoa inconsciente em questão de pouco tempo.

Para quem já sabe que tem esse tipo de alergia é sempre bom levar um medicamento que combata o problema sem deixar ele causar maiores danos, mas mesmo com tudo sobre controle, se uma pessoa alérgica for picada é imprescindível procurar assistência médica.

O problema é quando uma pessoa não sabe que é alérgica e só descobre quando sofreu a picada, sem medicamentos para controlar a alergia poderá sofrer em casos mais graves um choque anafilático.

Nesse caso onde a alergia poderá causar reações alérgicas extremas nenhum tipo de remédio caseiro poderá anular os sintomas, procure o mais rápido possível um hospital ou um posto de saúde para que o médico possa indicar o melhor tratamento

Picada de Marimbondo, o que Fazer?

A primeira reação que temos quando levamos uma picada é dar um tapa para afastar o marimbondo para o mais longe da pele, mas caso ele ainda esteja na pele certifique-se de removê-lo logo para que mais veneno não seja injetado na pele, afaste-se do local já que poderá haver um ninho por perto e consequentemente há riscos de novas picadas.

O que fazer para desinchar, como tratar?

Geralmente quando isso ocorre, algumas pessoas espremem o local da picada de marimbondo afim de remover o veneno, porém espremer ou coçar não é recomendado.

  • Caso note que o ferrão ainda está no local da picada não esprema, apenas puxe com a ponta das unhas ou de outra ferramenta qualquer que facilite sua retirada.
  • Primeiramente higienize o local da picada lavando com água e sabão neutro
  • Aplique gelo no local ou uma compressa fria para diminuir o edema (inchaço), nunca utilize água morna pu quente pois poderá piorar o inchaço.
  • Caso tenha ou suspeite que tenha alergia, tome um antialérgico de sua preferência
  • Se a dor estiver muito forte, tome algum medicamento analgésico.

Remédio caseiro para picada de marimbondo

Segundo algumas receitas populares, a primeira medida a se tomar é lavar o local com água e sabão neutro e aplicar gelo para desinchar, em seguida aplicar vinagre para eliminar possíveis bactérias já que ele tem efeito antisséptico.

Outros dizem que colocar saliva na picada com um torrão de açúcar no meio resolve o problema.

E também tem o remédio para picada de marimbondo popular que é a aplicação de cebola cortada ou suco de limão na picada.

Picada de marimbondo pode matar?

O perigo maior está na quantidade de insetos que picaram, se for exemplo alguém for atacado por um ninho inteiro poderá sofre um envenenamento que pode ser fatal, e também no caso das pessoas alérgicas que se não forem tratadas rapidamente poderão sofrer um choque anafilático ou choque séptico, em média 150 pessoas morrem de choque anafilático por ano.

A melhor maneira de saber se alguém tem ou não alergia a picada de insetos é realizar exames de sangue e testes na pele, dessa forma ao saber que existe a alergia basta ficar longe dos insetos, utilizar repelentes pode ser uma boa alternativa.

O medico que pode solicitar esses exames é o imunologista, é ideal fazer exames ainda criança principalmente se houverem casos de alergia na família.

 

Classifique este artigo