Esteatose hepática ocorre quando a gordura se acumula no fígado, este problema pode estar relacionado com hábitos não saudáveis, como dieta rica em gordura e carboidratos, sedentarismo e consumo excessivo de álcool. O fígado é o segundo maior órgão do nosso corpo, e ele possuí várias funções importantíssimas dentre elas auxiliar no processo de nutrientes dos alimentos e bebidas além, de filtrar substâncias nocivas do sangue.
O excesso de gordura no fígado pode causar inflamação no órgão, que com o tempo pode danificar o fígado criando cicatrizes que levam a complicações mais serias como insuficiência hepática e cirrose.
Leia também:
Benefícios do Arroz Integral Emagrece ou Engorda?
Causas de acúmulo de gordura no fígado
O fígado gordo se desenvolve quando o nosso corpo produz quantidade acima do normal de gordura ou não metaboliza a gordura de forma correta assim, a gordura fica armazenada nas células do fígado, causando Esteatose hepática. Pessoas que costuma beber álcool em excesso são mais propensas a ter fígado gordo. Confiram quais são as principais causas, e tente cortar o mal pela raiz.
- Obesidade
- Açúcar alto no sangue
- Resistência a insulina
- Altos níveis de gordura, especialmente triglicerídeos, no sangue
- Hepatite C
- Sedentarismo
- Jejum prolongado
- Falta de proteínas na alimentação
- Consumo excessivo de álcool
Sintomas:
A maioria das pessoas que sofrem com este problema de saúde demoram para perceber o problema isso, porque os sintomas são quase que imperceptíveis podendo até ser confundidos com outros problemas.
Algumas pessoas podem apresentar sinais como cansaço ou dor no lado superior direito do abdômen. A cicatrização do fígado é conhecida como fibrose hepática, quando ela sube para seu estágio mais alto é provável que você desenvolva cirrose neste, caso os sintomas são bem fáceis de serem notados.
- Perda de apetite
- Perda de peso
- Fraqueza
- Fadiga
- Palmas das mãos vermelhas
- Hemorragias nasais
- Comichão na pele
- Pele e olhos amarelos
- Vasos sanguíneos dilatados
- Dor abdominal
- Inchaço nas pernas e no abdome
- Confusão
Diagnostico:
Os especialistas recomendado para diagnosticar este problema pode ser o gastroenterologista e o hepatologista. Para dar o diagnóstico se existe inflamação ou não no fígado, seu médico poderá pressionar seu abdômen talvez assim, ele consiga verificar se seu fígado está inchado. No entanto, para ter absoluta certeza um exame de sangue para verificar se as enzimas hepáticas estão elevadas, outros exames recomendados neste caso são ultra-som, tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Como tratar gordura no fígado:
Não existe nenhum medicamento eficaz na cura da doença hepática, o melhor a se fazer é tentar melhorar seu estilo de vida para reverter a doença, comece evitando alimentos gordurosos e frituras, aumente o consumo de verduras, legumes e frutas. Pratique exercícios físicos três vezes por semana e beba com consciência