Espinhas nas costas: Conheça as causas e como tratar em casa

Anúncios

As espinhas nas costas são muitas vezes ignoradas pelas pessoas pelo fato de não ser tão aparente como as acnes e espinhas que surgem no rosto, porém a falta de cuidados só pode agravar ainda mais o problema.

A pele pode ser considerada a armadura do corpo humano, ela nos protege contra impurezas externas, elimina as toxinas geradas no metabolismo através do suor e tem a função de regular a temperatura corporal.

Quando algo não vai bem dentro de nosso organismo, os primeiros sintomas podem ser notados através de nossa pele, e se as espinhas estão surgindo nas costas, no peito, no rosto, no bumbum isso só demonstra algo está errado, e são diversas possíveis causas.

O uso de certos tipos de medicamentos, uma alimentação rica em gordura, açúcar, fast foods, e comida congelada, alterações hormonais e estresse são alguns dos fatores que podem despertar ou agravar o problema.

O grande empecilho que as espinhas nas costas causam é o fato da pessoa que sofre com essa situação ficar constrangida, o que a faz evitar locais que ela tem que ficar sem camisa como na praia ou em piscinas e também evitar certos tipos de roupa que deixam as espinhas a mostra.

Bom vamos agora conhecer as causas da espinha nas costas e confira os melhores medicamentos e as melhores formas de combatê-as em casa.

Espinhas nas costas ou caroços, como surgem?

Anúncios

Independente de onde a espinha ou acne surgir as causas são sempre as mesmas, a obstrução dos poros que pode ser causada por pele morta, sujeira ou pelo próprio sebo do corpo (oleosidade em excesso), essa obstrução dos poros acaba formando o cravo ou cistos (caroços) e se por acaso as bactérias invadirem podem evoluir para uma espinha inflamada.

Causas mais prováveis

Durante períodos onde ocorre alterações hormonais o problema tende a se agravar como no caso da adolescência, na gravidez ou no período menstrual. As medicações que causam alterações hormonais como os esteroides e anabolizantes também podem causar as espinhas.

Em alguns casos as espinhas nas costas pode não ser culpa sua e sim uma herança genética e nesses casos é ideal consultar um dermatologista para acompanhar de perto a situação para assim prescrever o melhor tratamento.

O estresse também pode afetar a a pele podendo ate piorar os problema de espinhas e além desse fator, a utilização de produtos oleosos demais podem também contribuir para a obstrução dos poros.

E ainda temos a questão da alimentação que também pode ter grande influência na causa das espinhas nas costas, gorduras e açúcares e em demasia só agravam o problema então fique ligado no que anda consumindo.

Melhores tratamentos, o que fazer?

Antes de utilizar qualquer tipo de tratamento seja através de medicamentos ou mesmo de forma caseira, é imprescindível consultar um dermatologista para que ele possa avaliar o quão grave pode estar sendo os problemas com as espinhas nas costas.

Enquanto não procura um dermatologista ou ainda aguarda a data da consulta, alguns cuidados podem ser tomados afim de diminuir ou mesmo prevenir as espinhas nas costas.

  • Como a causa da espinha é a obstrução dos poros, manter uma limpeza diária da pele é essencial para que ela não acumule nem sujeira, pele morta ou oleosidade.
  • Eliminar a ingestão de alimentos gordurosos ou com açúcar e ingerir mais quantidades de frutas, verduras e vegetais. (Não ignore essa dica)
  • Não acredite no mito de que ficar exposto no sol irá secar as espinhas, num primeiro momento elas poderão até diminuir, porém o calor fará a pele produzir ainda mais oleosidade fazendo o problema com as espinhas nas costas ficarem ainda pior.
  • O mesmo vale na hora do banho, evite deixar a água com a temperatura muito alta, já que essa prática poderá ressecar a pele, sendo assim a pele só sentirá a necessidade de produzir mais e mais sebo (oleosidade)
  • Sempre utilize produtos de beleza ou protetor solar indicados pelo dermatologista, o ideal é optar por produtos com texturas em gel ou com propriedades não comedogênicas, e o protetor solar deve sr próprio para pele oleosa.
  • Umas das formas que o corpo utiliza para remover impurezas do organismo é através da urina, portanto aquela recomendação que sempre ouvimos pro ai de sempre beber no mínimo 2 litros de água por dia é válida, se o corpo tem menos impurezas menores serão as chances de surgirem as espinhas nas costas.
  • Roupas apertadas, molhadas e pele suada, também devem ser evitadas ao máximo, lembre-se de que a intenção é não obstruir os poros.
  • Procure utilizar sabonetes anti-acnes e faça esfoliação por pelo menos 2 vezes na semana, isso ajudará a remover as impurezas e pele morta da superfície da pele deixando assim os poros livres.
  • Mas o principal é não deixar de procurar informações com um dermatologista para que ele possa prescrever o melhor tratamento.

Cicatrizes e manchas de espinhas nas costas

Muitas pessoas tem o hábito de espremer as espinhas nas costas, outras pessoas simplesmente ignoram o problema ou tratam de maneira inadequada, o fato é que qualquer umas dessas situações poderá futuramente deixar a pele marcada, seja com manchas ou cicatrizes que só poderão ser removidas através de medicamentos indicados pelo dermatologista, portanto a melhor forma de prevenir esses efeitos colaterais é prevenindo as espinhas.

Roacutan para acabar com as espinhas

Em casos muito severos como pele muito oleosa e com uma grande quantidade de cravos, espinhas e grandes cistos o dermatologista poderá recomendar o uso do roacutan, que além de tratar os problemas com espinhas das costas também poderá acabar com as espinhas em qualquer parte do corpo.

Esse medicamento só pode ser comprado através de uma receita, seu uso somente é indicado em casos realmente muito severos, seus efeitos colaterais podem ser perigosos, e portanto durante todo o tratamento o dermatologista acompanhará de perto afim de evitar qualquer mal.

Veja também

Água de arroz para pele e cabelos Lindos: Conheça os Benefícios

Anúncios

Recentes