Umbigo de recém nascido: Saiba tudo sobre neste guia pratico!!!

Umbigo recém nascido – A notícia de que um novo membro está chegando na família é sempre motivo de muita alegria, são 9 meses de gestação onde tanto a mãe quanto o pai aguardam ansiosamente pelo seu nascimento.

No entanto, muitas dúvidas surgem na cabeça dos pais de primeira viagem, sabendo que terão um serzinho tão pequeno e dependente de sua ajuda muitas vezes acabam sem saber por onde começar.

Ter um bebê na barriga é totalmente diferente do que tê-lo nos braços, quando está na barriga a tarefa da mãe é se alimentar bem, não passar estresse e cuidar para não esbarrar a barriga, agora quando o bebê nasce são diversos novos cuidados que surgem e um dos principais além de cuidar de sua alimentação com o leite materno é o cuidado com o umbigo do recém nascido.

umbigo recém nascido

É necessário estar atento e procurar se informar corretamente sobre a melhor forma de cuidar do umbigo do bebê, não são poucos os mitos que surgirem ao longo das gerações, vai ser comum ouvir dicas para colocar pó de café, moeda ou faixa no umbigo que poderá ajudar na cicatrização e evitar possíveis problemas, mas saiba que nada disso funciona.

A melhor dica é se informar com o pediatra do bebê sobre a melhor forma de cuidar do umbigo, uma boa dica é anotar todas as dúvida em um papelzinho para que assim que for sair da maternidade já estar craque nesse assunto.

Importância do coto umbilical

Partindo do pressuposto de que não saiba o que o coto umbilical faz ali e porquê temos que cuidar dele, saiba o que é e sua importância durante toda a gestação.

Durante toda a gestação é o cordão umbilical que é responsável por fornecer nutrientes e oxigênio para o bebê, ele garante sua alimentação e sobrevivência, a mãe e o bebê são ligados um ao outro através do cordão umbilical que é ligado do bebê a placenta.

Assim que o bebê nasce é necessário cortar o cordão umbilical que esta ligado a placenta, o bebê já não precisará mais ser alimentado por ele, sua alimentação a partir desse momento é por via oral iniciando com o leite materno, aquele pedacinho com cerca de 3 cm que sobra na barriga do bebê é o coto umbilical.

Ele deverá ter uma rotina diária de cuidados para que cicatrize corretamente e assim após passados alguns dias ele tende a cair sozinho, agora em relação aos cuidados daremos algumas dicas importantes que não devem ser ignoradas, leia atentamente para nã fazer errado.

Dicas de como cuidar do umbigo do recém nascido

1 – Assim como qualquer outro machucado antes de começar a cuidar é essencial lavar bem as mãos, a higienização das mãos é imprescindível para evitar que aconteça uma infecção no coto umbilical do bebê. Lave as mãos com sabão neutro e esgregue todas as partes como dedos e unhas.

2 – O coto umbilical pode causar certa aflição nos pais mas seu cuidado não é tão difícil como parece ser a higienização deve ser feita a cada troca de frauda ou cada vez que o bebê toma banho.

Assim que for trocar a frauda do bebê pegue um cotonete, molhe no álcool 70 % as duas extremidades e passe em volta do coto umbilical do bebê, quando for passar na parte debaixo levante o coto umbilical levemente evitando puxar.

Durante o procedimento o bebê poderá chorar um pouco, mas não significa que ele está sentido dor e sim que pode estar incomodado com o álcool 70% que deixará a região gelada.

3 – Ao tirar ou colocar a frauda tome o cuidado para não causar traumas na região, evite puxar, ou prensar demais o coto umbilical na frauda, evite também esfregar a região para limpar ou secar, ao secar apenas de tapinhas de leve com uma gaze.

4 – Mesmo após o coto umbilical cair é necessário continuar os cuidados de limpeza até que a cicatrização esteja totalmente completada.

Umbigo de recém nascido sangrando antes ou depois de cair

Ao notar um sangramento no coto umbilical do bebê os pais podem se sentir desesperados por achar que algo de errado pode estar acontecendo, mas se for pouco o sangramento não há motivo para preocupação.

Mas assim que o coto está começando a cicatrizar é comum haver um pequeno sangramento tanto antes como também após cair., portanto quando isso acontecer é essencial que haja uma maior intensificação nos cuidados para evitar infecções.

Umbigo recém nascido demorando cair – Quando cai?

Essa também é uma dúvida comum dos pais de primeira viagem, como saber se está o tempo certo ou se está demorando demais para cair?

Em média o coto umbilical poderá demorar entre 5 e 15 dias para cair, alguns dias antes ou depois também pode ser comum, porém mesmo que esteja dentro do período é essencial consultar o pediatra para que possa acompanhar mais de perto e averiguar que está tudo normal.

Umbigo recém nascido estufado (Hérnia umbilical)

Em alguns casos pode ocorrer do umbigo ficar um pouco saltado ou estufado logo após o coto umbilical cair, isso é chamado de hérnia umbilical que geralmente se fecha quando o bebê está com cerca de 2 a 3 anos de idade quando a musculatura do abdômen se desenvolve. Após esse período caso a hérnia não desapareça talvez o pediatra poderá indicar uma cirurgia para correção.

Umbigo recém nascido com mal cheiro

Caso o umbigo esteja exalando um mal cheiro e com secreções é bom levá-lo a um pediatra para possa avaliar e dar o melhor diagnóstico já que isso pode ser um possível sinal de infecção.

Mesmo com todas as dicas que possa encontrar na internet é essencial seguir a risca as informações passadas pelo pediatra, somente ele poderá prescrever a melhor forma de cuidar do coto umbilical.