Ciclo Menstrual: Fases e Como Calcular Período Fértil

O ciclo menstrual nada mais é que o período entre o primeiro dia da menstruação e o primeiro da menstruação seguinte. O ciclo menstrual em média é de 28 a 29 dias, sendo variável de mulher para mulher como também, de um ciclo para o outro. Conhecer um pouco mais sobre seu ciclo menstrual, te ajudará a saber qual o seu período fértil para evitar uma gravidez e para quem deseja realizar o sonho de ser mãe.

A primeira vez que a menina menstrua é chamada de menarca, que ocorre entre 11 e 14 anos nesta fase é normal que os ciclos sejam um pouco irregulares, é também neste período que outras características do corpo da menina se desenvolvem como os pelos pubianos e aumento nos seios. Com o tempo os ciclos se estabilizam até chegar aos 40, 45 anos.

Hormônios e ciclo menstrual

O ciclo menstrual é mais complicado do que se imagina, e é controlado por várias glândulas diferentes como também, pelos hormônios que essas mesmas glândulas produzem. O ciclo menstrual é controlado por vários hormônios, produzida por duas estruturas cerebral a hipófise e o hipotálamo, juntamente com os ovários. O hipotálamo faz com que a glândula pituitária produza certos químicos, que fazem com que os ovários produzem hormônios sexuais chamados estrogênio e progesterona.

Fases do ciclo menstrual

  • Menstruação
  • Fase folicular
  • Ovulação
  • Fase lútea

Menstruação

É no período menstrual que ocorre a eliminação do revestimento denso da parte interna do útero. Este fluído menstrual não contém apenas, sangue como a maioria imagina contém também, células do revestimento do útero e muco. O período dura em médica 3 á 6 dias em casos raros o período menstrual pode chegar até 8 dias.

Fase folicular

A fase folicular é a primeira fase do ciclo, ela começa logo no primeiro dia da menstruação e termina com a ovulação isso, significa que ela dura de 5 á 12 dias. É nesta fase que o cérebro estimula o ovário a produzir uma maior quantidade de hormônio folículo-estimulante, tendo como resultado uma maior liberação de estrogênio, hormônio este essencial para tornar o revestimento propenso a uma gravidez.

Ovulação

Devido ao grande aumento de produção de hormônio luteinizante neste período, surge a liberação de um óvulo madura assim, que for liberado ocorre a ovulação isso, acontece no meio do ciclo por volta do dia 14 umas semanas antes do início da menstruação. Ao ser liberado, o óvulo passa pelas trompas até chegar ao útero um óvulo sobrevive por 24 horas fora do ovário, então ao entrar em contato com o espermatozoides, pode ser fecundado. O espermatozoide sobrevive até 5 dias dentro do corpo da mulher, então se a mulher tiver tido relações até 5 dias antes da ovulação, ela terá grandes chances de engravidar.

Fase lútea

Após a liberação do óvulo, os níveis de FSH (hormônio folículo estimulante) e o LH (hormônio luteinizante) caem. Se um óvulo fertilizado se implanta no revestimento do útero, o corpo produzirá hormônios necessários para manter o corpo lúteo. Mas, se a fertilização não ocorreu, o corpo lúteo se desintegra, fazendo com que os níveis de progesterona caiam com isso, o revestimento endometrial começa a se desprender.

Sinais que indicam período fértil

  • Corrimento claro semelhante a clara de ovo, este é um sinal de que você está quase ovulando ou ovulando.
  • Durante a ovulação, o colo do útero ficará macio, alto, aberto e úmido.
  • Aumento do apetite.
  • Mudança na temperatura corporal basal

O que é temperatura corporal basal?

A temperatura corporal basal é a temperatura corporal mais baixa que ocorre quando você está em repouso, geralmente é medido após várias horas de sono. Ao acordarmos o corpo começa a se movimentar, e está movimentação eleva o aumento da sua temperatura.

Calendário Menstrual

Chamada também de tabelinha é um método usado para prever o dia provável da ovulação através dela é possível saber certinho o dia fértil da mulher. Para saber como funciona este método contraceptivo entre em nosso artigo anterior método da tabelinha para não engravidar.