Como Limpar a Língua e a Gengiva do Bebê? Veja a Forma Correta

É comum haverem dúvidas em relação aos cuidados com o bebê principalmente quando se trata da primeira gestação e uma das perguntas das milhares feitas pelas mamães é como limpar a língua e a gengiva do bebê.

Apesar de não consumirem nenhum tipo de alimento a não ser o leite materno a boca do bebê pode sim ficar suja com manchinhas brancas que ficam na língua e quando isso acontece é ideal realizar uma limpeza para evitar que os fungos e bactérias possam surgir e além disso já estará acostumando o bebê com os hábitos de higiene, até porque num futuro próximo essa limpeza passará a ser realizada com a escova de dentes assim que for iniciada a introdução alimentar.

A limpeza da língua e gengiva é realizada com a intenção de remover pelo menos boa parte da sujeira branca da língua, no entanto caso a mancha branca esteja difícil de remover poderá significar algum problema de saúde como o sapinho, mas por garantia é sempre bom procurar informações com o pediatra para que ele possa avaliar se realmente há a necessidade de realizar a limpeza ou não.

Antes de aprender como limpar a língua e gengiva do bebê confira algumas dicas importantes:

  • Não exite uma idade mínima para começar os cuidados com a higiene bucal do bebê
  • Após cada mamada é ideal aguardar um tempo antes de limpar a língua caso a alimentação tenha sido feita com leite materno, isso é necessário porque o leite materno tem anticorpos que ficam na boca do bebê que são essenciais para sua saúde.
  • Além disso ao aguardar um tempo para realizar a limpeza haverá uma menor chance o bebê golfar e acabar vomitando todo o leite
  • Antes de colocar o dedo e qualquer outro material na boca do bebê certifique-se de que esteja tudo bem limpinho.

Como limpar a língua do bebê passo a passo

Todo o procedimento é muito simples porém deve ser realizado com todo o cuidado já que a boca do bebê é muito frágil. Serão necessários apenas 2 itens que tem em qualquer casa, 1 gaze e água filtrada que também pode ser substituída por água fervida que logicamente só deve ser utilizada quando esfriar.

  • Comece enrolando a gaze no dedo que deve estar devidamente limpo.
  • Após isso molhe a gaze na água e retire o excesso para evitar que o bebê engula e engasgue.
  • Espere que o bebê abra a boca sozinho porque se forçar poderá machucá-lo.
  • Em seguida coloque o dedo na língua do bebê e faça movimentos leves para frente e para trás.
  • Evite levar o dedo muito para trás da língua para não dar ânsia de vômito no bebê

 

Quando começar a utilizar a dedeira?

A dedeira é uma ótima ferramenta para higienizar a boca do bebê, porém seu uso só deve ser inicializado quando começarem a nascer os dentinhos, dessa forma além de limpá-los será uma boa forma de massagear a gengiva que fica sensível dando assim um alívio para o bebê.

Quando procurar um médico

A mancha branca na língua na maioria dos casos se trata de restos de leite que fica após a mamada, porém caso note que a mancha não sai e está ficando maior pode ser que esteja infectada com o fungo Candida albicans.

Essa infecção pode facilmente ser contraída por bebês que tem menos de  meses de vida, isso acontece porque durante esse período seu sistema imunológico ainda está se formando o que o torna mais suscetível a essa e outras doenças.