O que é Gravidez Psicológica e Como Reconhecê-la

Anúncios

A gravidez psicológica ocorre quando uma mulher que não está realmente grávida tem muitos dos sintomas típicos da gravidez. Em alguns casos, elas podem ainda obter um resultado positivo num teste de gravidez.

Este tipo de gestação “fantasma” geralmente ocorre em mulheres em idade reprodutiva (embora possa aparecer antes) que sofrem de algum problema psicológico ou estão ansiosas sobre a realização do sonho de ficarem gravidas. Geralmente ocorre entre as mulheres que sofrem de infertilidade que ficaram tentando engravidar por um longo tempo, sem sucesso.

Além disso, especialistas apontam que muitas vezes ocorre em pacientes jovens que têm medo de ficar grávida ou se sentem culpadas depois de ter envolvido-se em relações sexuais inseguras. Ela também pode ocorrer entre as mulheres que sofrem de amenorreia (ausência de fluxo menstrual).

Teste de gravidez positivo

É lógico que uma mulher com uma falsa gravidez irá obter um  teste de gravidez negativo. No entanto, às vezes elas podem até mesmo obter resultados positivos, como consequência do controle da mente aos chamados hormônios do hipotálamo

Desejo incondicional para engravidar

O fato de que podemos obter um resultado positivo depois de realizar um teste de gravidez em casa é devido a um aumento nos níveis do hormônio liberador de gonadotropina que o nosso próprio organismo produz. Isto ocorre porque o seu estado emocional pode levar em alguns casos à liberação de hormônios da gravidez controladas pelo cérebro.

Os sintomas da gravidez

Mulheres que sofrem deste distúrbio psicossomático são capazes de experimentar a sintomatologia da gravidez, tais como:

  • Amenorreia (ausência de menstruação)
  • Náusea
  • Inchaço do abdômen inferior direito sem desaparecer o umbigo
  • Irregularidades menstruais
  • Vómitos
  • Ganho de peso
  • Sensação de movimento fetal
  • O crescimento da mama
  • Alterações cervicais
  • Escurecimento da pele

No entanto, há uma série de sintomas que não são experimentados por elas, já que elas não estão fisicamente grávidas. Tais sintomas determinam o diagnóstico de gravidez psicológica.

Anúncios

Quando existe uma gravidez psicológica, o feto não poderá ser visto pelo ultra-som e não poderá ser ouvido nenhum batimento cardíaco do feto. Além disso, embora não haja gravidez, alguns estudos asseguram que algumas mulheres podem sentir mesmo contrações.

Alguns casos de homens que tiveram gravidez psicológica que pode ser encontrado na literatura.

Como a gravidez psicológica é diagnosticada?

A gravidez psicológica é diagnosticada pela primeira vez, quando confirmada que não é uma gestação real. Portanto, o médico vai verificar o tamanho do útero, realizar um teste de gravidez (que, como mencionado antes, em alguns casos, os sintomas aparecem de modo credível que pode deixar o médico confuso) um ultra-som e também um exame físico.

As mulheres que tem uma gravidez psicológica geralmente apresentam os seguintes níveis de hormônios alterados:

  • Baixos níveis de FSH, os quais podem levar à anovulação e, portanto, a ausência de períodos (amenorreia).
  • Altos níveis de prolactina e níveis de progesterona, o que pode até levar ao aparecimento da lactogênese (secreção de leite).

A ausência de períodos juntamente com uma secreção de leite suave pode fazer a mulher ficar ainda mais convencida de que ela está grávida, o que pode ser muito confuso até mesmo para o especialista.

De fato, em casos mais graves, os sintomas são tão realistas que o especialista pode pensar a mulher está certamente grávida.

Além disso, a obesidade é um fator que transforma o diagnóstico em um processo ainda mais complicado.

Tratamento

O tratamento para a gravidez psicológica é essencialmente com um psicológico, mas um tratamento físico pode também ser necessário em alguns casos.

Tratamento psiquiátrico de falsa gravidez

A importância que o psiquiatra participe da terapia para tratar este tipo de problema é apontado por especialistas. No entanto, dado que ocorre normalmente anovulação nestes pacientes (daí amenorreia), a ovulação deve ser induzida por um tratamento com dopaminérgicos.

É também essencial que um profissional psiquiatria esteja presente tanto no tratamento quanto na indução da menstruação, uma vez que a mulher pode ficar deprimida porque ela sente que poderia estar realizando um aborto.

Anúncios

Recentes