Fezes Verdes: O que significa e o que Fazer

Na grande maioria das vezes as fezes verdes não são motivo para preocupação, o cocô pode ganhar está coloração por várias motivos, sendo o mais comum a ingestão de vegetais, com alto teor de clorofila, como espinafre, couve e brócolis por exemplo.

Mas, é necessário atenção pois, em raros os casos as fezes verdes podem ser um sintoma de problema de saúde mais sério como a síndrome do intestino irritável ou infecções intestinais, as fezes verdes se tornam ainda mais preocupantes quando não desaparece após 3 dias.

A cor amarronzada das fezes deve-se a mistura dos restos de glóbulos vermelhos mortos com os resíduos das bactérias. A bile no intestino geralmente possuí cor verde amarelada, porém as bactérias completam o restante da cor além, de fazer com que o cocô fique marrom, as bactérias possuem funções indispensáveis como auxiliar na absorção de nutrientes dos alimentos. Abaixo você irá conferir quais são as possíveis causas do cocô verde (seja escuro, claro ou flutuante).

Leia também: Lista dos Alimentos que Prendem e Soltam o Intestino

Fezes Verdes: O que significa e o que Fazer

  • Pigmento biliar: As fezes possuem coloração devido ao pigmento biliar nas fezes. Se a comida se move rápido no intestino, o pigmento biliar não consegue quebrar o suficiente.
  • Vitaminas, Suplementos e Medicação: Se você ingeri algum tipo de vitamina de ferro seu cocô certamente ficará com tonalidade escura outras vitaminas e chás pode fazer com que suas fezes fique verde.
  • Certos procedimentos médicos: Se você passou por um transplante de medula óssea e seu corpo vem rejeitando, pode causar doença do enxerto contra o hospedeiro, quando isso ocorre um dos sintomas que surgi é a diarreia e fezes verdes.
  • Parasitas, vírus e bactérias: Invasores parasitas, virais e bacterianos também podem estar causando suas fezes verdes.
  • Fezes verde na gravidez: Fezes verde ou em tonalidades escuras é algo normal isso, devido a ingestão de sulfato ferroso ou qualquer outro tipo de vitamina.

É difícil relacionar consistentemente uma cor precisa a cada doença. No entanto, existem algumas características gerais que podem servir como guia.

  • Fezes avermelhadas – Sangramento no intestino ou reto inferior.
  • Fezes amarelada com odor forte – Infecção no intestino delgado.
  • Branco ou clara – isso pode indicar uma falta de bílis no corpo
  • Preto ou marrom escuro – pode indicar hemorragia no trato digestivo superior, por exemplo, no estômago.
  • Vermelho vivo – sangramento no trato digestivo inferior pode ser devido ao corante vermelho de certos alimentos como beterraba, produtos à base de tomate, gelatina vermelha
  • Verde – comer grandes quantidades vegetais verdes

O cocô verde é um sinal de câncer?

Fezes com tonalidades diferentes do que habitualmente pode sim, ser uma indicação de tumor cancerígeno. Mas, a diferença é que no câncer as fezes tem cor preta ou vermelha estas cores indica hemorragia no trato gastrointestinal superior.

O que fazer:

Se as fezes verdes não vir acompanhada por nenhum outro tipo de sintoma certamente ela desaparecerá com 3 dias no máximo porém, se você vem notando outros sintomas como diarreia, enjoo, perda de apetite, sangue nas fezes, dor de cabeça, tontura e dor ao evacuar procure um médico o mais rápido possível, através de exames ele dará o diagnostico do que pode estar causando.

Classifique este artigo