Como Pintar MDF: Passo a passo fácil para iniciantes

Bastante utilizado na fabricação de móveis e artigos artesanais o MDF, é um material bastante parecido com a madeira porém, ele é feito á partir de lascas de madeira trituradas e comprimidas em chapas que forma-se uma espécie de madeira mais fraquinha depois, de prontas essas chapas podem ser utilizadas como matéria prima de estantes, armários, nichos, mesas e também, como peças artesanais seja, lembrancinhas ou letras decorativas utilizadas para enfeitar festas de aniversário.

Diferente da madeira o MDF é um material menos resistente do que a madeira pura por este, motivo ele vai empenando conforme o tempo devido o peso posto sobre ele ou devido a umidade. As peças vendidas para artesões geralmente são vendidas cruas, ou seja, lisa sem nenhuma cor ou decoração. Versáteis eles podem ser encontradas em diferentes tamanhos e formatos assim, você pode personaliza-la com o tema e cores de acordo com o gosto de seus clientes.

Como Pintar MDF: Passo a passo fácil para iniciantes

Se você quer dar aquela repaginada em um móvel antigo que está meio arranhado e lascado ou deseja, aprender a pintar itens artesanais para vender e faturar um bom dinheiro no fim do mês, continue acompanhado este artigo nele daremos várias dicas e ensinaremos o passo-a-passo bem fácil mesmo, as pessoas que nunca tenham pegado em um pincel vai conseguir seguir. Pintar MDF não é tão difícil quanto parece no entanto, você deve caprichar no acabamento para que sua peça fique bonita!

Como Pintar MDF: Passo a passo fácil para iniciantes

Tipos de tinta para pintura de MDF

As opções de tintas para pintar MDF são tantas que ficamos confusos na hora de comprar porém, não se empolgue e vai comprando a primeira que você ver na frente afinal, cada uma possuí uma função específica e todas, requer uma técnica diferente. Abaixo vamos, falar um pouco de cada uma e em seguida, você verá vários tutoriais completos de como pintar MDF, lembrando que as tintas podem ser encontradas em lojas de tinta ou de materiais de artesanato.

  • Tinta spray

Antes, de tudo você deve certificar se a peça está completamente lisa sem qualquer imperfeição se achar necessário de uma lixada bem leve para eliminar pequenas lascas. As tintas em spray são bem práticas de usar e podem ser encontradas em diversas cores, por conter solvente, ela deixa a pintura brilhante e resistente.

  • Verniz

A base d´água o verniz é usado na finalização da peça, já que sua função é a de impermeabilização depois, de pintada e seca deve ser aplicada uma camada de verniz isso, evitará que o produto se desgaste aumento sua vida útil. Se você deseja manter o aspecto crua da peça com finalidade de deixa-la rústica, basta aplicar o verniz incolor sem aplicação de tinta.

  • Tinta betume

Bastante usada na técnica de envelhecimento a tinta betume possuí uma coloração preta que traz um visual rústico a peça de madeira ou MDF além, de prolongar a vida útil do objeto. Outro ponto positivo dessa tinta é que ela é de fácil aplicação além, de ser bem baratinha um frasco de 500ml custa apenas, R$ 17,00.

Veja também:Como Envelhecer papel: Técnicas

  • Tinta esmalte

Esta é a tinta mais resistente porém, é mais difícil de ser aplicada pois, é necessário várias demãos para que a peça fique com o acabamento bonito e sem marcas de pincel. Ao escolher está tinta você deve saber que ela possuí em sua composição thinner e aguarrás, devido seu cheiro forte pode fazer mal para crianças e animais por isso, prefira usa-la em ambiente arejados. Aém disso, o processo de secagem é mais demorado.

  • Tinta acrílica

Se você busca deixar a peça com acabamento mais rústico está é a melhor tinta a se usar. Á base de água, não tem nenhum cheiro e não é tóxica, facilitando na hora de aplicá-la além, de secar em questão de minutos.

  • Tinta médium envelhecedor

Está tinta é ideal quando usada em madeiras naturais e em pátinas que necessitam de sobreposições de acabamentos.

Como pintar uma peça de MDF para iniciantes.

Como pintar móveis antigos MDF

 

Como pintar letras em MDF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here