Mamilos Rachados: Principais Causas e Como Tratar

Antes de ser mãe eu ficava encantada com as propagadas sobre o benefício da amamentação, outra coisa que me fazia ficar fascinada era sobre quanto amor existia neste simples ato de amamentar, ver aquele rostinho fofo e aqueles olhinhos brilhantes como se estivesse agradecendo nossa, não tem dinheiro que pague.

No entanto, o que descobrimos na prática é que a amamentação é sim importantíssima, e com absoluta certeza é um ato de amor porém, no começo até que o bebê aprenda a fazer a pega correta você pode sentir os mamilos doloridos e com isso, rachaduras podem surgir.

A forma mais fácil de diagnosticar se o seu bebê está pegando a mama de forma errada é observar se ao terminar de mamar o bico do peito está amassado, se sim é quase que certeza que a pega foi incorreta e isso, pode causar irritações e até sangramento que muitas, das vezes faz as mamães deixarem de amamentar devido a dor.

Mamilos Rachados: Principais Causas e Como Tratar

Mamilos Rachados: Principais Causas e Como Tratar

Meu conselho seria ”Não desista” pois, o leite materno possuí muitos benefícios tanto para o bebê quanto para a mãe, ele contém todos os nutrientes e anticorpos essenciais até o 6º mês de vida, previne alergias, anemia e infecções respiratórias, como a asma. A mãe que amamenta perde peso mais rapidamente e possuí uma recuperação após o parto rápida.

O leite materno é tão rico em vitaminas que se torna um excelente hidratante natural para curar os mamilos, pingue algumas gotinhas no seu peito em seguida é só massagear as aréolas com o líquido deixe secar naturalmente eles ficaram hidratados, e terão uma barreira de proteção contra infecções. Abaixo você confere algumas das causas que podem fazer com que seus mamilos rachem e também, ensinaremos algumas dicas de como tratar o problema.

  • Alergia ou dermatite atópica

O ressecamento da pele pode causar fissuras e consequentemente surgem rachaduras este, tipo de problema é chamado de eczema que é um tipo de dermatite. Isso ocorre quando um objeto ou substância entra em contato com a pele das mamas as causas mais comuns são o uso de perfumes, pomadas, sabonetes, resto de sabão em roupas, tecidos sintéticos em roupas, clima entre outros. O melhor tratamento nesse caso é a aplicação de pomadas específicas para amamentação mesmo, que você não esteja amamentando a pomada de lanolina é ótima pode ser encontrada facilmente em qualquer rede de farmácia.

  • Uso incorreto de bomba de sucção

É super comum mulheres que acabaram de ter bebê usar a bomba de sucção para tirar leite para armazenar, uma vez que no início o bebê mama pouco quando comparado a quantidade de leite que o corpo produz isso, faz com que o leite comece a vazar a quantidade é tanta que chega a molhar a blusa então, a solução é extrair para armazenamento. Mas, se você utilizar a bombinha de maneira brusca, incorreta e em excesso, pode surgir feridas no tecido mamário, algumas mulheres chegam a ter hemorragia.

Como cuidar das rachaduras nos mamilos

Procure ajuda médica se seus mamilos estiveram sangrando, leve o bebê no dia da consulta para que o médico veja se o bebê está fazendo a pega correta. Mas, na grande maioria dos casos ele indicará a aplicação de uma pomada de lanolina no bico dos seios sempre que você terminar de amamentar, e que deve ser retirada com algodão molhado na água antes de cada mamada.

Vitamina D é essencial então, faça top less pelo menos 15 minutos por dia, enquanto amamenta, este simples ato combate as rachaduras sendo o horário ideal, antes das 10 horas da manhã ou depois das 16:00 nesse período, há menor radiação UVB. Ao tomar banho passe apenas água e sabonete, banhos quentes podem ajudar a aumentar a produção de leite.

Posso continuar amamentando com o mamilo machucado?

Mesmo, que os seios estejam sagrando pouco você pode amamentar seu bebê sem problemas isso, não afetará a saúde do seu filho(a) de forma alguma. Você não só pode como deve continuar amamentando afinal, se o leite acumular pode empedrar seus seios causando ainda mais dor e até febre. Se o ferimento estiver grande e o nível de dor for insuportável procure orientação do pediatra pois, a amamentação deve ser prazerosa tanto para mãe quanto para o bebê.

Como amamentar de forma correta:

Pega correta

  1. A barriga do bebê deve ficar encostada na barriga da mãe
  2. O bebê deve estar com a boca bem aberta, abocanhando também a auréola e não só o bico do peito.
  3. Encoste o queixo do bebê abaixo dos seios, o bico do peito deve estar alinhado ao nariz do bebê e não com a boca.
  4. Se você notar que o bebê está fazendo algum barulho de estalo isso, pode indicar que a pega não está tão correta quanto deveria.
  5. No final, da segunda semana de amamentação já é possível notar um nível bem mais tolerável de dor e sensibilidade.

Classifique este artigo