A coceira nas partes íntimas é algo desconfortável e, muitas das vezes, doloroso que em sua grande maioria ocorre devido a substância irritantes, infecções como a candidíase ou mesmo, a menopausa. Se for constatado que a causa é uma reação alérgica, usar calcinhas que não sejam de algodão e também, usar calça jeans apertadas frequentemente pode agravar o problema aumentando a coceira.
Quando a coceira é na parte interna, em sua maioria é causada por algum fungo ou bactéria, que consequentemente gera corrimento que incomoda chegando a queimar ao urinar. Neste caso a causa da coceira é chamada de candidíase, doença essa causada pelo desequilíbrio dos fungos, para um diagnostico preciso para descobrir se sua coceira é recorrente ou não da candidíase, é feito um exame clínico ginecológico, através do exame de papanicolau.
Quais são os sintomas mais comuns da candidíase?
- Coceira vagina
- Corrimento branco e espesso
- Ardência na região da vulva
- Leve inchaço dos lábios vaginais
- Dor ao urinar
- Queda no nível de libido
- Incômodo durante a relação sexual
Coceira na Vagina: Causas
Existem milhares de coisas que podem causar coceira na região intima que vão desde uma simples, alergia recorrente ao uso de sabonetes, cremes e outros até, a causas mais abrangente como é o caso das infecções. Enfim, abaixo listamos algumas das possíveis causas dê uma conferida e logo após, veja qual o tratamento ideal para seu tipo de problema:
Alergia
O uso de certos tipos de produtos químicos presentes na composição de cremes, sabonetes, amaciantes de roupas e outros, pode causar erupção cutânea com coceira em diferentes áreas do corpo, inclusive nas partes íntimas. Muitos, parecem inofensivos mas, podem sim causar muito incomodado e constrangimentos.
- Sabonete
- Banhos de espuma
- Sprays femininos
- Duchas
- Contraceptivos
- Cremes
- Pomadas
- Amaciadores de roupas
- Papel higiênico perfumado
Estresse
Tanto o estresse físico e emocional pode alterar seus hormônios, o estresse enfraquece seu sistema imunológico, deixando seu corpo mais propenso a coceira.
Menopausa
Ao passar pela menopausa os níveis de estrogênio reduz, o que leva á atrofia vaginal isto, leva a secura na região vaginal que por fim, causa coceira e vermelhidão.
Doenças de pele
Eczema e psoríase, podem causar vermelhidão e coceira na região genital.
”Tratamento para coceira na vagina”
O tratamento necessário dependerá muito da condição específica que está causando a irritação.
Coceira vaginal por fungos
Neste caso seu médico irá receitar algum medicamento antifúngicos podendo eles, vir em forma de cremes, pomadas ou pílulas.
Menopausa
Pode ser tratado com creme de estrogênio, comprimidos ou um anel vaginal também, receitado por um médico ginecologista.
Candidíase
Certamente seu médico ginecologista irá te indicar algum antifúngicos orais ou em forma de pomada sendo os mais utilizados o isoconazol, clotrimazol ou miconazol.
Remédios caseiros para coceira na vagina
Felizmente, esse incômodo pode ser controlado através do uso de remédios caseiros mas, por se tratar de ingredientes naturais o resultado é gradativamente. Continue acompanhando o artigo que mostraremos algumas opções.
Iogurte e coceira vaginal
Aplique duas colheres de sopa de iogurte natural nas partes íntimas, deixe agir por 10 minutos e enxague com água morna. Repita o processo uma vez ao dia por uma semana, se preciso aumente a quantidade de dias até que você note uma diferença.
Vinagre de maçã
O vinagre de maçã possui propriedades antibacterianas e antifúngicas que eliminam bactérias e fungos, e regulam o pH natural da vagina. Ferva duas colheres de vinagre de maçã em 100 ml de água após, o banho aplique a mistura ainda morna na região íntima deixe agir em seguida lave com água fria.
Sabonete para tratar coceira vaginal
- Gino-Canesten