Ora-pro-nóbis: Para que serve? Conheça os seus benefícios

Com flores brancas, pequenas e perfumadas a planta ora-pro-nóbis originária do continente americano porém, facilmente encontrada no Brasil pode ser usada tanto como alimento devido seu alto teor de fibras e minerais como também, pode ser utilizada para embelezar jardins e quintais.

Cientificamente chamada de Pereskia aculeata e popularmente apelidado de “bife de pobre” por ser um alimento nutritivo, proteico e de custo baixíssimo este é um alimento que faz parte da culinária mineira sendo, uma boa alternativa de alimento para quem é adepto da prática do veganismo. Se você nunca ouviu falar dessa maravilha natural através desse artigo serão passados informações sobre os benefícios da planta e também, algumas maneiras de como usa-la.

Leia mais: 

Ora-pro-nóbis: Para que serve? Conheça os seus benefícios

Ora-pro-nóbis: Para que serve?

Para quem ama ter seu jardim todo florido e lindo as flores desta planta é uma ótima opção, por possuir folhas bastante resistentes está planta é adaptável á quase todos os climas e diferentes tipos de solo, se adaptando bem até em terras pouco férteis e úmidas. Já suas folhas são usadas como alimentos e também, para fins medicinais, seus frutos amarelos e redondinhos também, são comestíveis.

Benefícios da ora-pro-nóbis

  • Devido seu alto teor de fibras o ora-pro-nóbis é bastante benéfico para quem deseja perder peso, a ingestão do mesmo faz com que o organismo fique saciado por mais tempo além, de auxiliar na flora intestinal saudável evitando a prisão de ventre, hemorroidas e tumores.
  • Possuí 4 vezes mais vitamina C que a própria laranja.
  • Previne o envelhecimento celular precoce.
  • Melhora saúde dos olhos, pele e cabelos.
  • Rica em ácido fólico, que por sua vez é um nutriente essencial na dieta das gestantes é ele que auxilia no bom desenvolvimento fetal e formação do tubo neural do bebê.
  • Altamente rico em cálcio, o consumo desta planta fortalece os ossos e dentes.
  • Se você sofre de anemia possuí deficiência de ferro no organismo fazer uso com frequentemente dessa planta pode suprir a falta de ferro que seu organismo necessita.

Composição nutricional da Ora-pro-nobis

Energia 26 kcal
Proteína 2,00 g
Lipídios 0,40 g
Carboidratos 5,00 g
Fibras 0,90 g
Cálcio 79,00 mg
Fósforo 32,00 mg
Ferro 3,60 mg
Retinol 250,00 mcg
Vitamina B1 0,02 mg
Vitamina B2 0,10 mg
Niacina 0,50 mg
Vitamina C 23,00 mg

Como consumir Ora-pro-nobis?

A parte que você deve consumir da planta são suas folhas que devem ser higienizadas como qualquer outra verdura porém, diferente do alface por exemplo, ela não possuí tanto volume por este, motivo você devera lavar várias folhinhas. Seu sabor não é picante e nem amargo sua textura é macia.

Onde Comprar?

Você pode encontrar facilmente em lojas que vendem produtinhos naturais, geralmente este chá é desidratado e colocado em saquinhos plásticos, um saquinho com 200 gramas aqui em Minas gerais eu pago apenas, R$ 3,00.

Chá de ora-pro-nobis

Este chá é indicado para quem sofre problemas inflamatórios, úlceras, varizes, fortalecimento do sistema imunológico e cistite e, por ser rico em ferro, trata problemas de anemia. Fique agora com o passo a passo de como preparar o chá de ora-pro-nobis.

  • Ferva 300 ml de água assim, que levantar fervura acrescente as 5 folhinhas deixe ferver por mais 5 minutinhos.
  • Desligue o fogo, tampe e deixe esfriar.
  • Coe e tome o chá 1 vez ao dia.