Como Fazer Adubo com Casca de Ovo: 3 Receitas Caseiras

Assim, como os seres humanos as plantas também precisam de vitaminas e nutrientes para crescerem lindas e saudáveis para isso, o uso de adubo é essencial existem, dois tipos de adubo o orgânico e o inorgânico, a diferença de um para o outro é que o orgânico é natural composto por resíduos de animais e vegetais, ele é considerado o mais saudável por não conter produtos químicos, algumas pessoas não bota muita fé neste tipo de adubo no entanto, já foi comprovado sua eficaz ele enriquece o solo, eleva a resistência das plantas, evitando o aparecimento de pragas, doenças além, auxiliar no armazenamento de água.

O adubo inorgânico ele é feito á partir da extração de minerais, misturado com nutrientes como potássio, nitrogênio, fósforo, entre outros. Utilizando este tipo de adubo será possível saber corretamente a quantidade exata que cada planta necessita para seu crescimento no entanto, se você usar em excesso pode prejudicar o solo, diminuindo o oxigênio para as plantas e acontecerá o contrário do que você deseja.

Muitas, vezes a razão para o qual suas plantas não crescem, não florescem ou estejam todas cheias de manchas e buracos estes podem ser alguns sinais que as plantas dão mostrando que algo está errado podendo ocorrer por ataque de pragas ou pode estar relacionada com o solo infértil antes, de tudo é preciso deixar o solo fértil os adubos caseiros são ótimos aliados.

Leia Também  Como pagar conta pela internet: Usando código de barras

Minha avó sempre se orgulhou de suas plantas floridas, coloridas e com folhagens verdinhas então, eu comecei a prestar atenção sobre como ela cuidava e fiquei chocada ao descobrir que ela fazia uma misturinha de casca de ovo e pó de café sim, era esse o segredinho que as plantas dela ficavam lindas o ano todo. Então, que tal unir o útil ao agradável e fazer seu adubo á partir de cascas e restos de alimentos que antes, iriam para o lixo iremos, ensinar hoje a como fazer adubo á partir de casca de ovo que é rica em cálcio, potássio e magnésio. São 3 receitas bem fáceis de seguir, Vejam:

Como Fazer Adubo com Casca de Ovo

  • Farinha de casca de ovo

Comece separando algumas cascas assim, que você conseguir juntar uma boa quantidade deixe secar na sombra(não no sol) para não perder os nitrogênio quando todas estiverem bem sequinhas é só bater todas no liquidificador ou esmaga-las usando pilão. Pronto é só polvilhar sobre as plantas conforme elas forem regadas elas absorveram o adubo, utilize a farinha 2 vezes ao mês.

  • Casca de ovo com vinagre 

A reação química de casca de ovo com vinagre, tem como resultado uma solução rica em cálcio. Para fazer você precisa juntar várias cascas de ovo retirando toda película interna, depois deixe as cascas no sol por 3 dias passado os dias é só triturar.

Leia Também  Michael Schumacher sofre grave acidente e corre risco de morte

O próximo passo é colocar as cascas na panela levando ao fogo baixo por uns 15 minutos, mexendo sem parar desligue o fogo espere esfriar e coloque essa farinha dentro de um pote de vidro com um pouco de vinagre, será 150 ml de vinagre para cada 50 ml de cascas trituradas.

Pode ser usado vinagre de maça ou de arroz. Não feche a tampa por completo deixe-a meia frouxa, para que a mistura possa respirar e expelir os gases que se formarão, a mistura deve ficar descansando por 15 dias e somente depois, poderá ser utilizada.

Adubo com casca de ovo e borra de café: 

Depois, de passar aquele cafezinho separe a bora de café para fazer nosso adubo precisaremos de 3 colheres de sopa, 2 litros de água e 2 colheres de sopa de casca de ovo seca e moída, coloque dentro de uma garrafa de refrigerante deixe descasar por dois dias use a misturinha duas vezes ao mês. Você pode usar somente o pó ao invés de acrescentar água, é só polvilhar a misturinha sobre a terra e regar as plantas que o adubo nutrirá toda a terra.