A azia ocorre quando o acido do estômago escapa para o esôfago que é um tubo oco, localizado entre a traqueia e a coluna vertebral sendo, ele responsável por empurrar os alimentos para o estômago em ondas rítmicas. Uma vez que a comida chega ao estômago, ela é impedida de refluir ou seja, de voltar ao esôfago isto ocorre graças a uma barreira chamada esfíncter esofágico inferior. O esfíncter esofágico é um músculo em forma de anel que naturalmente permanece fechado e só abre quando você engole ou arrota.
Porém, pessoas que sofrem de refluxo ácido, o músculo é enfraquecido e com isso, surge a azia. Existem células protetoras especiais que revestem o estômago para evitar que o ácido cause inflamação. O esófago não têm esta mesma proteção, então, se o ácido do estômago e sucos digestivos refluxo voltarem para o esófago, pode causar inflamação e dano para o seu revestimento desprotegido.
Principais Causas da Azia
A azia é bastante incomoda ela traz uma sensação de ardor e queimação no estômago até a garganta, sendo a principal causa a má alimentação e consumo excessivo de alimentos gordurosos e picantes que estimulam o aumento da secreção ácida do estômago, preparando o terreno para a azia.
A doença do refluxo gastroesofágico pode atingir pessoas de todas as idades, e a causa é frequentemente atribuída a fatores relacionados ao estilo de vida sendo os mais comuns:
- Obesidade
- Tabagismo
- Cafeína
- Aspirina
- Álcool
- Bebidas gaseificadas
- Sucos ácidos limão, laranja, abacaxi
- Chocolate
- Consumo de alimentos com auto teor de gordura
Sintomas da Azia
O mais comum é uma sensação de calor ou ardencia, às vezes queimando, no peito e garganta, causada pelo ácido do estômago. Outros sintomas menos comuns:
- Sensação de queimação no meio do peito.
- Dor crescente, possivelmente atingindo a mandíbula.
- Dor ardente e indigestão.
- Gosto desagradável e ácido na boca
Chás para tratar azia e queimação naturalmente
Chá de camomila:
> Benefícios Camomila para saúde
Ingredientes:
1 colher de chá de Camomila
1 colher de folhas de Hortelã
1 xícara de água fervente.
Modo de preparo:
Ferva o copo de água em seguida acrescente as folhas de hortelã e a camomila tampe e deixe repousar por 10 minutos coe e tome 3 vezes ao dia.
Chá de alcaçuz:
Ingredientes:
2 colheres de alcaçuz
1 copo de água
Modo de preparo:
Misture as 2 colheres de alcaçuz em um copo de água deixe ferver por 3 minutos, desligue o fogo abafe e deixe descansar por 10 minutos coe e beba.
Chá de gengibre:
Ingredientes:
2 cm de gengibre
1 colher de chá de gengibre em pó
500 ml de água
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes em uma panela, ferva por 5 minutos. Desligue, tampe e deixe descansar até ficar morninho depois, é só coar e tomar.
Chá de Espinheira-Santa:
Ingredientes:
1 colher (de chá) de folhas secas de espinheira-santa
1 xícara de água fervente
Modo de preparo:
Ferva a água e em seguida adicione a colher de espinheira santa, tampe e deixe descansar por 5 minutos. Coe e tome 3 vezes por dia.
Chá de dente-de-leão:
Ingredientes:
2 colheres de sopa de raiz
1 litro de água
Modo de preparo:
Ferva a água juntamente com as 2 colheres de dente-de-leão deixe ferver por 5 minutos desligue o fogo, coe e tome 3 xícaras ao dia
Chá de erva-cidreira:
Ingredientes:
3 colheres (de sopa) de folhas de erva-cidreira
1 xícara de água
Modo de preparo:
Coloque as folhas de erva-cidreira junto com a água, ferva por uns 3 minutos depois, desligue o fogo, tampe e deixe repousar até amornar. Beba três xícaras ao dia.