Tratamento para Celulite Infecciosa

A celulite é um problema que atinge muitas mulheres, elas não causam dor, coceira ou qualquer outro sintoma no entanto, o que incomoda nós mulheres é justamente sua aparência uma vez que ela deixa a pele das nádegas, coxas e braços com aspecto ondulado tipo casca de laranja.

A celulite aparece devido a alterações de gordura no tecido adiposo, as alterações no metabolismo dessas células faz com que os tecidos se endureçam, e como consequência leva o aparecimento de ondulações na pele. Este tipo de celulite não é considerado uma doença, porém ela pode levar a problemas de auto-estima, ao contrário do que muitos acreditam a celulite não está relacionada apenas, no aumento de peso pois, ela pode aparecer também em pessoas mais magrinhas.

Mas, o que iremos realmente falar hoje, é sobre a celulite infecciosa ela não tem nada ver com a primeira uma vez, que quando não tratada pode causar complicações sérias para a sua saúde.

Celulite Infecciosa o que é:

Algumas bactérias estão naturalmente presentes na pele e geralmente não causam danos. No entanto, se elas entrarem na pele, através de uma ruptura, ferida, mordida, micose elas podem resultar em infecções bem sérias. O local afetado fica inchado, vermelho e dolorido, na maioria das vezes ela afeta a região das pernas, mas pode aparecem em locais como inusitados como rosto, braços,coxas.

Principais Sintomas:

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, os principais sintomas a serem notados na pele são:

  • Vermelhidão
  • Inchaço
  • Dor
  • Calor
  • Febre
  • Bolhas
  • Ondulações na pele
  • Tremores

Causas:

A celulite infecciosa ou bacteriana, surge quando as bactérias Staphylococcus ou Streptococcus conseguem de alguma forma passar para a camada mais funda da pele seja, através de alguma ferida, ruptura ou cicatrizes cirúrgicas. Se não tratada rapidamente está infecção pode se espalhar para os gânglios linfáticos, e até para a corrente sanguínea então, se você está com uma leve desconfiança que está com este problema procure auxílio médico o mais rapidamente.

Celulite bacteriana é contagiosa:

A celulite infecciosa não passa de pessoa para pessoa através do toque ou contato. No entanto se a pessoa tiver um corte ou qualquer outro tipo de ferimento é provável que a bactéria consiga penetrar. Pacientes que sofrem de doenças de pele como a eczema ou pé de atleta possuem grandes chances de pegar celulite quando entra em contato com uma pessoa infectada.

Tratamento para a Celulite Infeciosa

O tratamento da celulite envolve tomar antibióticos por via oral por 5 a 14 dias. O seu médico também pode prescrever analgésicos para aliviar as dores. Manter repouso e elevar o membro afetado deixa-o mais alto ajuda a reduzir o inchaço. Se seguir direitinho o tratamento, a celulite deve desaparecer dentro de 10 dias no máximo mas, tudo vai depender da gravidade que está seu problema.

Os medicamentos mais indicados são a amoxicilina e cloxacilina, em casos de pessoas alérgicas, a penicilina será prescrita porém, não é recomendável o uso de qualquer medicamento sem prescrição médica, pois você pode estar prejudicando sua saúde, já que algumas fármulas possuem reações adversas e contraindicações.

Tratamento caseiro para celulite infecciosa:

  • Abacaxi

O abacaxi contém uma enzima conhecida como bromelina, que ajuda a curar a celulite de forma rápida e eficaz. Faça sucos ou coma pequenos pedaços diariamente que você perceberá uma grande melhora tanto na aparência da pele quanto nos sintomas.

  • Óleo de alecrim e erva-doce:

A combinação de óleo de erva doce e alecrim, forma-se uma misturinha incrível aplica-la no local afetado reduzirá o risco de mais infecções ou a recorrência futura da celulite. Aplique 2 a 5 gotas do óleo diretamente na região afetada da pele, até que a infecção esteja completamente curada.

  • Iogurte

O iogurte é um dos alimentos mais nutritivos e saudáveis que existem, se você comer dois copos de iogurte por dia aumentará a quantidade de bactérias saudáveis do seu corpo e isso, irá reduzir e descartar os agentes infecciosos.

  • Alho

O alho contém uma propriedade chama alicina, que é um fitoterápico que estimula o organismo a combater a infecções. Além, de consumi-lo você deve aplicar um pouco de alho esmagado na área infectada deixando agir por 5 minutos depois, é só lavar com água e sabão.

Recentes

Máscara de Proteção em Tecido: Como Fazer em Casa

O Coronavírus é uma família de vírus, que pode causar diferentes tipos de doenças que vão desde um resfriado simples a uma síndrome respiratória...

Vestido azul: 60 Modelos que Vão do Simples aos Mais Chiques

Seja na decoração ou no vestiário a cor azul está entre os tons queridinhos do momento, uma vez que ela transmite tranquilidade, delicadeza e...

Manteiga Caseira: 5 Receitas Testadas e Aprovadas

Apesar de existirem mil e uma marcas diferentes de manteiga no mercado, nenhuma consegue se sobressair tanto igual a manteiga caseira que além de...

Tatuagem na nuca: 35 inspirações para você escolher

Quando vem a vontade de fazer uma nova tatuagem, a primeira dúvida que surge é sobre o local, dentre tantas as partes do corpo...