Brotoeja no Bebê (Miliária) – Tratamento e Quanto tempo dura

Por ter uma pele mais delicada e sensível os bebês são mais propensos a apresentarem erupções na pele sendo a mais comum a brotoeja, este problema de pele ocorre em qualquer idade mas, principalmente em bebês recém-nascidos e bebês até 12 meses este fato ocorre porque nesta idade suas glândulas sudoríparas são menos desenvolvidas que as de crianças mais velhas e adultos.

Apesar de causar um desconforto mantendo o bebê acordado a noite toda devido a coceira felizmente, na maioria das vezes a brotoeja desaparece por conta própria. Mas, para aliviar a coceira e mesmo, acelerar o processo de cura molhar um chumaço de algodão no próprio leite materno e aplicar no local afetado pela brotoeja pode ser de grande ajuda, aplicar talco e até, mesmo maizena no local ajuda no tratamento.

Leia Mais> Problemas de Pele Comuns em Crianças

O que causa Brotoeja?

Chamado também de miliária, a brotoeja ocorre quando a glândula de suor se enche e obstrui as glândulas sudoríparas, os ductos que transportam o suor para a superfície da pele são chamados de ”poros” então, quando esses ductos ficam entupidos o suor não consegue alcançar a camada mais externa da pele. É mais comum no verão, quando o clima é quente e úmido, usar roupas quentes e apertadas pode tornar a criança mais propensa a ter brotoeja.

Sintomas:

A brotoeja surge como pequenas bolhas, como se fosse espinhas amareladas ou avermelhadas. Na grande maioria aparece no rosto, nas dobras do pescoço, barriga, em baixo das mamas, nádegas, axilas e virilhas. Coceira, inchaço e desconforto, por mais que seu bebê não saiba falar ou explicar ao certo o que está sentindo, você provavelmente perceberá que ele(a) está irritado e com dificuldade de dormir.

Tipos de Brotoejas:

  • Miliária cristalina

Está é a forma mais branda da brotoeja, ela aparece quando a obstrução do ducto superficial. São semelhante a pequenas gotas de suor presas sob a pele porém, essas bolhas não parecem vermelhas ou inflamadas.

  • Miliária rubra

Está é a forma mais comum de brotoeja neste, caso a obstrução dos ductos são mais profundas. Eles podem ter pequenos inchaços ou bolhas vermelhas, e coçam bastante.

  • Miliária pustulosa

Bem menos comum esta forma de brotoeja, as bolhas são maiores e mais dolorosas podendo romper e até sangrar. Acompanhada de inflamação e presença de pus dentro das vesículas.

Tratamentos e Remédios caseiros

  1. Ao lavar as roupas do seu bebê use sabão neutro.
  2. Mantenha a pele do bebê sequinha depois, do banho.
  3. Evite usar óleos, hidratantes loções, estes produtos podem piorar a erupção bloqueando mais ainda os poros.
  4. Escolha roupas folgadas e fresquinhas, como calças de algodão ou um vestido.
  5. Dê banho na água morna, nunca quente pois, além de arder pode agravar ainda mais as bolhas.
  6. Aplique uma compressa fria na área afetada.
  7. Mantenha os bebês fora do sol direto.
  8. Para o tratamento, use pomadas a base de componentes calmantes, como a camomila.
  9. De uma pausa no uso de cremes e pomadas que contenham óleo mineral, pois eles podem bloquear ainda mais os poros.
  10. Pasta d’água, talco e maizena podem ser usados para aliviar a ardência e coceira.

Brotoeja dura quanto tempo?

Se tomado os cuidados necessários a brotoeja, tende a desaparecer em 3 ou 4 dias.

Recentes

Body de Carnaval Feminino: Modelos Lindos e Divertidos

O final, de ano é sempre recheado de festividades, e não muito tempo depois, logo em fevereiro vêm o carnaval uma das festas mais...

Tratamento para Celulite Infecciosa

A celulite é um problema que atinge muitas mulheres, elas não causam dor, coceira ou qualquer outro sintoma no entanto, o que incomoda nós...

Hidratante Corporal Vegano: 3 Receitas Naturais

Além, de fazer bem ao meio ambiente já que produtos naturais são livres de substâncias químicas como parabenos, sulfatos e conservantes, substituir hidratantes e...

Símbolos nórdicos e seus significados

Está pensando em fazer uma tatuagem estilo Vikings ou quer comprar um acessório que contenha alguns dos símbolos Vikings? O mais aconselhável é você...