Escova Inteligente – Deixe seu cabelo ainda mais lindo e brilhante

Dentre tantas as formas de alisamento a escova inteligente se destaca pelo fato de não agredir tanto o cabelo, mas ainda existem muitas dúvidas entre as mulheres sobre esse tipo de escova e se ele realmente vale a pena, então caso essa também seja sua dúvida leia e confira todos os detalhes.

Hoje em dia grande parte das mulheres que utilizam química para alisar o cabelo estão deixando esse tratamento de lado e estão passando a aceitar o seu tipo de cabelo natural, seja ele ondulado, cacheado ou crespo, por isso é tão comum ouvir falar na transição capilar.

Mas mesmo assim ainda tem mulher que não abrem não do seu cabelo liso pela facilidade de pentear e cuidar e com isso sempre estão em busca da melhor forma de conseguir seu objetivo sem danificar tanto os fios.
Como tirar a oleosidade do cabelo: Truques para o dia a dia

O que é

Assim como a progressiva, a escova inteligente é apenas mais uma forma de alisamento capilar, mas diferentemente da progressiva ela não agride tanto os cabelos e por isso é cada vez mais solicitada nos salões de beleza.

A escova progressiva por sua vez, está se tornando um método cada vez menos utilizado pelo fato de conter uma quantidade elevada de formol que pode trazer grandes malefícios tanto ao cabelo quanto também para a saúde.

Leia Também  Porque meu cabelo esta elástico ou emborrachado, Como Tratar?

Tem formol?

É fato que a escova inteligente ou progressiva inteligente danifica menos os fios, mas isso não significa que ela é totalmente livre de formol, claro que podem haver sim produtos sem esse ingrediente, mas é certo de que terá outro com a mesma função.

Em sua composição pode conter até 0,2% de formol, esse é o limite estabelecido por lei, nessa quantidade ele atua como conservante e não como alisante, acima disso o formol poderá causar males como queimadura da pele, se inalado irritação das vias aéreas, queda de cabelo e também pode ser carcinogênico.

Mas mesmo tendo restrições ainda existem alisantes que não seguem as normas sobre o limite da quantidade de formol, como mostra o artigo da Anvisa onde 4 marcas foram suspensas de comercializar seus produtos

Portanto quando for realizar a escova inteligente seja em casa ou no salão certifique-se de que o nível de formol está dentro dos limites e não aceite que potencializem a escova adicionando mais quantidades de formol (conhecido como batismo).

Vantagens e desvantagens

A melhor forma de se decidir se realente vai querer utilizar a escova inteligente é conhecendo suas vantagens e desvantagens, então conheça um pouco mais sobre ela.

Vantagens

Uma das primeiras vantagens em se utilizar a escova inteligente é o fato dela poder ser utilizada mesmo em cabelos que tem tinturas ou cabelos que já fizeram outra progressiva, mas para uma maior segurança sempre é recomendado fazer um teste em uma mexa fazendo todos os procedimentos passo a passo para garantir que seu cabelo aceitará bem a escova.

Leia Também  Yamasterol Creme Multifuncional: Tipos, Como usar e Preço

Por conter uma quantidade bem pequena de formol ela agride menos o cabelo, além disso a escova inteligente também tem ingredientes como queratina, proteína e aminoácidos que garantem força e brilho aos fios, também elimina o frizz, reduz o volume e combate as pontas duplas.

Diferentemente das outras progressivas, a escova inteligente pode ser lavada sem problemas e não há a necessidade de aguardar alguns dicas para fazer isso.

Desvantagens

Seu efeito não durará tanto quanto a escova progressiva comum, portanto as visitas ao salão poderão serem mais frequentes.

A escova inteligente não alisará totalmente o cabelo, portanto para quem desejar ficar com o cabelo chapado terá que buscar outra alternativa.

Cabelos ondulados tem maiores chances de ficarem lisos, agora cabelos cacheados e crespos poderão ter uma diminuição do volume e cachos mais definidos mas não ficarão lisos.
Como tirar o alaranjado do cabelo descolorido

Escova inteligente passo a passo

Mesmo parecendo ser de fácil aplicação, fazer escova ou progressiva seja ela inteligente, marroquina, de frutas, chocolate ou seja qual for, recomendamos fortemente que seja realizada em um salão com um profissional especializado.

1 – Antes de começar não se esqueça de fazer um teste em uma mexa do cabelo, principalmente se já tiver química no cabelo, para garantir que não terá problemas.

Leia Também  Alisamento Natural com Aspirina

2 – Comece lavando os cabelos com shampoo ati-resíduos, o cabelo poderá ficar meio duro mas é assim mesmo, o shampoo irá remover qualquer impureza que tiver no cabelo como oleosidade, creme e qualquer sujeira.

3 – Após a lavagem será necessário retirar o excesso de água, utilize toalha e secador, em temperatura média, deixe o cabelo com cerca de 30% de umidade.

4 – Separe o cabelo em 4 ou 5 partes aplique o creme de deixe agir de acordo com o tempo especificado na embalagem. Aplique a uma distância de até 30 cm da raiz, retire o excesso.

5 – Ainda com o creme no cabelo escove e faça uma selagem térmica com uma chapinha.

6 – Aplique a máscara de queratina, lave os cabelos e faça novamente uma escova sem usar chapinha.

Lembando que esse é um passo a passo simplificado e para quem não tem prática ou nunca fez e escova inteligente melhor não arriscar de errar e preferencialmente faça em um salão de beleza.

escova inteligente antes e depois
Escova inteligente antes e depois Imagem: madeixas.org

Quanto tempo dura

O tempo de duração pode variar de cabelo para cabelo mas em média tem uma durabilidade de 3 a 6 meses.

Preço

Como o preço pode variar de salão para salão ou de uma região para outra não da para avaliar um valor fixo mas em média pode custar 200,00.