A temperatura do nosso corpo tende a subir como resultado de uma infecção ou inflamação, a febre é causada por produtos químicos presentes no metabolismo chamados de pirogênios que são como bactérias e fungos, que fluem na corrente sanguínea. O pirogênio chega ao hipotálamo que é uma parte do cérebro responsável pela regulação da temperatura corporal assim, que os pirogênios se ligam aos receptores no hipotálamo, a temperatura do corpo passa a aumentar.
Assim, como outras funções incríveis do nosso corpo a febre tem como objetivo matar certas bactérias e vírus que são sensíveis a altas temperaturas no entanto, se a febre estiver muito alta entre 39,4°C e 41,1°C, pode causar alucinação, convulsão, irritabilidade e confusão. Além, do uso de medicamentos para baixar febre você pode estar recorrendo a métodos caseiros, como banho morno ou uso de alguns chás naturais.
Dicas caseiras para baixar a febre
Eu tenho dois filhos e evito ao máximo dar qualquer tipo de medicamento para eles por isso, sempre que eles ficam com febre eu tento vários e vários métodos naturais que possa de alguma forma abaixar a febre antes, que ela suba e precise da utilização de remédios antipiréticos.
- Retirar cobertor e excesso de roupas, se possível fique apenas de shorts e uma regata
- Fique em um local arejado
- Molhe uma toalha com água da torneira e cubra a testa e os pulsos
- Tome um banho morno (Em hipótese alguma tome banho em água fria)
- Mantenha-se hidratado água, sucos naturais de laranja, limão, acerola ou goiaba, água de coco, chás mornos são ótimas opções.
Como Baixar a Febre Alta: Remédios Caseiros
Chás de ervas são ótimos aliados pois, além de diminuir a febre ele também, te manterá hidratado, o ideal é toma-lo ainda morna para que assim, possa produzir transpiração fortalecente seu sistema imunológico ajudando a melhorar mais rapidamente.
Chá de gengibre:
Outra maneira de tratar uma febre baixa é usar gengibre. As propriedades antibacterianas do gengibre o tornam eficaz contra febre, tosse e outros sintomas comuns. Procure chá à base de gengibre no supermercado ou faça sua própria xícara em casa usando a raiz de gengibre fatiada com algumas gotinhas de limão.
Chá de Hortelã:
Gostoso e refrescante a hortelã é uma das ervas preferidas para se fazer chá. A hortelã abre os poros do corpo o que fornece uma rota de fuga para o excesso de calor quando estamos com febre. Ele também ajuda nas dores de estômago, resfriado, gripes, febre, dores de cabeça e congestão nasal.
Chá de Alecrim:
O alecrim pode ajudar com febre durante os estágios iniciais, quando você está com frio e tremendo, o ideal é tomar ao menos umas duas xícaras de chá de alecrim ao dia.
Chá de Salgueiro-branco:
O chá de erva salgueiro branco possuí uma propriedade chamada de salicosido presente em sua casca, essa propriedade tem ação anti-inflamatória, analgésica e febrífuga.
Água de Alface:
Lave e coloque um alface de molho em meio litro de água fervente, cubra e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Em seguida, coe e adoce a gosto. Além de hidratar e baixar a febre, a alface tem um efeito relaxante e promove o sono, o que torna esta preparação ideal para beber antes de dormir.
Infusão de Girassol
O girassol além, de ser lindíssimo possuí propriedades que auxiliam na diminuição da febre. Você deve ferver a água com algumas pétalas secas de girassol deixe descansar por uns 10 minutos, coe e adoce como preferir. Tome 1 xícara de 8 em 8 horas.