Por mais desagradável e pegajoso que o catarro seja, ele possui uma função vital para a saúde do nosso corpo que a de revestir a boca, nariz, seios da face, garganta, pulmões e trato gastrointestinal ajudando a lubrificar essas superfícies, enquanto age como um filtro removendo substâncias indesejáveis impedindo que elas entrem no corpo. O que ninguém imagina é que este líquido tão odiado contém, anticorpos e enzimas que protegem o corpo como também, reconhece e mata invasores como bactérias e vírus.
Quando você está saudável, o muco é fino e menos perceptível. Quando você está doente, o catarro pode ficar espesso e em excesso, uma vez que retém essas substâncias estranhas. Muco em excesso pode causar desconforto, sabemos que um sintoma comum dos resfriados é a congestão nasal porém, por mais simples que seja este problema, é necessário elimina-lo logo no seu estágio inicial pois, ele pode-se transformar em um problema mais grave. E este cuidado é ainda mais preocupante no caso dos bebê pois, eles não sabem assoar o nariz.
O excesso de muco pode ser causado por:
- Infecções, como o resfriado comum ou gripe
- Alergias
- Irritação do nariz, garganta ou pulmões
- Condições digestivas, como doença do refluxo gastroesofágico.
- Doenças pulmonares, como pneumonia, câncer de pulmão, fibrose cística ou doença pulmonar obstrutiva crônica.
Como eliminar catarro da garganta do Bebê
Como o bebê não sabe assoar o nariz, você terá que ajuda-lo a limpar e remover um pouco do muco para isto, lave o nariz do bebê com soro fisiológico depois, limpe com um pano macio. Outra alternativa são aqueles aspiradores nasais que podem ser encontradas facilmente em farmácias ele é super fácil de ser usado e não causa nenhum incomodo e custa bem baratinho um modelo simples, da marca lillo custa apenas, R$ 12,25.
Para usa-lo é simples, deixe o bebê deitado de lado sobre o travesseiro depois, aperte a bombinha do aspirador colocando-o dentro do nariz da criança. Agora é só soltar com cuidado o bulbo e depois, puxar a ponta. Se necessário repita o mesmo processo a cada três horas.
Como eliminar catarro de forma natural
Beba bastante líquido: O corpo precisa manter-se hidratado para que o muco fique fino a água pode aliviar sua congestão, ajudando o seu muco a se mover. Líquidos quentes como água morna, chás de ervas e água com limão ajudam a soltar o muco no peito e nas fossas nasais.
Alimentos que melhora a saúde respiratória: Alimentos picantes que contenham capsaicina, como a pimenta caiena ou a pimenta malagueta, também podem ajudar a limpar temporariamente os seios da face e manter o muco em movimento. Estudos revelaram que os seguintes alimentos que mostraremos abaixo pode prevenir e tratar doenças virais.
- Raiz de alcaçuz
- Ginseng
- Bagas
- Echinacea
- romã
- Chá de goiaba
- Gengibre
- Alho
Aplicar um pano úmido e quente no rosto: O calor ajudará a aliviar a dor e a pressão além, de devolver umidade ao nariz e à garganta.
Manter a cabeça elevada: Dormir apoiado com alguns travesseiros embaixo da cabeça pode trazer um alívio na respiração ajudando a ter uma noite de sono mais tranquila.
Use óleos essenciais: Com seus aromas fortes e propriedades antimicrobianas, os óleos essenciais podem ser uma ferramenta terapêutica poderosa ao eliminar o muco e aliviar a tosse. Você pode inalar vapor usando um difusor ou aquece-lo em uma panela.
- Eucalipto – anti-séptico, antiviral e descongestionante.
- Hortelã – pimenta – ajuda a abrir as passagens nasais.
- Tomilho – poderoso anti-séptico e ótimo para resfriados, gripes e calafrios.
- Alecrim – um anti-séptico que ajuda a abrir as fossas nasais.
- Pinho – descongestionante e antimicrobiano.
- Lavanda – anti-histamínico, antisséptico e antimicrobiano.
- Camomila – alivia e acalma o congestionamento.
Xarope caseiro que elimina catarro e cura a tosse
Ingredientes:
Meio quilo de cenoura
4 colheres (sopa) de mel
Água
Modo de preparo:
Corte as cenouras e coloque dentro de uma pane-la com água e cozinhe até que elas estejam bem macias.
Retire as cenouras do fogo, mas não jogue a água fora.
Amasse as cenouras com um garfo.
Em seguida, adicione o mel à água e misture bem.
Depois, acrescente a esta mistura de água e mel ao purê de cenouras.
Mexa e guarde num frasco de vidro com tampa.
Mantenha o xarope na geladeira.
Adultos devem tomar 4 colheres (sopa) do xarope durante o dia.
Crianças apenas 2 colheres ao dia.