Não existe coisa mais chata do que ter coceira ainda mais se ela aparece em áreas constrangedoras como na região dos seios mais, precisamente nos mamilos imagina a cena você andando na rua e do nada surge aquela coceira quase que incontrolável em seus seios, este é um fato que acontece com a grande maioria de nós mulheres pelo menos uma vez na vida. Uma coceira persistente em nos seios pode ser causada por vários fatores. Nem sempre é motivo de problemas mais sérios, no entanto se os sintomas persistem é indicado procurar ajuda médica para uma investigação mais profunda.
Em muitos casos trata-se de doenças de pele como eczema ou psoríase, a coceira será acompanhada por uma erupção cutânea. Coceira nos seios causada por condições menos preocupantes, embora muitas vezes inofensivas, merecem atenção. Eles podem exigir abordagens preventivas ou tratamentos médicos para que você possa reduzir a sensação de coceira e evitar complicações.
Coceira no bico da mama, o que significa:
Existem muitas causas possíveis de coceira, sob ou entre os seios. Quando há uma irritação vermelha ou descamação você pode estar lidando com:
- Infecções fúngicas: Frequentemente formadas na área quente e úmida sob os seios. Eles geralmente são vermelhos, irritadas e causa muita coceira.
- Eczema: A dermatite atópica (eczema) também resulta em uma erupção cutânea vermelha ao redor da mama ou em outras áreas da pele. Geralmente é causada pela incapacidade da pele de manter a umidade e as boas bactérias que ajudam a protegê-la.
- Psoríase: A psoríase forma manchas avermelhadas e coceira de pele seca e morta devido ao crescimento descontrolado das células da pele.
Coceira sob, entre ou no peito esquerdo ou direito sem erupção pode ser um pouco mais difícil de diagnosticar. Mais do que provavelmente é o resultado de:
- Pele seca
- Escabiose (“sarna”)
- Micoses de pele
- Banhos quentes
- Tumores mamarios
- Picadas de insetos
- Alergia alimentar
- Exposição ao sol
- Alergia a sabonete ou a hidratantes
Coceira nos seios durante a gravidez:
Durante a gravidez é super normal aparecer coceira nos seios por dois fatores o primeiro é pelo simples fato da mama inchar, ficando dolorida e esticada devido o seu aumento. Outro fator é por conta das glândulas mamárias aumentarem, preparando para a produção do leite materno.
Alterações Hormonais:
As alterações hormonais que fazem com que as mamas se tornem maiores, como a puberdade, a gravidez, a amamentação, período menstrual e o desmame, podem causar seios doloridos ou com coceira.
Coceira no seios e câncer de mama:
Em casos mais raros se a coceira e vermelhidão ocorrer com frequência na aréola ou ao redor do bico, pode ser um câncer raríssimo de câncer de mama de nome paget. Confiram abaixo alguns sintomas da doença.
- Coceira no mamilo ou na aréola
- Feridas na aréola ou bico do seio
- Eliminação de secreção
- Dores fortes