Cardápio para festa mexicana: 7 Receitas típicas

Fortes, marcantes e deliciosos são algumas das característica da culinária mexicana que vem conquistando muitos Brasileiros, você certamente já provou em algum restaurante pratos deliciosos como guacamole, pozole, nachos, burritos que só de pensar já ficamos com água na boca! A culinária do México é conhecida mundialmente e não é por menos, deliciosas e coloridas suas receitas deixam qualquer mesa muito mais bonita. Com sabores peculiares e únicos o México sem dúvidas, possuí uma das culinárias mais ricas e cheias de nutrientes do mundo.

Uma curiosidade da culinária mexicana é que ela possui influência dos índios e também, colonizadores formando se então, combinações de sabores únicos. Se você ama comida bem temperada e apimentada com toda certeza você não se renderá ás receitinhas que trouxemos hoje, sim é possível fazer alguns desses pratos incríveis em casa então, convide alguns amigos e crie uma noite agradável, como diz aquela frase ”clichê” mas, que faz o toda sentido ”Se você ama alguém cozinhe para ela” está é uma das maneiras mais verdadeiras de se demonstrar o amor.

Se você não tem ideia de como montar um cardápio mexicano legal e gostoso continue lendo este artigo, pois nele daremos mais de 7 opções de receitas típicas do México faça uma seleção variada assim, você conseguirá agradar todos os convidados.

Cardápio para festa mexicana: 7 Receitas típicas

1- Nachos

Os nachos podem ser feitos com a tortilla frita, crocantes eles podem ser servidos como aperitivos para torna-los mais saborosos sirva com guacamole que é um creme verde feito de abacate, pimenta e limão, se você não sabe como preparar está delícia não se preocupe em nosso artigo anterior > Guacamole: Como fazer ensinamos três versões diferentes do mesmo prato. Por fim, fiquem agora com o modo de preparo dos nachos.

Ingredientes:

1/4 xícara de farinha de milho fina
1/4 xícara de farinha de trigo
Água morna até dar o ponto (menos de 1/4 de xícara)
1 pitada de sal
1 colher de sopa de páprica defumada (opcional)
Pimenta do reino

Modo de preparo:

Em uma vasilha, misture os ingredientes primeiro as farinhas, sal, páprica e a pimenta finalize adicionando duas colheres de água. Misture e depois, amasse até que a massa desgrude do fundo da tigela. Coloque sobre superfície lisa, e estique-a como o rolo ou garrafa depois, é só corta-la em triângulos como se fosse doritos. Finalize fritando..

2- Burrito

Está é uma receita bem simples, porém não deixa de ser gostosa é basicamente só enrolar uma tortilla de trigo e depois, rechear com vários sabores pode ser carne picante, feijão, queijo, muçarela, guacamole, alface enfim, escolha os recheios que você mais ama.

Ingredientes:

400 gr de patinho moído
1/2 unidade de cebola picada finamente
2 dentes de alho amassados
2 colheres (sopa) de óleo de milho
200 gr de feijão preto cozido
1 unidade de jalapeño picado
100 gr de queijo prato ralado grosso
4 unidades de tortilha de trigo (você pode optar por 1 pacote de RAP 10, com 10 unidades)
8 folhas de alface americana picadas
1 tomate fatiado

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o óleo de milho e refogue o alho e a cebola picada Quando a cebola começar a “suar”, acrescente o patinho moído e tempere com sal e pimenta branca a gosto. Deixe refogar até que a carne fique ligeiramente seca, mexendo sempre, para desfazer os grumos. Acrescente então o feijão cozido totalmente sem caldo, apenas os grãos. Adicione a pimenta jalapeño picada, mexa bem, desligue o fogo e reserve.

Aqueça levemente as tortilhas para que fiquem mais maleáveis. Divida o recheio entre as tortilhas e enrole-as exatamente como uma panqueca, deixando a dobra final para baixo. Coloque esses burritos em uma assadeira untada com um pouco de óleo de milho, polvilhe por cima o queijo prato ralado e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 5 minutos, ou até que estejam levemente crocantes. Sirva acompanhadas de alface picada e fatias de tomate.

3- Taco

Se você vai montar um cardápio variado uma receita que não pode ficar de fora são os tacos que é uma excelente alternativa de lanche, o modo de preparo é basicamente o mesmo da tortilla no entanto, ela é de milho depois, é só acrescentar o recheio e dobra-lo no meio ao invés de enrolá-lo.

Ingredientes:

2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara e 1/2 de chá de água morna
Sal a gosto
1 tigela com água para umedecer a mão para trabalhar a massa

Modo de preparo

Coloque a farinha de trigo em uma tigela grande e junte a água morna e misture com as mãos até que forme uma bola. Cubra com um pano. Deixe na tigela por 5 a 10 minutos. Depois faça umas bolinhas do tamanho de uma noz. Forre uma forma de tortilha com plástico e por outro plástico. Prense a massa. Depois de prensada abra e retire com o auxílio do plástico. Coloque cada tortilha em uma frigideira de ferro já aquecida 20 segundos para cada lado. Depois basta rechear com o que você preferir.

4- Chilli com carne

Saboroso e suculento o chilli de carne é simplesmente uma mistura de carne moída com feijão e molho de tomate o diferencial é a mistura de temperos picantes. Quando combinado com nachos fica incrível!

Ingredientes:

1/2 kg de feijão cozido sem caldo (faça uma mistura dos tipos: rajado, rosinha e carioquinha)
1/2 kg de carne moída
3 tomates médios cortados em cubos médios
1 cebola média cortada em cubinhos
1 pimentão verde pequeno cortado em cubos
1 pimentão vermelho pequeno em cubos
3 dentes de alho amassados
1 cubo de tempero pronto sabor carne
4 colheres (sopa) de óleo de soja
1 litro de água fervente
sal, cominho e molho de pimenta a gosto
queijo ralado grosso a gosto

Modo de preparo

Aqueça uma panela grande com o óleo de soja. Quando estiver bem quente, coloque a cebola e o alho para dourar. Quando começar a dourar, acrescente a carne moída e misture. Cozinhe por cerca de 5 minutos. Acrescente os temperos, misture bem, experimente e acerte o sal.

Adicione os tomates e os pimentões picados e misture. Por fim, adicione os feijões cozidos e a água fervente. Mexa bem e tampe a panela. Deixe cozinhar por cerca de 20 minutos, mas preste atenção para o feijão não cozinhar demais e acabar desmanchando.

5- Polvorón

Sabe aquele biscoitinho amanteigado perfeito para o chá da tarde, o polvorón é delicioso e levinho feito apenas, de manteiga, açúcar, farinha de trigo e para dar sabor e um cheirinho incrível algumas pitadas de nozes e baunilha.

Ingredientes

225 g de manteiga em temperatura ambiente
150 g de açúcar de confeiteiro (e mais para envolver)
250 g de farinha de trigo
240 g de nozes picadas
4 ml de essência de baunilha
Modo de preparo

Bata os ingredientes na batedeira até formar uma massa homogênea. Modele pequenas bolas e distribua em assadeira (não precisa untar).
Leve ao forno médio preaquecido (180 ºC) por 10-12 minutos ou até dourarem levemente. Deixe esfriar e envolva em açúcar de confeiteiro antes de servir.

6- Tamale

Visualmente bem parecido com nossa pamonha o tamale é um prato de origem indígena, sua massa é feita de milho cozido e enrolado na folha de bananeira bem similar a pamonha. Versátil você pode prepara-la salgada ou doce enfim, como você preferir.

Ingredientes

Recheio do tamale:

Palhas de milho para servir

2 colheres (sopa) de azeite (30ml)

1 cebola grande picada

4 xícaras (chá) de cogumelos picados (cogumelos eryngui, hiratake e shitake)

20g de cogumelos sortidos secos reidratados

2 dentes de alho triturados

1 ramo de salsa picada

1 ramo de cebolinha picada

2 pimentas poblano assadas, sem sementes e cortada em tiras

½ xícara (chá) de queijo fresco (125ml)

Sal e pimenta

Massa:

2 xícaras (chá) de “”masa harina””, que é uma mistura de farinha de milho branco para tortillas (500ml)

1 ½ xícara (chá) de caldo de carne (vitela ou frango) ou líquido reservado dos cogumelos secos (375ml)

½ colher (chá) de sal (2ml)

½ xícara (chá) de banha de porco, gordura de pato ou manteiga batida (125ml)

Montagem:

Salsa cruda

Pedaços de queijo fresco

Coentro picado

Modo de preparo

Recheio do tamale:

Deixe a palha de milho de molho na água por cerca de 30 minutos.

Escorra bem e seque com as mãos.

Em uma frigideira grande, refogue a cebola em temperatura média-alta por cerca de cinco minutos até ficar translúcida.

Adicione os cogumelos e o alho e continue refogando até todo o líquido ser liberado e evaporar – cerca de cinco minutos.

Tempere com sal e pimenta.

Retire do fogo.

Adicione as ervas e o queijo, reserve.

Massa:

Para a massa, junte a “”masa harina”” ao sal e ao caldo de carne.

Bata a banha de porco (gordura de pato ou manteiga) até obter uma consistência pastosa.

Se necessário, acrescente um pouco mais de caldo de carne.

Montagem:

Para montar os tamales, abra a massa com cerca de três milímetros de espessura sobre a palha de milho com os dedos deixando uma borda de aproximadamente um centímetro e três milímetros nas laterais e cinco centímetros na parte superior e inferior da palha.

Use cerca de 30ml (duas colheres (sopa)) do recheio de cogumelo.

Cubra com duas a três tiras de pimenta poblano.

Dobre as laterais até se sobreporem e prenda sob elas a extremidade inferior.

Disponha o tamale dobrado voltado para baixo.

Cozinhe os tamales no vapor em um navio de bambu sobre água fervente por cerca de uma hora ou até a massa não grudar mais.

Sirva os tamales com a salsa cruda, os pedaços de queijo fresco e o coentro.

7- Pozole

Friozinho e sopa são combinações mais que perfeitas o pozole é uma sopa de milho com carne de porco, que geralmente é consumida no México em datas comemorativas como o natal.

Ingredientes

500 g de milho choclo
2,5 litros de água
1/2 cebola
3 dentes de alho
500 g de carne de porco (pernil e costelinha)
90 g de orégano seco
6 chiles guajillos
1 xícara (chá) de cebola picadinha
1/2 alface em tirinhas
1/2 xícara (chá) de rabanete picadinho
5 limões cortados pela metade tostados
Sal a gosto

Modo de preparo

Pozole

Cozinhe o milho em água durante 1 hora, mexendo de vez em quando para não grudar, até amaciar.
Lave para tirar resíduos e a pele.
Reserve.
Cubra os pedaços de proco com a água e cozinhe com a cebola, o alho e o sal.
Reserve a água do cozimento.
Retire as sementes e cabinhos das pimentas.
Cubra com água e cozinhe por 10 minutos.
Bata no liquidificador com um pouco de água do cozimento, formando uma pasta.
Salgue e coe.
Aqueça o milho em 1,5 litro de água, junte a carne de porco e ferva.
Junte o molho de pimenta, 2 colheres (sobremesa) de orégano, sal e cozinhe por mais 10 minutos em fogo baixo.

Classifique este artigo