Ultrassonografia Transvaginal: Para que serve e como é feito?

Nós mulheres passamos por vários desafios durante nossa vida, e um deles é ir ao ginecologista pelo menos uma vez ao ano para fazer um checape e confirmar que se está tudo bem no entanto, se você estiver sentindo alguma dor ou incômodo marque uma consulta seu médico pedirá alguns exames.

Um que mais causa pânico entre as pacientes com certeza é a ultrassonografia transvaginal por ser um exame delicado a grande maioria das mulheres, ficam com receio de sentir muita dor e em casos de gravidez a futura mamãe fica com medo de que o aparelho utilizado de alguma forma machuque o bebê, a verdade é que este é um exame super seguro, rápido e simples de se fazer e que pode detectar muitos problemas ginecológicos. Continue lendo este artigo nele iremos, sanar toda e qualquer dúvida que você tenha sobre o assunto.

Ultrassonografia Transvaginal: Para que serve e como é feito?

Através do exame transvaginal o médico conseguirá visualizar com mais nitidez todas as estruturas e órgãos pélvicos como o útero, os ovários, o colo do útero e as trompas, geralmente eles são indicados para aprofundar o motivo de sangramento uterino, presença mioma e câncer, medir a espessura do endométrico, avaliar gravidez nos primeiros 3 meses, permitindo o diagnostico de malformações fetais e rastrear alterações cromossômicas.

Como é feito o ultrassom vaginal?

Para realizar o exame transvaginal a mulher não precisa ficar dias sem fazer relações sexuais, você não só pode ter relações sexuais no dia anterior como, até no próprio dia isso, não irá interferir no resultado. A única coisa que é necessária para realização do exame é que você esteja com a bexiga vazia e não esteja no período menstrual.

Ao entrar no consultório o ginecologista pedirá que você tire toda sua roupa e vista uma camisola em seguida você tem que deitar na maca com as pernas entreabertas. O aparelho utilizado chama-se transdutor ele é revestido com um preservativo para evitar contaminação com microrganismos, bactérias vírus e até transmissão de doenças como HIV.

Para facilitar a introdução do aparelho é aplicado uma pequena quantidade de lubrificante. Assim, que o transdutor estiver corretamente preparado, ele é introduzida na cavidade vaginal pelo médico, que a manipula para analisar os órgãos.

Ultrassom transvaginal tem algum risco para o bebê?

Se você descobriu sua gravidez antes da 12 ª semana de gravidez seu obstetra indicará o transvaginal, através dele o médico conseguirá ver se o crescimento está evoluindo, verificar possíveis malformações além, de verificar se o embrião está fora da cavidade uterina. O ultrassom vaginal é super seguro para o bebê, não oferecendo nenhum tipo de risco para o feto nem para a gestante pois, o aparelho será introduzida na cavidade vaginal, não tento contato com colo uterino por isso, não toca o bebê.

O ultrassom transvaginal doí?

O exame em si não causa dor mas, sim um desconforto nada muito preocupante.

Qual o valor do ultrassom vaginal ?

Se você for fazer em uma clínica particular ligue e faça alguns orçamentos, peça indicações de amigas e familiares em média o exame custa R$ 150,00. Outra alternativa é você procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para realizar o exame através do sistema único de saúde o sus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here