A retina é uma membrana sensível a luz localizada na parte superior do olho, ela é responsável pela formação de imagens ou seja, ela é responsável por dar sentido a visão. A retina envia para o cérebro através do nervo óptico todas as imagens convertidas em sinais. O descolamento de retina ocorre quando a retina se separa da parte posterior do olho este é um problema simples, porém se não for tratado pode levar a perda parcial ou total da visão, isto vai depender do grau em que a retina foi deslocada.
O descolamento de retina separa as células da retina da camada de vasos sanguíneos que fornece oxigênio e nutrição. Se você tem notado flashes e visão reduzida o mais indicado é que você procure um oftalmologista urgentemente para evitar que sua visão fique danificada iniciar um tratamento pode ajudar a salvar sua visão.
Descolamento de Retina: Sintomas, Causas e Tratamentos
Sintomas:
O descolamento da retina não causa dor no entanto, alguns sintomas podem ocorrer como um sinal de aviso que aparecem antes de ocorrer o descolamento, como:
- Aumento do número de manchas pequenas como se formassem pequenas “teias de aranha” ou pontos que flutuam no seu campo de visão.
- Flashes de luz em um ou ambos os olhos
- Visão embaçada
- Visão lateral gradualmente reduzida
- Perda parcial da visão semelhante a uma cortina sobre o seu campo visual como se fosse manchas escuras.
Tipos e causas do descolamento de retina
- Regmatogênico: Este tipo de descolamento é causado por uma ruptura ou um buraco na retina isto, faz com que o fluído de dentro do olho escorregue pela abertura e fique atrás da retina impedindo que a membrana que forneça nutrição e oxigênio à retina, fazendo com que a retina se solte.
- Tracional: Este tipo ocorre devido a tração “puchamento” exercido sobre a retina. A causa mais comum nestes casos é o diabetes.
- Exsudativo: No distanciamento exsudativo, não há rupturas na sua retina elas, podem ser um dos sintomas de algumas outras doenças como o distúrbio inflamatório, câncer atrás da retina e também, devido o desenvolvimento anormal nos vasos sanguíneos está é uma doença chamada Coats.
Diagnóstico de Descolamento de retina
O diagnostico é feito por um médico oftalmologista ele fará um exame clínico chamado oftalmoscopia indireta com dilatação pupilar. Com um aparelho de lente de aumento e foco de luz o médico fará um mapeamento da sua retina procurando quaisquer buraquinho, bolsas de líquidos ou rasgos. Outros tratamentos incluem:
- Exame de fundo do olho
- Ultrassonografia, caso haja hemorragia devido a outras condições, como catarata.
Como tratar descolamento de retina
Infelizmente a única forma de tratar o descolamento de retina é através de cirurgia que podem ser feitos a laser ou através de um aparelho chamado criopexia que congela a membrana externa do olho com o objetivo de fechar qualquer fissura que possa existir. Outra alternativa é através de injeção de gás onde o médico retira o vítreo acumulado atrás da retina, injetando gás ou ar na parte inferior do olho ele ocupara o lugar do gel empurrando a retina para o lugar certo.