Por ter uma pele mais delicada e sensível os bebês são mais propensos a apresentarem erupções na pele sendo a mais comum a brotoeja, este problema de pele ocorre em qualquer idade mas, principalmente em bebês recém-nascidos e bebês até 12 meses este fato ocorre porque nesta idade suas glândulas sudoríparas são menos desenvolvidas que as de crianças mais velhas e adultos.
Apesar de causar um desconforto mantendo o bebê acordado a noite toda devido a coceira felizmente, na maioria das vezes a brotoeja desaparece por conta própria. Mas, para aliviar a coceira e mesmo, acelerar o processo de cura molhar um chumaço de algodão no próprio leite materno e aplicar no local afetado pela brotoeja pode ser de grande ajuda, aplicar talco e até, mesmo maizena no local ajuda no tratamento.
Leia Mais> Problemas de Pele Comuns em Crianças
O que causa Brotoeja?
Chamado também de miliária, a brotoeja ocorre quando a glândula de suor se enche e obstrui as glândulas sudoríparas, os ductos que transportam o suor para a superfície da pele são chamados de ”poros” então, quando esses ductos ficam entupidos o suor não consegue alcançar a camada mais externa da pele. É mais comum no verão, quando o clima é quente e úmido, usar roupas quentes e apertadas pode tornar a criança mais propensa a ter brotoeja.
Sintomas:
A brotoeja surge como pequenas bolhas, como se fosse espinhas amareladas ou avermelhadas. Na grande maioria aparece no rosto, nas dobras do pescoço, barriga, em baixo das mamas, nádegas, axilas e virilhas. Coceira, inchaço e desconforto, por mais que seu bebê não saiba falar ou explicar ao certo o que está sentindo, você provavelmente perceberá que ele(a) está irritado e com dificuldade de dormir.
Tipos de Brotoejas:
-
Miliária cristalina
Está é a forma mais branda da brotoeja, ela aparece quando a obstrução do ducto superficial. São semelhante a pequenas gotas de suor presas sob a pele porém, essas bolhas não parecem vermelhas ou inflamadas.
-
Miliária rubra
Está é a forma mais comum de brotoeja neste, caso a obstrução dos ductos são mais profundas. Eles podem ter pequenos inchaços ou bolhas vermelhas, e coçam bastante.
-
Miliária pustulosa
Bem menos comum esta forma de brotoeja, as bolhas são maiores e mais dolorosas podendo romper e até sangrar. Acompanhada de inflamação e presença de pus dentro das vesículas.
Tratamentos e Remédios caseiros
- Ao lavar as roupas do seu bebê use sabão neutro.
- Mantenha a pele do bebê sequinha depois, do banho.
- Evite usar óleos, hidratantes loções, estes produtos podem piorar a erupção bloqueando mais ainda os poros.
- Escolha roupas folgadas e fresquinhas, como calças de algodão ou um vestido.
- Dê banho na água morna, nunca quente pois, além de arder pode agravar ainda mais as bolhas.
- Aplique uma compressa fria na área afetada.
- Mantenha os bebês fora do sol direto.
- Para o tratamento, use pomadas a base de componentes calmantes, como a camomila.
- De uma pausa no uso de cremes e pomadas que contenham óleo mineral, pois eles podem bloquear ainda mais os poros.
- Pasta d’água, talco e maizena podem ser usados para aliviar a ardência e coceira.
Brotoeja dura quanto tempo?
Se tomado os cuidados necessários a brotoeja, tende a desaparecer em 3 ou 4 dias.